Palavras Envenenadas

Palavras Envenenadas Maite Carranza

Resenhas - Palavras Envenenadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Yasmin.Kauane 16/12/2021

Uma história incrível de superação
O livro conta a história de Bárbara Molina, uma garota que foi sequestrada há 4 anos e ninguém sabe de seu paradeiro. É narrado por 4 pessoas : Lozano, o policial responsável pelo caso, Nuria Sólis, a mãe que sofre o luto, Eva Carrasco, sua melhor amiga que tem um papel muito importante, e a própria Bárbara, que vai contando como é em seu cativeiro.
Achei o livro maravilhoso ! Aborda temas pesados de uma forma leve e super dinâmica. No início a mudança de perspectiva confunde um pouco e chega até a irritar, mas conforme o decorrer da história, isso é usado para te prender mais e mais. Uma estratégia muito boa, eu diria.
Foi um livro que acrescentou conhecimento geográfico, artístico e me ensinou formas de identificar o abuso em sua sutileza, agora estou muito mais atenta a isso. Achei super válido por isso, além do entretenimento. Me senti super imersa à leitura.
Acho que os únicos pontos fracos foram que em alguns momentos parecia que eu só estava lendo pensamento e não a história de fato, me irritei com isso, mas foi necessário para entender o contexto. Também me indignei quando me dei conta de que todo o livro passou em um único dia, tive a sensação de que foi tudo muito rápido. Além da frustração do final em aberto, queria saber o que aconteceu com todos depois da cena final, mas fiquei só na especulação..
Mas no fim das contas, acho que foi uma ótima forma de iniciar as leituras de casos investigativos, super recomendado para quem está iniciando.

Débora Paes 24/06/2011

Bárbara Molina desapareceu. Ninguém sabe de nada, mas no fundo cada personagem sofre com sua parcela de culpa.

O único interessado em solucionar o caso após esses quatro anos é o subinspetor Lozano.

O pai já "se acostumou" e acredita que a filha está morta.

A mãe, ausente que chora pelos cantos pensando no que poderia ter feito para ajudar a filha.

Eva, a melhor amiga que em um certo momento foi ficando mais afastada e cheia de mágoas.

Lozano, o policial que está prestes a se aposentar e não quer ficar com a sombra de um caso sem soluçãoe não.

Jésus, o professor de Bárbara, teve sua vida revirada.

Martín era o suposto namorado.

O livro é dividido em três partes, contado com a visão diferente de cada personagem.

No decorrer da estória, os pontos de vista dos envolvidos enlaçados e você irá desconfiar de todos eles.

Um livro chocante e angustiante.

Um livro de ficção que assemelha com a realidade. A cada dia, mais casos como o de Bárbara Molina começam a surgir.

Leitura recomendada.

Carla 13/10/2011

Emocionante
Achei um livro muito bom. Conta a estória de uma garota que foi sequestrada, e todos acreditam estar morta. Porém um dia tudo muda.Ao mesmo tempo o investigador do caso esta se aposentando e não quer deixar o caso em aberto,então começa ver pistas que nunca havia visto antes.
Um livro sensível, sentimos o terror, de um cativeiro junto com a garota. O fim, achei previsível, mas vale muito leitura.

Bruna Britti 20/03/2011

www.supremeromance.blogspot.com

***

O livro é lançamento da editora Novo Conceito. História rápida, curta, que conta a história de Barbara, uma garota que há quatro anos mora em um porão com seu seqüestrador. Recentemente tivemos na mídia o caso real de Natascha, que passou mais de oito anos aprisionada por um doente que lhe tirou a infância, a liberdade e o direito de viver.

Nesse caso, somos apresentados aos pensamentos de Barbara nessa prisão que já dura quatro anos. Tudo, desde o início, é relatado por ela com uma narrativa que beira a desespero, dor, sofrimento e muitas vezes desistência da própria vida. Seu seqüestrador a estupra, espanca, faz lavagem cerebral, e, muitas vezes, talvez em meio ao “sonho”, uma esperança a onde se apoiar, Barbara até o acha carinhoso, principalmente quando ela está comportada e não tenta fugir. Enquanto isso, seus amigos, sua mãe, seus irmãos gêmeos, continuam suas vidas sem esperanças de encontrá-la.

A história começa muito bem, deixa você tenso logo nas primeira páginas. No entanto, o livro peca pela falta quase que total de diálogos ou ação, ainda que essa ação fosse uma conversa mais extensa. O livro é quase como que um diário de pensamentos rápidos de cada personagem, divididos em capítulos curtos, com parágrafos longos. Talvez, uma história tão polêmica, poderia ter tido personagens e história em si um pouco mais explorada pela autora.

O final – confesso que pode soar clichê (embora nenhum pouco distante da realidade), mas não me dei conta de quem poderia ser o seqüestrador até as últimas páginas. É o ponto forte do livro, e juro que me fez ficar de boca aberta.

Em geral, gostei do livro, gosto de ler assuntos do gêneros. Embora no começo a autora explique que a história não é baseada em fatos reais e qualquer semelhança é mera coincidência, cada vez mais casos estão surgindo por aí, reais. Para incrementar o assunto, faz algum tempo assisti ao filme “Taken In Broad Daylight” (Sequestro a Luz do Dia), um filme muito bom baseado em fatos reais sobre uma garota de 17 anos, seqüestrada por um homem doentio, onde passa 6 dias nas mãos dele. Não foram 8 anos, nem 4, mas tudo que essa menina passou (e verídico) durante esses dias, não foram fáceis.

Vivi Barini 06/04/2011

Espanha, século XXI. Há quatro anos o desaparecimento de Bárbara Molina, uma jovem de quinze anos, assombra o país. Uma noite ela simplesmente sumiu, deixando apenas marcas de seu sangue em uma cabine telefônica. Não havia provas nem rastros, muito menos alguma impressão digital, que levassem a um culpado.

Desde então, a família Molina desmoronou: Nuria é apenas a sombra da mulher que um dia foi, agora é submissa, depressiva, sem vontade de viver e só sai de casa para ir ao trabalho, que executa de forma automática; os gêmeos se isolam, temendo atrapalhar os pais ou incomodá-los; e Pepe trata a esposa com pena, mal dando atenção a ela ou aos gêmeos.

Pior ainda, o único interessado em solucionar o caso além da família após esses quatro anos, o subinspetor Lozano, está se aposentando compulsoriamente.

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2011/04/palavras-envenenadas-por-maite-carranza.html

Bookaholic Girl 18/04/2012

Palavras Envenenadas
Pela segunda vez nesse ano, a Novo Conceito me enviou um livro que eu ficava de pé atrás, e lendo me surpreendi muito, o primeiro foi Devoção, e agora Palavras Envenenadas! No início relutei para lê-lo até porque tinha acabado de ler 3096 dias quando este chegou, e tratando os dois de temas parecidos e tendo uma carga emocional pesada, deixei ele um pouquinho de lado, li um e outro livro e me deparei de volta com este, e minha surpresa não poderia ser maior.
Ele é diferente dos que costumo ler, é mais policial, e deixa o leitor numa agonia e ansiedade até chegar ao último capítulo.
Palavras Envenenadas conta a história de Barbara Molina, uma garota que sempre foi considerada má, que se achava má, e agora está sequestrada – e para o sequestrador, foi isso que ela mereceu. Há quatro anos ela desapareceu deixando poucas pistas, nenhuma que pudesse levar a polícia a descobrir o responsável por tal crime, nenhuma que pudesse ajudar a encontrá-la.
Agora, quatro anos depois do início do caso, o subinspetor Lozano está para se aposentar, e é com grande lamento que ele deixa o caso Molina para trás, aberto. É graças a ele que o caso vai sendo relatado, pondo em cheque para o leitor o sobre os dois principais suspeitos, e fazendo o subinspetor repensar junto com seu substituto o que pode ter corrido errado.

Continua... http://www.bookaholicgirls.com/2011/04/palavras-envenenadas.html

danilo_barbosa 17/06/2011

Quantas mágoas podemos guardar dentro de nós?
Núria Solis é um sombra de si mesma. Há quatro anos convive com o desaparecimento de sua filha. Sonha em tê-la novamente em seus braços, beijá-la e descobrir o que a enchia de pavor. Provar para àquela, que já deve ter se transformado em uma mulher, que está segura... Como queria ter esperanças de encontrar algo...
Mas só resta a dor avassaladora no seu peito.

Eva Carrasco está perdida de arrependimento. Aquela que um dia foi sua melhor amiga desapareceu sem deixar rastros. Na sua cabeça moram imagens de morte e sangue de alguém que um dia viveu no seu convívio e ela não tem esperanças que esteja viva. O pior é que antes de acontecer tudo aquilo, ela desejou que Bárbara sumisse, com todas as suas forças...

Salvador Lozano está no seu último dia de trabalho na Polícia Civil. Sua carreira foi muito bem vista na academia, graças ao seu esforço na solução dos casos que foi encarregado. Um garoto já chegou para tomar o seu lugar e dar um ânimo novo para a mesa que ele ocupava.
Será que ele vai ser um bom policial ou jogar seus casos no fundo de uma gaveta?
Só um único caso sem solução incomoda Salvador: o sumiço de Bárbara Molina. Quatro anos de buscas e mistérios, onde ele se pergunta a todo instante se deixou escapar algo. Bem que algo poderia acontecer para surpreendê-lo neste último dia.

Bárbara Molina não sabe mais o que esperar. Presa há quatro anos em uma sala escura, já teve sua alma destruída pelos ataques violentos e Palavras Envenenadas (Novo Conceito, 256 páginas) do seu captor. Ela sabe que aqueles que amam já a consideram morta. Afinal, são quatro anos sem dar notícias. Será que algum dia sua situação irá mudar? Será que poderá ainda sonhar?

Quatro destinos diferentes e uma ligação que pode mudar o rumo destas histórias. Onde está a verdade sobre este desaparecimento?

Depois de ler vários livros sobre sequestros e prisões domiciliares neste último mês, confesso que estava meio sem vontade de pegar este livro nas minhas mãos. Graças aos Deuses Literários que abri a primeira página e me deixei absorver pela trama muito bem elaborada de Maitê Carranza.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Camille 02/04/2011

Maite Carranza cria um formato de livro que já o torna interessante. Dividido em três partes, ele se baseia em solucionar o assassinato de Bárbara Molina, uma adolescente de apenas 15 anos, desaparecida e dada por morta. O principal problema é que Bárbara está viva, sofrendo, em uma situação complicada na qual um homem a controla de todas as formas possíveis - e não tem como avisar ninguém

A história é contata sob os mais diversos pontos de vista: o do inspetor responsável pelo caso da desaparecida, assombrado pelo peso de não conseguir resolver o caso e sua carreira estar no fim; o de Bárbara, a garota, dada como morta, de dezenove anos e a convivência com o seu agressor; o de Eva, sua melhor amiga, que carrega a cruz de uma amizade tão firme que desandou tão rapidamente; e o de Núria Solís, a mãe da morta, depressiva e que vive cada dia tentando passar por sentimentos que beiram o insustentável.

Aborda, em 264 páginas, o desenvolvimento da história e a resolução. Surpreende, o livro todo é bem escrito e envolvente. Cada capítulo, contado por um integrante do envolvimento no desaparecimento, é uma descoberta maior sobre o acontecido e as emoções de cada pessoa.

Carol 15/08/2011

Chocante
Desde que li a sinopse desse livro ele já chamou muito a minha atenção, é o tipo de livro que eu não estou sempre lendo, mas adoro. A capa é simples, mas belíssima, ao terminar de ler, percebe-se que ela diz muito sobre a história, o que a torna ainda mais bonita.

Bárbara Molina é uma adolescente desaparecida desde os 15 anos. Seu desaparecimento abalou a cidade e desestruturou a família. Seu pai nunca perdeu a esperança de reencontrá-la, mas aprendeu a seguir com sua vida. Sua mãe parece ter ido embora junto com ela e nunca foi capaz de superar esse trauma. E seus irmãos gêmeos mais novos são como fantasmas, passam despercebidos até mesmo em casa.

Uma ligação para o celular de Eva, melhor amiga de Bárbara, quatro anos depois de seu desaparecimento muda tudo.

Salvador Lozano,o subsinspetor responsável pelo caso de Bárbara está prestes a se aposentar, mas ao saber da ligação, sabe que precisa fazer alguma coisa. Os dois suspeitos pelo desaparecimento da garota, um ex-namorado e um professor, ainda estão soltos, mas o subinspetor usa sua experiência de mais de 30 anos e corre atrás para desvendar esse último mistério.

Os capítulos são alternados entre a narração em primeira pessoa da própria Bárbara Molina, que transmite toda a sua angústia e temor, e em terceira pessoa por Salvador Lozano, Núria Solís (mãe de Bárbara), Pepe Molina (pai) e Eva Carrasco. A leitura flui fácil e rápida, o fato de a história se passar toda em apenas um dia ajuda a prender o leitor e aumentar ainda mais a angústia.

O final não foi surpreendente, porque ele já é possível de desvendar pelo meio do livro, mas isso não o tornou menos chocante. Estou acostumada a ler livros policiais, mas esse livro possui um drama agoniante com um suspense na medida certa. Para quem gosta desse tipo de leitura, esse é um livro que eu recomendo.

Resenha originalmente postada em: http://sunriseshere.com/?p=1799

Livy 17/05/2011

Um livro cheio de suspense e drama!
{para ver a resenha completa acesse | nomunododlivros.blogspot.com}

{resenha sem spoliers para não estragar o suspense do livro}

Palavras Envenenadas é um livro cheio de reviravoltas e muito suspense. Maite Carranza nos presenteia com uma narrativa inteligente, sabendo desenvolver uma trama envolvente e instigante, com um suspense de tirar o fôlego!

O que achei muito interessante é que nós temos interação com Bárbara, através de sua narrativa em primeira pessoa. Além de Bárbara, interagirmos também com mais três personanges que são peça fundamental para o desenvolvimento da trama: Salvador Lozano, Nuria Solís e Eva Carrasco.

Bárbara Molina desapareceu quando tinha apenas 15 anos de idade. Agora, passados 4 anos de seus desaparecimento, ninguém mais tem esperanças de que ela ainda esteja viva, ou de poder encontrá-la. Mas Nuria Solís jamais perdeu as esperanças. Ela, mãe de Bárbara, viu sua vida acabar no dia em que ela deixou de fazer parte de sua vida. Agora nada mais importa. Mas ela ainda tem a esperança de ter notícias da filha.
Salvador Lozano também nunca disistiu de encontrar uma resposta para o desaparecimento da moça, mas vê a impossibilidade de continuar as investigações que já duram tantos anos. Afinal, ele irá se aposentar e seu posto será tomado por um jovem policial, Sureda, que ávido, não se interessará por um caso antigo e esquecido. É durante a explanação de Lozano para Sureda, sobre o caso de Bárbara, é que entendemos como procedeu a investigação.
Eva Carrasco por sua vez é a ex melhor amiga da garota, que a inveja e mal entendidos separou. Agora ela recebe um misterioso telefonema de Bárbara pedindo ajuda. Sem saber o que fazer, terá que tomar uma decisão muito dificil. A vida de Bárbara está em jogo. Começa então uma corrida contra o tempo para salvá-la!
É através destes personagens que tomamos conhecimento da história e vida de Bárbara, e a partir dai seu caráter e personalidade nos são mostrados.

Este é um livro forte, com passagens de arrepiar e emocionar. Principalmente sob a visão de Bárbara e suas descrições do que aconteceu e está acontecendo com ela. O livro traz à tona assuntos muito importantes e polêmicos, como: traição, abuso, omissão, mentiras, intrigas, segredos, falsas aparências, etc.
Mas o que mais chama atenção são as palavras mal ditas, as palavras envenenadas. O título do livro é muito oportuno, afinal, ao terminar de lê-lo você percebe o quanto as palavras têm poder. Creio eu que as palavras têm tanto poder quanto as ações.
O final do livro é surpreendente e arrebatador.

{...} porque as palavras acabam por dar sentido a coisas que não existem.

Para quem gosta de um bom livro de drama, cheio de suspense e intrigas... Recomendado!

Vivi 26/04/2011

Palavras Envenenadas - Maite Carranza
Bom... Vocês que conhecem bem minhas resenhas e um pouco dos meus hábitos de leitura, sabem que quando devoro um livro de um dia pro outro é porque realmente gostei mesmo!
Quando a Novo Conceito me ofereceu Palavras Envenenadas pra resenha não fiquei muito animada, não sei porque realmente! Acho que não gostei da capa, da sinopse... enfim, não tive muita pressa de ler, o que prova mais uma vez que aquele antigo ditado é verdade!!! "Nunca Julgue um Livro pela Capa"
E realmente esse livro me surpreendeu!!!

Palavras Envenenadas nos conta a história de Bárbara Molina, uma jovem que desapareceu misteriosamente e após quatro anos não se tem pistas sobre seu destino, o caso está então prestes a ser arquivado por falta de provas, e com a breve aposentadoria do Subinspetor Lozano será esquecido em um fichário qualquer no Departamento de Polícia.
A escrita do livro é simplesmente encantadora!!! A cada página lida você quer mais e mais... E a narrativa se interpola entre a Bárbara (protagonista), Nuria (Mãe), Eva (Melhor amiga) e Salvador Lozano (policial responsável pelo caso)
A história toda se passa em um dia e a trama é muito bem amarrada, não deixa lacunas e nos esclarece sobre acontecimentos antigos.
Posso dizer que sou fã de histórias de Mistério e Suspense e quando o mistério é apresentado na história geralmente já tenho um palpite do vilão da história, dessa vez consegui acertar quem é.

Michy (VPL) 28/06/2011

Angustiante
Palavras Envenenadas é um livro difícil? Sim, é difícil, mas não digo no sentido da leitura e sim em sua história. Quando recebi esse livro da Novo Conceito, pelo nome pensei que a história seria totalmente diferente. Me enganei, mas em um sentido bom. A história é repleta de suspense e reviravoltas capazes de tirar o fôlego. Um drama muito bem escrito recheado de mistério e com um desfecho impressionante.

Diferente de outros livros, a história não é baseadas apenas em uma personagem principal, mas sim em vários personagens secundários que servem para dar vários ângulos diferentes ao mistério que é o desaparecimento de Bárbara. Os capítulos são separados por narrativas de outros personagens, como a mãe de Bárbara, a ex-melhor amiga e o detetive que cuida do caso. Isso é bem interessante, pois temos uma interação maior com cada personagem ainda mais com a narrativa em 1ª pessoa.

Bárbara tinha 15 anos quando desapareceu. Todos já tinham perdido a esperança e a luta agora era para encontrar o corpo que nunca foi realmente visto. Seu desaparecimento foi um mistério, pois sua mochila foi encontrada com sangue logo depois e tudo levava a crer que ela realmente tinha sido assassinada.

"Não, família não, falo pra mim. Ainda que saísse daqui não poderia olhar para eles. Seria incapaz de abraçá-los e beijá-los. Não teria coragem para dizer que os amo. Ele repetiu diversas vezes que não me perdoariam, que me tirariam da vida deles, que, se soubessem tudo que aconteceu, prefeririam que estivesse morta. Já não tenho família e não terei nunca. Se soubessem quem sou e o que fiz se envergonhariam de mim e me dariam as costas."

Leia a resenha completa no blog:

Gabi Lima 05/10/2011

Palavras Envenenadas conta a história de Bárbara Molina, uma menina que sumiu misteriosamente aos 15 anos deixando uma carta. Seus pais, Nuria Sólis e Pepe Molina, chamaram a polícia e o inspertor Salvador Lozano assumiu o caso. Aparentemente ela tinha fugido, mas alguns dias depois de seu desaparecimento ela ligou para casa pedindo ajuda e quando localizaram de onde vinha a ligação encontraram a bolsa dela e sangue por toda a cabine telefônica. A partir daí as investigações começaram...

Veja o resto da resenha aqui: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/07/resenha-palavras-envenenadas-promocao.html

Mila F. @delivroemlivro_ 09/06/2011

As Palavras Têm Poder
Palavras Envenenadas, Maite Carranza, São Paulo: Novo Conceito, 2011, 256 pág. (traduzido por Carla Raqueli Navas Lorenzoni)

Maite Carranza, autora do livro, apesar de não ser muito conhecida no Brasil, é muito conhecida em seu pais de origem, Espanha, já publicou mais de quarenta títulos e ganhou muitos prêmios literários, alguns de seus livros já foram publicados em muitos paises e é uma escritora que vem se consolidando no cenário nacional e internacional. Com a publicação do livro “Palavras Envenenadas”, fica fácil perceber porque a autora consegue sucesso com suas obras.
“Palavras Envenenadas” é um livro cheio de mistério onde a autora desenvolve a história de Bárbara Molina, uma adolescente que está a quatro anos desaparecida. A história se passa em um único dia, entretanto o leitor é bombardeado por flash-back que vão delineando e fundindo o passado com o presente.
O mais incrível nesta obra é que Carranza trabalha os fatos através de quatro ângulos diferentes, isto é, a história de Bárbara Molina é contada por quatro pessoas envolvidas: por Salvador Lozano, futuro ex-subinspetor responsável pelo caso; Nuria Solís, mãe de Bárbara; Eva Carrasco, amiga de Bárbara e pela própria Bárbara Molina, a desaparecida. Assim sendo, essas quatro personagens (narradores) conta suas versões da mesma história e o leitor pode ir juntando as peças do intrincado quebra-cabeça que envolve o misterioso desaparecimento.
Sumariamente, Lozano apresenta alguns fatos, que giram em torno do desaparecimento de Bárbara, sob a perspectiva de um investigador, é mais objetivo e revela as provas ou falta delas. Segundo suas afirmações temos dois suspeitos pelo desaparecimento de Bárbara – que todos julgam estar morta, mas a falta do corpo não os deixa ter certeza – que são Martín Borrás, um universitário playboy e Jesús López, um professor mascarado e hipócrita, entretanto não há provas físicas que os denunciem, apenas hipóteses.
Observando o caso sob o ângulo de Nuria Solís, a mãe, percebe-se muitas de suas angústias e desesperos. A sensação de culpa que a mãe carrega é intensa, ademais Nuria relata fatos que só ela sabia e isso expõe mais informações para que o leitor possa tentar desvendar o mistério do desaparecimento. Nesse meio tempo Nuria também conta como anda seu casamento com Pepe Molina, que após o desaparecimento da filha também se desespera, mas que consegue manter a sanidade perante a diversidade.
Eva Carrasco também esconde segredos. Quando Eva reconstitui o desaparecimento da amiga revela que não contou tudo o que sabia para o subinspetor, não contou por medo, pois no fundo queria que a amiga desaparecesse.
Bárbara Molina, a adolescente que desapareceu conta como aconteceu tudo, faz a reconstituição dos fatos ligando as informações que Salvador, Nuria e Eva dão, acrescentando o que exatamente aconteceu: “Agora já não posso ir a parte alguma. Acreditam que eu esteja morta. Minha mãe leva flores à montanha e as joga ao vento no dia do meu aniversário, e meus irmãos erguem um balão com o meu nome” (p.91). Bárbara mostra suas aflições e seguranças de uma forma tão palpável que é impossível não se emocionar.
Enfim, “Palavras Envenenadas” é um livro bastante verossímil, pois a autora soube trabalhar bem os pontos que se propôs e assim, não deixou nenhuma lacuna. Apesar do livro apresentar escassos diálogos, a história não se torna exaustiva, pois são os personagens que a contam, portanto, cada capítulo parece mais com uma conversa, um desabafo, com o leitor. As partes do livro são harmoniosas e proporcionam uma atmosfera obscura, misteriosa e tensa. De fato, o leitor prende-se na leitura e de acordo com as informações fornecidas pelos ‘narradores’ o leitor pode conseguir desvendar o mistério.
Indico este livro para todos os fãs de mistério e para aqueles que gostam de encontrar soluções: “Todos brincamos de detetives, todos elaboramos teorias, todos somos, em potencial, questionadores da realidade e desejamos que a realidade seja uma fórmula matemática que resolva a nossa equação” (p.69). Vale salientar que existem muitos casos semelhantes ao de “Bárbara Molina” que precisam ser denunciados. Essa história é mais que tudo real e por isso, fiquei chocada, assustada e encantada com a forma como a narrativa foi contada, sem sombra de dúvida Maite Carranza deu um show ao escrever este livro.

[por: Camila Márcia]

Milinha Belikov 05/06/2011

Confesso que fiquei "meio assim" para começar a ler esse livro. Pensava que seria algo meio monótono...paradão mesmo. Acontece que me enganei completamente. Palavras Envenenadas é aquele tipo de livro que você começa a ler e não quer largar mais.

--------------------------------------------------
PARA LER MAIS DA RESENHA ACESSE: WWW.PALAVREANDOLIVROS.COM.BR