A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha Sarah Blakley-Cartwright

Resenhas - A Garota Da Capa Vermelha

Tonks71 17/03/2011

Muitos livros já ganharam sua versão no cinema, mas aqui acontece o contrário. O filme vira um livro. Aliás, para ser mais exata, ele é mais um complemento.

Um roteiro chamado A Garota da Capa Vermelha, escrito por David Leslie Johnson e baseado numa ideia de Leonardo Di Caprio, chegou às mãos da cineasta Catherine Hardwicke, a mesma que dirigiu Crepúsculo. Como o filme é uma versão de chapeuzinho vermelho no melhor estilo sobrenatural Young Adult, essa escolha faz todo o sentido.

Durante o período de produção da película, Catherine percebeu que dramas secundários, pensamentos e questionamentos de personagens acabariam se perdendo, pois não se ajustariam ao formato cinematográfico. Então, surge a ideia do livro. Porém, em relação ao projeto, o carro-chefe ainda é o filme e isso é importante para que se entenda o motivo pelo qual o livro não tem fim. É isso mesmo. As folhas acabam e o final fica aberto para não estragar a surpresa que veremos no cinema. No entanto, a reviravolta também será liberada em um último capítulo bônus no site do livro quando o filme estiver em exibição no Brasil.

Vocês devem estar pensando que talvez o leitor fique frustrado com esse término. Bem... Isso não aconteceu comigo, em vez disso fiquei com muita vontade de ver o filme. Algumas questões são fechadas no texto, Valerie parece decidida quanto a quem escolher no triângulo amoroso característico desse gênero, mas paira uma dúvida sobre a identidade do lobisomem (o lobo mau). Eu tenho minhas suspeitas de que não seja um só... Como podem perceber, estou ansiosa para ver o filme que parece ter uma fotografia belíssima.

@viajantedaleitura1 07/04/2011

Santa curiosidade!
Antes de se começar a leitura deste livro a pergunta já está formada: "Quem será o lobisomem" ?
Logo nos primeiros capítulos você já tem uma certeza quase absoluta que já sabe quem ele é.Depois, você muda de ideia completamente criando outra certeza e outra, mais pelo meio do livro, quase tendo plena certeza, totalmente diferente das outras, no final. Quanto tudo muda novamente. Assim, é um livro empolgante, decidido, digamos criativo e inovador apesar da história de Chapeuzinho vermelho existir a tanto tempo e essa versão gótica vir trazendo tanto alvoroço. Haja curiosidade e ansiedade que aguente! Até dia 15/o4...quem já leu sabe por que!

Duda 14/04/2011

Quando vi que iriam lançar um filme sobre a chapeuzinho vermelho o primeiro pensamento que veio a minha mente foi: "Que droga é essa?". Mas depois descobri que era com uma das minhas atrizes e um dos meus atores favoritos, resolvi dar uma chance.
Quando vi que lançaram um livro, fui obrigada a comprá-lo, primeiro porque se eu posso,nunca assisto um filme sem ler o livro antes, segundo porque eu havia ficado curiosa. O conto que todos cresceram ouvindo da chapeuzinho vermelho que costumava ter 10 páginas em um livro cheio de gravuras, agora tinha mais de 300! Peguei o livro pra ler e não consegui largá-lo.
O primeiro capitulo do livro é a visão da protagonista, Valerie, quando criança a respeito dos ataques do lobo. Era uma aldeia onde ninguém falava com precisão para as crianças o que, porque, como o lobo atacava. Dez anos depois, vivendo na adolescência, Valerie, sua irmã Lucie e as amigas vão para um acampamento, e é lá que sua vida muda completamente de rumo.
Primeiro porque ela reencontra o amor dela de infância, Peter, e percebe que nunca o esqueceu. Segundo porque a noite a lua cheia vermelha fica no alto do céu.
Essa lua cheia vermelha só significa uma coisa: o Lobo matou, ou vai matar alguém naquela noite. Todos no acampamento correm e Valerie se desencontra de sua irmã mais velha. No dia seguinte, o corpo de Lucie é encontrado perto da floresta, morto. Além disso Valerie ainda descobre que vai se casar com o homem mais rico da aldeia.

É a partir desse começo que vemos a protagonista presa, e completamente envolvida com o Lobo. Mas quem será o Lobo? E o que ela pode fazer para acabar com os ataques dele?

O livro não tem final. Isso mesmo, você passa o livro todo procurando respostas que façam a história se fechar e nunca as encontra. Pelo que entendi, quando o filme for lançado aqui no Brasil a editora vai liberar o último/últimos capítulos no site. Mas até então você fica na curiosidade.
Apesar desse "pequeno detalhe", a história é maravilhosa, totalmente recomendo. Mas deixe para ler quando já tiver os últimos capítulos disponíveis. Essa sensação de curiosidade é horrível.

Noturninha 10/02/2012

Estratégia de Marketing ou não?
[Contém spoilers, que estão com aviso prévio]
Pra começo de conversa, eu não vi o filme e nunca tive vontade de ver, pois acho a diretora péssima. Logo, me decepcionei em saber que o livro foi baseado no filme e não o contrário. Não tenho nada contra, claro, mas o livro não partiu da idéia da escritora/roteirista. A escritora foi contratada para adaptar o roteiro de outra pessoa. A idéia parece forçada. Mas não falarei do filme
A escritora é boa, mas cisma com comparações (reparem que ela vive falando que tal coisa é assim, COMO issoissoisso). Ela usa a comparação diversas vezes e não condeno, acho que é bom para aprofundar a leitura, mas ela usa em parte desnecessárias que chega a ser irritante.
Eu não sei ao certo porque o livro foi dividido em três partes. Pensei que cada parte teria um "tema" a ser desenvolvido. Logo na primeira parte, percebi que era uma introdução. A segunda parte é a mais comprida e quando cheguei perto do final, percebi que é a mais sem objetivo. Tirando o final tenso, a segunda parte tem pouquíssimas situações que são relevantes para a história, o resto é uma enrolação.
Quando faltavam pouco mais de 150 páginas para terminar, eu aluguei o filme e vi apenas meia hora, já cheia de críticas para os dois. Percebi que se visse o filme, ia perder a vontade de continuar lendo. E também percebi com mais força que o livro é forçado.
No livro, os personagens principais são amigos na infância e são separados aos 7 anos e alguns anos depois, eles se reencontram e são super apaixonados. Gente, sério, vc conheceu o cara com 7 anos, e depois de anos, vc o reencontra e descobre que é perdidamente apaixonada por ele. Não faz sentido algum.
A história só começa a funcionar na terceira parte, a melhor, por sinal. Mas ao fim, algumas coisas não foram explicadas, como a utilização da prata contra o lobo. Se foi explicado e eu não me lembro, digo que foi muito mal explicado. Para as pessoas entendidas no assunto, prata está para lobisomem, assim como estaca está para vampiro, assim como kriptonita está para Superman. Mas não se pode escrever algo garantido que todos vão entender. Não foi explicado e isso é frustrante.
Infelizmente, eu não considero uma versão moderna da Chapeuzinho Vermelho, pois as situações que lembram a fábula só acontecem lá no finalzinho. A capa vermelha acaba se tornando apenas um figurante do que deveria ser marcante para o personagem.
E não há final. Eles dão a você a "opção" de ler o capítulo bônus no site, quando na verdade, é o capítulo final.

[CUIDADO, SPOILER]
Na verdade, a descoberta principal não está nos livros. E O final pode ser surpreendente, mas eu já imaginava que seria alguém próximo.
Acho que seria bem melhor sem esse bônus, pois ele é muito sem pé nem cabeça. Os sentimentos da personagem mudam de uma hora pra outra e isso é totalmente sem sentido. A impressão é que ela e o lobo se tornam outros personagens. Ficou incoerente. E a avó? Fiquei sem entender direito o final da avó, pois a ignoraram totalmente. E aí o casal 20 resolvem se amar, se esquecendo totalmente do que tinha acabado de acontecer...[FIM DO SPOILER]

O bom é que a leitura é agradável, e o suspense é imediato. Dá vontade de ler mais e toda hora você desconfia de alguém e cria várias teorias. A história é muito boa, mas sem esperar ler a versão moderna de Chapeuzinho Vermelho.

Eu não sei o final do filme, mas dá para ver que o livro é uma estratégia de marketing para o filme. Continuei achando forçado. Não sei se o capítulo bônus tem no filme, mas para você que quer ler esse livro sem se decepcionar: NÃO LEIA O CAPÍTULO BÔNUS.

Karen 20/01/2021

Esperava muito mais
Achei a leitura chata, arrastada , o triângulo amoroso não cativa ,no geral não gostei

Cintia 27/04/2011

A Garota da Capa Vermelha -Sarah Blakley-Cartwright, David Leslie
Valerie cresceu em Daggorhorn, uma aldeia que estava sempre em constante tensão e terror do Lobo. Por muito, a vila tinha feito as pazes com o lobo, oferecendo um sacrifício a ele todo mês. Mas quando a irmã Valerie, Lucie foi morta por um ataque do lobo, as pessoas da cidade ficaram irritados e estavam determinados a caçarem o lobo.
Neste dia Valerie tinha ido se encontrar com Peter, seu amigo de infância, estava de volta na cidade. Ela percebeu que depois de todos esses anos longe um do outro, eles ainda se amavam.
Mas então, eles descobriram que os pais de Valerie tinham prometido ela para Henry, o filho do ferreiro, rico bonito. Valerie e Peter queriam fugir juntos, mas a morte Lucie os fez perder a sua chance. Durante este tempo de crise, Valerie percebeu que Henry era realmente uma pessoa boa e realmente se importava com ela.
E estava muito triste que ela não poderia retribuir o seu amor. O Father Auguste havia feito um contratado para o Father Salomom livrá-los do Lobo,que revelou que o Lobo era na verdade um humano e que e poderia ser qualquer pessoa da aldeia. Valerie suspeita que Peter era o Lobo, porque tudo isso começou quando ele voltou para a aldeia, há dois dias atrás.
Valerie não foi a unica que caiu sob o feitiço de desconfiança e medo. As pessoas da aldeia também se revoltaram contra si.
O medo estava fazendo com que todos ficassem loucos. Valerie foi ainda acusada de ser uma bruxa e se tornou uma isca para a captura do lobo como castigo.
Até Henry e Peter se juntaram para salvá-la, mesmo na duvida que um deles poderia ser o lobo.
Essa parte do livro, em que o medo e paranóia se destacam doi muito bom foi descrito com muita precisão.. Espero que o filme seja muito bom...

Marina 01/07/2011

Red Riding Hood
Cometi um pecado: assisti o filme antes de ler o livro. Então não foi aquela coisa toda, eu já sabia da estória e ainda ficava fazendo comparações. Mas o livro é muito bem escrito e mesmo assim eu fiquei fascinada. Só que uma coisa me matou de ódio: eu estava lendo o livro numa viagem e então, chega o fim... QUE IDIOTA! Eu ODEIO e-book e eu estava curiosa para ler o último capítulo. MAS COMO EU PODERIA LER DENTRO DO AVIÃO??? Isso foi o cúmulo da literatura moderna. Contudo, não tem como não gostar!
João Vitor 24/09/2012minha estante
Vou ganhar o livro, sendo q ja vi o filme, então eu estava com um certo receio. Mas pelo oq vc falou n vou me arrepender (:

Cris.Gallo 29/03/2021

Porque eu ?
Estava curiosa para ler e olha que li em menos de uma semana.
O livro conta sobre um local onde o povo realiza sacrifícios para se livrar do ataque de um lobo.
Valerie uma garota que se sente diferente dos outros, dentre a morte da irmã, o reencontro de um amor da infância, o pedido de noivado de Henry descobre que é a única que pode falar com o lobo, condenada por ser capaz disto , consegue se livrar de um fim cruel com a união de seus dois pretendentes. Com quem ficará Valerie ? Quem é o Lobo? Final surpreendente que abre uma brecha para uma continuação.

Renan 15/06/2012

Mistério. Suspense. Isso você vai achar em A Garota da Capa Vermelha
O Lobo havia a muito feito um tratado de paz com Daggorhorn para que deixasse as pessoas da vila em paz. Mas em uma noite é encontrado o corpo de uma garota, coberto de arranhões. É a irmã de Valerie, e, a paz foi quebrada.
Um padre, com medo, chama o Padre Solomon, um especialista em caçar lobisomem. E o Padre diz uma coisa que intriga o vilarejo: "O Lobo é uma pessoa da aldeia".
Valerie começa a suspeitar de todos, desde os desconhecidos, até seu grande amor: Peter.

O livro é ótimo. Um dos meus preferidos, por várias questões. Tem uma dose certeira de mistério e suspense. Isso já me faz gostar do livro.
A história tem um bom ritmo de desenvolvimento e não é cansativa. Ao contrário, é estimulante e viciante, te prendendo da primeira à última página, fazendo com que cada página você pense que o Lobo, ou a Loba, é uma pessoa diferente.
Não perca a oportunidade de ler esse livro.

VL 14/03/2012

Resenha - A Garota da Capa Vermelha
Segunda- feira de manhã e eu já estava planejando ir à biblioteca mais tarde. Já estava com os livros que eu pegaria em mente, chegando lá, olhei para a prateleira principal, onde ficam as novidades que acabaram de chegar. Assim que bati o olho em A Garota da capa Vermelha, decide que era esse o livro que eu levaria. Depois de passar por todo o processo para levar o livro para casa, saí da biblioteca já lendo o primeiro capítulo. Eu estava na avenida super movimentada, lendo e nem olhando para a rua. Minha sorte foi que eu estava acompanhada de minha irmã, que me estava “guiando” pelo caminho para casa.
Terminei o livro em apenas dois dias – em parte porque a estória é muito boa, em parte porque eu tinha mais dois livros grandes para ler em apenas cinco dias-.
Leia mais em http://viciadasliterariamente.blogspot.com/

Maqueise 12/08/2020

Sem final?!
Gostei muito do livro, ele é envolvente e sedutor. Mas é uma pena que o final não esteja mais disponível :/
Se alguém tiver acesso ao final por favor me passe.
Gabi 03/01/2021minha estante
Também queria ver esse final.

Sabrina 17/10/2012

Adorei como a autora conseguiu explorar bem a história. No começo achei que a narrativa demora um pouco com o desenrolar os fatos, mas o livro começa a ficar emocionante a partir da morte da irmã dela. Chorei e me surpreendi com o livro que conseguiu, sem dúvida alguma, fazer justiça ao título e ao conto original.