Visões da Noite

Visões da Noite Ambrose Bierce

Resenhas - Visões da Noite

Fabio Shiva 07/11/2023

Alguém que chuta um cachorro na rua pode ser um bom escritor?
Resenha do livro VISÕES DA NOITE, de Ambrose Bierce

Essa antologia de contos foi organizada e traduzida por Heloísa Seixas, que no prefácio declara que Ambrose Bierce “é hoje considerado um dos mestres da literatura de horror americana, junto com H. P. Lovecraft e, é claro, Edgar Allan Poe”. Quando li isso minha primeira reação foi ficar (mais uma vez) impressionado com minha própria ignorância, pois até me deparar com esse livro eu nunca tinha ouvido falar em Ambrose Bierce.

Mais à frente no mesmo prefácio, a organizadora e tradutora explica o curioso subtítulo da obra, “histórias de terror sarcástico”, que foi o que me atraiu para essa leitura. Parece que Ambrose Bierce era extremamente cáustico e ferino como jornalista, tendo inclusive feito muitas inimizades por conta de seu sarcasmo. E essa compulsão para a zoeira era tão grande que ele incluía tiradas humorísticas até em seus contos de terror:

“Essa ironia chega às vezes a interferir no próprio clima de terror que Bierce, como autor, está tentando criar no leitor. Numa espécie de auto-sabotagem literária, ele interrompe uma narrativa arrepiante para fazer uma brincadeira. E é como se, com uma expressão diabólica, nos dissesse, a nós, leitores: ‘Vamos ver se, depois dessa piada, você continua acreditando.’”

Bem que Heloísa Seixas tenta argumentar que essa “originalidade” de Bierce era um arroubo de gênio, mas a essa altura uma vozinha no fundo de minha mente já estava dizendo: “É uma cilada, Bino.”

Até porque alguns dados sobre a biografia de Ambrose Bierce, também apresentados nesse mesmo prefácio, indicavam que ele era um carinha bem insuportável. Dentre uma série de vilezas citadas no prefácio, duas se destacaram. A primeira é que ele costumava chutar os cachorros que apareciam em seu caminho, “porque odiava seus latidos, seu cheiro e sua vulgaridade”. E a segunda foi essa:

“Conta-se que, ao saber que seu filho mais novo pretendia casar-se com uma moça que desaprovava, Bierce teria acabado com os planos do rapaz inventando que a moça era sua irmã ilegítima.”

Entendo que algumas pessoas façam questão de separar a vida e a obra dos artistas em geral e dos escritores em particular. O fato de alguém ter sido um péssimo ser humano não necessariamente impede que seja capaz de produzir autênticas obras de arte. Contudo eu, pessoalmente, não sinto muito interesse em conhecer as obras de pessoas que tenham despertado a minha antipatia. Prefiro diminuir o vasto cabedal de minha ignorância com as obras de tanta gente boa que tem por aí e que a minha vida é curta para explorar devidamente.

Eu ainda não havia chegado ao final do prefácio e o tal do Ambrose Bierce já estava me parecendo bastante antipático. Mas um detalhe sobre sua vida (mais especificamente, sobre sua morte) me chamou bastante a atenção:

“Em muitas de suas histórias, Bierce já parecia farejar essa morte. (...) Em muitos de seus contos, alguém desaparece sem deixar traço (...). Nunca se soube ao certo o que aconteceu com Ambrose Bierce. Sabe-se apenas que um dia ele anunciou que iria para o México de Pancho Villa, mergulhado numa sangrenta guerra civil. (...) E desapareceu.”

Essa estranha coincidência entre vida e obra acabou atiçando novamente a minha curiosidade, juntamente com essas duas citações de Bierce a respeito da literatura:

“Escrevo para as almas iluminadas que preferem os vinhos secos aos doces, a razão aos sentimentos, a sagacidade ao humor e o inglês puro às gírias.”

“Um romance é apenas uma maneira mais fácil de escrever um conto.”

Feliz ou infelizmente, como abundam os exemplos dentro e fora da literatura, criticar algo é bem mais fácil que fazer algo. Como vilão de uma história de terror, Ambrose Bierce é bem promissor. Como autor, nem tanto. Consegui ler três ou quatro contos da antologia antes de abandonar o livro com profundo enfado. Para alguém que viveu uma vida repleta de emoções tão intensas, Bierce escreveu umas histórias bem chatinhas.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
JurúMontalvao 10/11/2023minha estante
É complicado...realmente a obra ganha outros filtros à sombra de quem escreve.
o q eu faço é dar a chance de ler ao menos uma obra, mas se a leitura n me levar para além de mim e da antipatia, tbm faço como vc: fecho o livro e vou me embora.
acho q foi Mario Quintana q disse q ele tbm nunca leu certos clássicos ou obras de "alta literatura" e q alguns dos q leu simplesmente odiou. ele disse algo com aquele humor dele tipo "ah deu nada não, é só q eles (os livros/autores classicos) não eram da minha família (literária), só isso" ?

Rafael 05/05/2022

Excelente
Nunca havia lido nada de Ambrose Bierce, e foi uma grata surpresa. Em vários contos, após terminar a leitura, fiquei alguns segundos olhando pro nada, refletindo sobre o que tinha acabado de ler.

"A todos é dado ser tragado para longe e permanecer fora do corpo por um tempo. Pois, assim como acontece com os rios cujas águas se encontram , fazendo com que o mais fraco seja tragado pelo mais forte, também ocorre um tipo de relação na qual os caminhos se interceptam e as almas se fazem companhia, enquanto os corpos vão em direções opostas, sem nada saber."
Personal Bruno Cukierman 05/05/2022minha estante
Interessante vou adicionar nas minha futuras leituras.

Mi 30/06/2021

Perfeito
Eu amei, foi uma leitura arrepiante de contos curtos, cheios de mistérios. Gostei bastante da escrita, dos ambientes e dos personagens.

Lydia.Fernnanda 21/04/2020

GOSTEI MUITO.
Leitura super fluida e com assuntos que gostei muito: fantasmas; histórias sombrias; mortes; sonhos; visões; e coisas desse tipo. Sobre o sarcasmo, eu reparei em alguns contos, não foi maioria mas está presente sim.
A lista completa dos contos segue abaixo pra quem quiser (alguns dos títulos escritos são apenas o tema dos vários "mini" contos que seguem. Alguns desses têm histórias um pouco semelhantes, mas me agradaram muito mesmo assim):

- UM INCIDENTE NA PONTE DE OWEL CREEK
- O HOMEM SAINDO DO NARIZ
- A MORTE DA HALPHIN FRAYSER
- CRUZANDO O UMBRAL
----- Um habitante de Carcosa
----- A dificuldade de atravessar um campo
----- Corrida inacabada
----- O rastro de Charles Ashmore
----- A ciência à frente
- VISÕES DA NOITE

Jackie Sabino 25/11/2019

Mediano
Eu esperava um pouquinho mais; mas ainda acho Poe e Lovecraft disparadamente melhores e, em especial este último, cria um ótimo clima de terror nos seus contos.

Preciso pontuar que achei de pouco tom a nota da tradutora, na parte inicial do livro, citar a biografia e temperamento do autor (tudo bem até aí) e falar das partes íntimas dele. Oi?! Fico pensando o que isso tem a ver com a proposta de trazer a nosso conhecimento, na língua portuguesa, a obra desse autor. Nada. Foi só uma tamanha falta de bom senso mesmo.

Os primeiros contos são ótimos. Diria que os 5 primeiros são interessantes mas não são de terror. Porém, nenhum problema nisso. Os demais, vc tem a sensação de que está lendo a mesma história de novo; o tema não muda e senti uma falta de tato do autor de tratar o mesmo tema de formas diferentes. Fiquei o tempo todo lendo e pensando ?nossa, que conto longo? ou ?uai, é q mesma história de novo?!? .

Citando novamente Poe e Lovecraft, que têm seus contos envelhecendo muito bem, Ambrose não teve a mesma sorte.

Alcione13 25/04/2019

Conto sensacional
OS OUTROS HÓSPEDES
de Ambrose Bierce

Como menos é mais a prosa será curtinha mas nem por isso menos macabra.
Hoje a dica é: terror, dos brabo e dos bão, como os contados por nossos a avós ou aqueles sussurrados ao pé da fogueira.

Nesse caso foi o conto mais sensacional que já li e o melhor dessa seleção.
Confesso que levei um baita susto daqueles de largar o livro e literalmente sair correndo ao me ver ali imersa na leitura e de repente falarem comigo.
Fiquei muda e pasma.
E antes que me corrijam e diga que não é tudo isso já rebato: terror é relativo?

Resumindo:
Um camarada no meio da noite procura um hotel; pasmem,meio da noite (pigarro)
Então é atendido e cedido um quarto mas aí é que tá, pois o cabra cochila e...

Vale demais a leitura sendo que os outros contos são bons mas esse no meu humilde susto rsrsr dispara. Mesmo curtinho,prima pela excelência e originalidade.
Então preparem o ambiente com gato preto, penumbra,porta rangendo...

Taí a dica,galera.
Boa leitura.
E só frisando que Ambrose Bierce é bem conhecido pelo sarcasmo.

Inlectus 18/07/2018

Bom.
Terror algo clássico.

Felipe.Oliveira 15/07/2018

A inconstante ação do sobrenatural na vida das pessoas
Ambrose Bierce é um autor norte-americano discípulo de Poe, também foi crítico de literatura e seu gênero é o terror sobrenatural e paranormal, abusando muitas vezes do recurso do espírito e do ocultismo como contexto para suas histórias.
Em visões da noite temos uma escrita clássica e rebuscada, onde com destreza somos dominados pelo mistério e curiosidade, que aliados com diferentes camadas de terror, faz com que seja quase uma obrigação chegar ao final mesmo não satisfazendo completamente.
Na minha opinião ele trabalha muito bem visões e aparições, sua temática que mais me agrada, mas entender seus contos exige bastante o tornando um autor mais desafiador em sua completa compreensão.

Marselle Urman 11/05/2015

Atmosfera
Os contos, embora contendo alguns clichês dentro do gênero, são criativos de forma geral. Acho que alguns poderiam ter sido romances espetaculares se levados a tanto, infelizmente em seu formato muito curto só deixam um travo na boca.
Com essa exceção, e a de serem estórias bem datadas, é boa leitura.

SP, 11/05/15

Adri 04/06/2010

a biografia do autor torna mais interessante o fato dele escrever histórias de fantasmas, vale a pena dar uma conferida...e até que ele era bem bonitão também!:P

Ramon 17/02/2010

Ainda que tenha faltado alguns contos essenciais como A Serpente e John Mortonson's Funeral, é uma excelente introdução ao universo do Bierce.