Palavras Envenenadas

Resenhas - Palavras Envenenadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amy 23/02/2012

INTRODUÇÃO
É o primeiro livro que leio da autora. Confesso que me deixou com gosto de quero mais nas pontas dos dedos. O livro é forte, tem atitude e qualquer mulher gostaria de se sentir assim. Forte, guerreira e determinada.Afinal, é um livro escrito por uma mulher.

NARRATIVA
Maite consegue prender o leitor desde o início. Barbara é uma personagem muito forte mesmo estando nas circunstâncias em que estava. Embora tenha lutado muito contra si e contra o seu inimigo. A trama tem um ritmo aceitável e muitas vezes se parece com uma montanha russa, pois ela nos leva a um misto de sensações que provocam calafrios. É uma temática delicada, pois infelizmente está em nosso cotidiano. Cárcere e abusos estão espalhados pelos jornais e pelos programas sensacionalistas que noticiam vidas trágicas e situações iverreversíveis. É um livro para quem tem estômago. Quem não se choca com os relatos de Barbara Molina, provavelmente não a compreende em sua complexidade. Não só os relatos de Barbara fazem o livro ficar interessante, sua amiga Eva, sua mãe, seu pai e os detetives/policiais, dão maior corpo para a trama, não sendo somente vista de uma maneira.São vários momentos que deixam a narrativa muito rica e encorpada.

MOMENTO MACCHIATO
“Tenho medo, tenho muito medo. Volto a sentir medo e me escondi debaixo da cama, encolhida, lembrando o pânico que tinha ao ouvir seus passos, temendo seus ataques de ira e seus castigos desumanos. Quando me privava da comida, sofria câimbras e fisgadas no estômago, não sabia se eram de fome ou se eram de ângustia”- pág 89

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Maite me surpreendeu. Porém, não é qualquer leitor que vai gostar do modo como leva sua estória. Pois ela não proporciona tantos momentos de alegria, o livro não tem essa pretensão de ser um livro que enche seu coração de amor. É um amor à la espanhol. Bruto e selvagem. E me arrisco a dizer, nojento. Nojento pelas atitudes e nojento pelo modo como se mantém um segredo desses. Maite é muito talentosa e corajosa. Espero ler em breve mais um livro dessa autora.

LINK - http://thislovebug.net/macchiato/33-palavras-envenenadas-maite-carranza

ricardo_22 07/11/2011

Resenha - Blog OverShock
O Prêmio Edebé faturado pelo livro Palavras Envenenadas, da escritora espanhola Maite Carranza, é pouco para o que o livro realmente é: sensacional. Antropóloga, Maite Carranza nasceu em 1958 em Barcelona, trabalhando como professora antes de se dedicar totalmente aos livros. Até hoje, Carranza publicou mais de 40 títulos, muitos deles com diversos prêmios, como é o caso de Palavras Envenenadas. A forma como a autora escreve a trama deste livro, faz com que os leitores a todo momento busquem a verdade, muitas vezes se entregando totalmente ao livro.

Barbara Molina era uma garota de 15 anos quando desapareceu misteriosamente. Não havia nenhuma pista que pudesse apontar quem poderia ter feito isso com menina. Mesmo depois de quatro anos, o subinspetor Lozano, responsável pelo caso, continuava na estaca zero, até que no último dia antes de se aposentar, diversas coisas acontecem: uma ligação, e uma conversa com seu futuro substituto, que mudam a forma com que Lozano vê o caso. Essa ligação indica que Barbara ainda esta viva, e a conversa mostra para Lozano que há muitas coisas que passaram despercebidas.

Como disse, tudo acontece no último dia de Lozano como subinspetor, como também, responsável pelo caso. Ao longo das 264 páginas, a autora nos mostra fatos, por diversos ângulos. Cada capítulo conta a história na visão de alguém: Bárbara, sua ex-melhor amiga Eva, o subinspetor Lozano e a mãe de Barbara, Nuría. Em cada capítulo, descobrimos coisas de Barbara que podem ajudar na hora de identificar o que de fato aconteceu com ela. Há cada capítulo, novas pistas surgem apontado para um possível sequestrador/assassino. O namorado? O professor? O tio? Algum desconhecido? O que mais intriga, e aumenta a vontade de terminar de ler o livro é isso: nunca permanecemos muito tempo com a certeza do que de fato aconteceu.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2011/07/resenha-32-palavras-envenenadas.html

Carla 13/10/2011

Emocionante
Achei um livro muito bom. Conta a estória de uma garota que foi sequestrada, e todos acreditam estar morta. Porém um dia tudo muda.Ao mesmo tempo o investigador do caso esta se aposentando e não quer deixar o caso em aberto,então começa ver pistas que nunca havia visto antes.
Um livro sensível, sentimos o terror, de um cativeiro junto com a garota. O fim, achei previsível, mas vale muito leitura.

Gabi Lima 05/10/2011

Palavras Envenenadas conta a história de Bárbara Molina, uma menina que sumiu misteriosamente aos 15 anos deixando uma carta. Seus pais, Nuria Sólis e Pepe Molina, chamaram a polícia e o inspertor Salvador Lozano assumiu o caso. Aparentemente ela tinha fugido, mas alguns dias depois de seu desaparecimento ela ligou para casa pedindo ajuda e quando localizaram de onde vinha a ligação encontraram a bolsa dela e sangue por toda a cabine telefônica. A partir daí as investigações começaram...

Veja o resto da resenha aqui: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/07/resenha-palavras-envenenadas-promocao.html

Bárbara 30/09/2011

Palavras Envenenadas - Maite Carranza
Sabem o que é ler um livro tentando adivinhar quem é o culpado e só ter certeza disso quando a autora permite?

Há autores e autores. Para mim, Maite Carranza conseguiu ficar no hall das melhores porque me deixou intrigada durante toda a leitura de Palavras Envenenadas.

Bárbara Molina foge de casa, deixando apenas um bilhete sem dar nenhuma explicação. O que era apenas uma fuga virou um sequestro, um possível assassinato da garota. Todos pensam que Bárbara está morta porque, depois de 4 anos sem notícias, as esperanças são nulas. Mas Bárbara está viva e apenas nós, leitores, e o sequestrador – claro, sabemos disso.
Bárbara é uma pessoa com problemas. Aquele tipo de adolescente típico que não respeita os pais, vai mal na escola, só pensa em namorar e ama os tios. Mas a sua vivência em casa, o jeito como foi criada também é cheio de falhas. A mãe não é presente na vida da filha e, para fazer sua parte como mãe, acha que precisa deixar que ela faça de tudo e esconde isso do próprio Marido, Pepe Molina.
O policial encarregado pelo caso Bárbara, Salvador Lozano, está prestes a se aposentar, mas não tem vontade nenhuma de largar o caso. Como o livro se passa em apenas um dia, ele tem apenas algumas horas para trabalhar e tentar desvendar esse mistério. E ele, dedicado, tenta, de todas as formas, descobrir onde está Bárbara e quem a sequestrou.
Eva, uma ex-amiga da garota, recebe um telefonema estranho e reconhece a voz: Bárbara pediu ajuda para ela. Eva mal pode acreditar que aquilo está acontecendo, que Bárbara realmente está viva e acaba fazendo o que pode para ajudar a salvá-la.

O livro é ótimo. Eu tinha boas impressões dele, por causa das várias resenhas que li. Tentei ganhar o livro em várias promoções, mas não obtive sucesso nenhum. Ao firmar a parceria com a Novo Conceito, não tive dúvidas ao escolher este como o primeiro livro que eu pediria a eles. Chegou bem rápido e me impressionou bastante.
Se você gosta de suspenses policiais, não deixe de ler Palavras Envenenadas. Tenho certeza que, como fã do gênero, você vai amar o livro.
Eli Coelho 16/09/2012minha estante
Barbara depois dessa resenha já entrou pra minha lista de desejados.

Carol 15/08/2011

Chocante
Desde que li a sinopse desse livro ele já chamou muito a minha atenção, é o tipo de livro que eu não estou sempre lendo, mas adoro. A capa é simples, mas belíssima, ao terminar de ler, percebe-se que ela diz muito sobre a história, o que a torna ainda mais bonita.

Bárbara Molina é uma adolescente desaparecida desde os 15 anos. Seu desaparecimento abalou a cidade e desestruturou a família. Seu pai nunca perdeu a esperança de reencontrá-la, mas aprendeu a seguir com sua vida. Sua mãe parece ter ido embora junto com ela e nunca foi capaz de superar esse trauma. E seus irmãos gêmeos mais novos são como fantasmas, passam despercebidos até mesmo em casa.

Uma ligação para o celular de Eva, melhor amiga de Bárbara, quatro anos depois de seu desaparecimento muda tudo.

Salvador Lozano,o subsinspetor responsável pelo caso de Bárbara está prestes a se aposentar, mas ao saber da ligação, sabe que precisa fazer alguma coisa. Os dois suspeitos pelo desaparecimento da garota, um ex-namorado e um professor, ainda estão soltos, mas o subinspetor usa sua experiência de mais de 30 anos e corre atrás para desvendar esse último mistério.

Os capítulos são alternados entre a narração em primeira pessoa da própria Bárbara Molina, que transmite toda a sua angústia e temor, e em terceira pessoa por Salvador Lozano, Núria Solís (mãe de Bárbara), Pepe Molina (pai) e Eva Carrasco. A leitura flui fácil e rápida, o fato de a história se passar toda em apenas um dia ajuda a prender o leitor e aumentar ainda mais a angústia.

O final não foi surpreendente, porque ele já é possível de desvendar pelo meio do livro, mas isso não o tornou menos chocante. Estou acostumada a ler livros policiais, mas esse livro possui um drama agoniante com um suspense na medida certa. Para quem gosta desse tipo de leitura, esse é um livro que eu recomendo.

Resenha originalmente postada em: http://sunriseshere.com/?p=1799

Patty 11/08/2011

[Resenha] Palavras Envenenadas - Maite Carranza
Olá pessoal, tudo bem?
Então, Palavras Envenenadas é um livro que relata o caso de Bárbara Molina, que desapareceu á 4 anos e ninguém viu seu corpo a única coisa que todos sabem foi que ela passou por uma cidade próxima de onde ela mora e então alguém está com ela ou á matou.

Particularmente eu li o livro inteiro esperando pela pessoa que estava mantendo Bárbara em cativeiro. Minha opinião mudou por diversas vezes, Palavras Envenenadas é um livro que se lê rápido, pois a história passa em pouco tempo, e o leitor fica apreensivo e lê as paginas sem nem ao menos perceber -pelo menos comigo foi assim-.

No livro é protagonizado pela melhor amiga de Bárbara, Eva Carrasco, a mãe de Bárbara, Nuria Solís e o subinspetor que estava cuidando do caso, Salvador Lozano. E quando Bárbara descreve o que aconteceu com ela ao longo da história é muito angustiante.

A autora fez um trabalho muito bom, pois parece que é até baseado em fatos reais a intensidade que é passada para o leitor é grande. O suspense o ar de mistério que a Maite conseguiu passar é muito bom, e no final, é o melhor, a pessoa que é culpada por tudo isso, ninguém consegue imaginar quem é. Eu fiquei tipo - " Não acredito que é ele? Como assim?-. Recomendo ás pessoas que gostam de ler livros de suspense e que se amarram em uma investigação.

"Agora já não posso ir á parte alguma. Acreditam que eu esteja morta. Minha mãe leva flores á montanha e as joga ao vento no dia do meu aniversário, e meus irmãos erguem um balão com o meu nome." Bárbara Molina

matheussr92 10/08/2011

Resenha - Palavras Evenenadas
“Todos brincamos de detetives, todos elaboramos teorias, todos somos, em potencial, questionadores da realidade e desejamos que a realidade seja uma fórmula matemática que resolva a nossa equação”.

O livro ter como nome Palavras Envenenadas eu considero um eufemismo. Cada página que você lê é uma agonia, uma aflição adicionando cada vez mais o drama a uma estória que você quer “entrar” para resolver, ajudar, ou até mesmo amparar alguém.

Produto de um pai firme com a educação e uma mãe desleixada quanto a esse aspecto, Bárbara Molina, se vê nesse cenário propício para fazer o que qualquer adolescente, provavelmente, faria. Contudo sem a represália, ou até mesmo a falta de coesão entre eles ocorram consequências desastrosas.

Por meio de uma crônica, muito densa, a autora consegue passar para o leitor o que cada personagem pensa e como irá agir em determinadas situações. A sensação que você tem é que você está lendo não somente a estória, mas como se tivesse lendo um relatório do sequestro de Bárbara. Com muitos detalhes a autora deixa a desejar várias vezes perdendo-se na história, introduzindo partes a parte do livro.

Bárbara Molina sequestreda a quatro anos convive com vários dramas. Um deles que mais queixa-se é de se considerada morta, devido ao tempo de estar desaparecida. Um sequestro que existem vários suspeitos com várias provas, mas nenhumas deles chegam a um denominador comum para o investigador do caso, Salvador Lonzano.

Os últimos capítulos são mais que reveladores, são bombásticos! E dão uma introdução ao final de toda a estória. Além de se surpreender com o sequestrador, o leitor tem uma grande surpressa sobre o desenrolar dele.

Restaurante da Mente - www.restaurantedamente.co.cc

CooltureNews 05/08/2011

Por: Junior Nascimento
Não li nenhuma resenha e pra falar a verdade nem a sinopse do livro antes da leitura, e logo de cara o livro me instigou, afinal tinha todo um cenário de mistério e um crime não resolvido. Mas tenho que confessar que essa instigação foi passageira, com o tempo passei a ler o livro e não me importar com o desfecho da trama, mas tenho que confessar novamente que isso também foi passageiro, ou seja, o que tornou a trama do livro instável também a tornou intrigante.

O livro nos apresenta um drama complexo que muitas famílias passam, e a protagonista é interessante e forte, apesar de ter sido domesticada. Em contra partida o núcleo envolvendo o policial Salvador Lozano não me prendeu a atenção, assim como toda a investigação envolvendo o caso de Barbara, até a metade do livro me senti frustado, pois os fatos foram sendo apresentados aos poucos, seguindo a linha de raciocínio de Lozano, e isso tornou difícil a minha elaboração de teorias tentando decifrar o crime. Mas isso é resolvido quando quase todos os fatos foram expostos, infelizmente, muito próximo do fim.

A todo momento ficava esperando uma grande reviravolta na trama, isso não aconteceu (não podemos dizer que o fim foi uma reviravolta, certo?). Mas vocês sabem o ponto forte do livro? A história que nos é contada, depois de muito tempo lendo sobre seres fantásticos, eu definitivamente precisava de um livro com os dois pés na vida real, afinal o que a autora nos apresenta acontece diariamente, infelizmente.

Vocês podem estar pensando agora que essa é uma resenha negativa do livro, estão enganados, pois mesmo com esses altos e baixos no decorrer da trama, a história por si só sustenta o livro muito bem, isso é fácil de se perceber quando você está próximo do fim e não consegue parar de ler o livro um minuto sequer, e sim, isso aconteceu comigo. Tem um final emocionante e um desfecho do caso inesperado, e achei muito interessante a autora levar a trama para esse lado, definitivamente ela foi corajosa, afinal o incomodo que senti ao perceber toda essa trama, digamos, podre, foi genuíno, me fez pensar nas atitudes que o ser humano é capaz de fazer e usar o amor para justificar tal ato bárbaro.

Deixo meu ponto positivo pela narrativa descritiva da autora, adoro textos onde os fatos são extremamente detalhados e mesclados com sentimentos, o livro inteiro é construído desta forma, e novamente temos os capítulos sendo narrados por personagens distintos e isso tornou a leitura mais dinâmica.

Essa resenha será um pouco mais curta, afinal um livro com todo esse drama policial, se eu resolver comentar detalhes sobre a trama, certamente estarei estragando partes essenciais da leitura, e esse não é meu objetivo, portanto prefiro manter somente as minhas sinceras opiniões, mas convido vocês a lerem o livro e tirar as próprias conclusões.

priscilabonatto 14/07/2011

Prende a atenção...
Não é o meu estilo de livro preferido, mas vale a pena.
É daquele tipo que prende a atenção e você não consegue parar de ler.
A história tem um desfecho surpreendente e emocionante...

Thalía SC 12/07/2011

Eu adorei esse livro, ele me surpreendeu muito! Ele tem aquela "mágica" de fazer você ficar grudado nele até acabar de ler, o que me fez terminar bem rápido. =D

A estória trata de Bárbara Molina, uma adolescente que some misteriosamente, da qual nunca foi encontrado o corpo e nem provas de que ela estava viva.

Núria Solís, mãe de Bárbara, é uma mulher que se sente culpada pela situação em que se encontra, pois não colocou limites em sua filha enquanto podia, e agora não sabe se sua filha está viva ou morta.

Eva Carrasco era a melhor amiga de Bárbara, mas ela começa a se sentir rejeitada ao ver que Bárbara esconde muitos segredos dela.

Salvador Lozano é o subinspetor responsável pela investigação do caso e está prestes a se aposentar, mas no seu último dia de trabalho tudo ocorre muito rapidamente.

O livro se passa todo em um dia, quando uma ligação de celular muda o que deveria ter sido apenas mais um dia qualquer. Lozano repassa o caso de Bárbara junto com o novo subinspetor que deveria assumir a sua posição logo após a aposentadoria. A partir daí eles observam o caso de outro ângulo e começam a vir novas perguntas sem respostas que levam Lozano a investigar mais uma vez.

Nana 07/07/2011

Empolga, mas não surpreende!
Pelo grande número de qualificações positivas e pelas resenhas que li aqui no skoob, eu esperava um pouco mais deste livro.
A estória até me prendeu desde o início e me despertou interesse de ir até o final rapidamente (li em menos de 24hs). Mas antes de chegar na página 80, eu já imaginava quem era o culpado do desaparecimento de Barbara. No final eu estava certa e me pareceu que faltou um "algo mais" pra convencer. O assunto já está meio batido e o desenrolar da trama também.
É um livro bom, mas não recomendo como um "grande suspense".

Michy (VPL) 28/06/2011

Angustiante
Palavras Envenenadas é um livro difícil? Sim, é difícil, mas não digo no sentido da leitura e sim em sua história. Quando recebi esse livro da Novo Conceito, pelo nome pensei que a história seria totalmente diferente. Me enganei, mas em um sentido bom. A história é repleta de suspense e reviravoltas capazes de tirar o fôlego. Um drama muito bem escrito recheado de mistério e com um desfecho impressionante.

Diferente de outros livros, a história não é baseadas apenas em uma personagem principal, mas sim em vários personagens secundários que servem para dar vários ângulos diferentes ao mistério que é o desaparecimento de Bárbara. Os capítulos são separados por narrativas de outros personagens, como a mãe de Bárbara, a ex-melhor amiga e o detetive que cuida do caso. Isso é bem interessante, pois temos uma interação maior com cada personagem ainda mais com a narrativa em 1ª pessoa.

Bárbara tinha 15 anos quando desapareceu. Todos já tinham perdido a esperança e a luta agora era para encontrar o corpo que nunca foi realmente visto. Seu desaparecimento foi um mistério, pois sua mochila foi encontrada com sangue logo depois e tudo levava a crer que ela realmente tinha sido assassinada.

"Não, família não, falo pra mim. Ainda que saísse daqui não poderia olhar para eles. Seria incapaz de abraçá-los e beijá-los. Não teria coragem para dizer que os amo. Ele repetiu diversas vezes que não me perdoariam, que me tirariam da vida deles, que, se soubessem tudo que aconteceu, prefeririam que estivesse morta. Já não tenho família e não terei nunca. Se soubessem quem sou e o que fiz se envergonhariam de mim e me dariam as costas."

Leia a resenha completa no blog:

Débora Paes 24/06/2011

Bárbara Molina desapareceu. Ninguém sabe de nada, mas no fundo cada personagem sofre com sua parcela de culpa.

O único interessado em solucionar o caso após esses quatro anos é o subinspetor Lozano.

O pai já "se acostumou" e acredita que a filha está morta.

A mãe, ausente que chora pelos cantos pensando no que poderia ter feito para ajudar a filha.

Eva, a melhor amiga que em um certo momento foi ficando mais afastada e cheia de mágoas.

Lozano, o policial que está prestes a se aposentar e não quer ficar com a sombra de um caso sem soluçãoe não.

Jésus, o professor de Bárbara, teve sua vida revirada.

Martín era o suposto namorado.

O livro é dividido em três partes, contado com a visão diferente de cada personagem.

No decorrer da estória, os pontos de vista dos envolvidos enlaçados e você irá desconfiar de todos eles.

Um livro chocante e angustiante.

Um livro de ficção que assemelha com a realidade. A cada dia, mais casos como o de Bárbara Molina começam a surgir.

Leitura recomendada.

danilo_barbosa 17/06/2011

Quantas mágoas podemos guardar dentro de nós?
Núria Solis é um sombra de si mesma. Há quatro anos convive com o desaparecimento de sua filha. Sonha em tê-la novamente em seus braços, beijá-la e descobrir o que a enchia de pavor. Provar para àquela, que já deve ter se transformado em uma mulher, que está segura... Como queria ter esperanças de encontrar algo...
Mas só resta a dor avassaladora no seu peito.

Eva Carrasco está perdida de arrependimento. Aquela que um dia foi sua melhor amiga desapareceu sem deixar rastros. Na sua cabeça moram imagens de morte e sangue de alguém que um dia viveu no seu convívio e ela não tem esperanças que esteja viva. O pior é que antes de acontecer tudo aquilo, ela desejou que Bárbara sumisse, com todas as suas forças...

Salvador Lozano está no seu último dia de trabalho na Polícia Civil. Sua carreira foi muito bem vista na academia, graças ao seu esforço na solução dos casos que foi encarregado. Um garoto já chegou para tomar o seu lugar e dar um ânimo novo para a mesa que ele ocupava.
Será que ele vai ser um bom policial ou jogar seus casos no fundo de uma gaveta?
Só um único caso sem solução incomoda Salvador: o sumiço de Bárbara Molina. Quatro anos de buscas e mistérios, onde ele se pergunta a todo instante se deixou escapar algo. Bem que algo poderia acontecer para surpreendê-lo neste último dia.

Bárbara Molina não sabe mais o que esperar. Presa há quatro anos em uma sala escura, já teve sua alma destruída pelos ataques violentos e Palavras Envenenadas (Novo Conceito, 256 páginas) do seu captor. Ela sabe que aqueles que amam já a consideram morta. Afinal, são quatro anos sem dar notícias. Será que algum dia sua situação irá mudar? Será que poderá ainda sonhar?

Quatro destinos diferentes e uma ligação que pode mudar o rumo destas histórias. Onde está a verdade sobre este desaparecimento?

Depois de ler vários livros sobre sequestros e prisões domiciliares neste último mês, confesso que estava meio sem vontade de pegar este livro nas minhas mãos. Graças aos Deuses Literários que abri a primeira página e me deixei absorver pela trama muito bem elaborada de Maitê Carranza.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6