Deus me Livre!

Deus me Livre! Luiz Puntel

Resenhas - Deus me Livre!

Márcia 10/01/2024

Leitura necessária
Confesso que eu li quando tinha uns 12/14 anos, e não me lembro bem dos personagens e do desfecho da estória, mas lembro de situações do livro que me marcaram muito. O meu primeiro contato com um crime foi nesse livro Esse livro era indicado nas escolas públicas a época e peguei no armário do meu irmão. Vou reler para ver se os sentimentos serão os mesmos.

nanasatz 19/08/2023

Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo esse livro. Os personagens são escritos maravilhosamente, a crítica é ótima e arte é linda.

O livro representa a realidade de vários brasileiros nessa sociedade onde muitos são condenados injustamente, o Tinho é uma representação ótima e verdadeira.

O livro não é nada lento ou chato, ele faz com que você fique preso na narrativa por horas. Tem de tudo um pouco, momentos engraçados, de aventura, romance e é claro, a crítica.

Jorge 11/01/2023

Nostalgia...
Lembro de que a 15 anos atrás, começava a conhecer a série vagalume... Os livros incríveis para a época... Hoje consigo entender a crítica por trás dessa trama... Recomendo a leitura....

Marcos Aurélio 12/10/2022

A turma do Beco
Reencontro Puntel depois de ler o Açúcar Amargo.

A história de Tinho se repete neste Brasil afora todos os dias. Condenados pelo princípio do direito que nenhum livro cita, mas existe: "precipitação".

O jovem que perdeu cedo demais o pai, nenhuma criança deveria perder os pais. O trabalho no Banco do Brasil, muitos estudantes adolescentes nos anos 80 e 90 gostariam de ter a oportunidade de trabalhar na instituição.

O sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo lugar onde nasceu, e mora. O progresso, aumentando a selva de pedra e expulsando que não pode conviver com os "novos ricos", porque sua simples presença os ofende.

Sim, o livro é uma leve aula de filosofia, isto se pensar sobre os problemas sociais e humanos for realmente leve.

E enfim, a paixão, na fase em que o menino se apaixona pela menina sem se dar conta. E naquele tempo, nestas páginas ainda existia o frio na barriga, o suor nos mãos, a espera e conquista do primeiro beijo.

E naquele tempo a igreja era igreja. Um lugar de espiritualidade, princípios, valores e muito amor.

Aline.Rodrigues 21/05/2021

Livro com crítica social
Temos aqui um ótimo livro ,com muitas aventuras e uma baita de uma crítica social a sociedade que desde sempre nunca ligou para os pobres.

mj4 30/01/2021

Livros antigos
Resolvi vasculhar livros que tenho que deixo em uma gaveta, acabei encontrando diversos livros da coleção Vaga-lume que eu ainda não tinha lido, são livros antigos pra mim, faziam parte da adolescência dos meus pais. Comecei por Luiz Puntel, já conheço o autor porque li outras obras dele, como “Açúcar Amargo”, “Tráfico de anjos” e outros. Ler esse livro me lembrou da ótima sensação que é ler romance policial.

Jota 04/12/2020

Que delícia de leitura
Li um ou outro livro da coleção Vaga-Lume quando criança/adolescente. Quero ler a coleção inteira, pra poder apresenta-la ao meu filho e, se ele quiser e deixar, rsrsrs, ler com ele.

Deus me Livre, de Luiz Puntel, foi lançado em 1984, e faz parte da série Vaga-Lume. Essa coleção de livros brasileiros voltada para o público infantojuvenil teve início em 1973, pela editora Ática.

Conta a história de Tinho, morador de uma região pobre, chamada de Beco do Deus-Me-Livre (ou de forma preconceituosa, como Favelão). Essa comunidade ficava entre dois bairros nobres da cidade de Ribeirânia, portanto despertava interesse de empresas de construção e do prefeito.

Um dia, enquanto voltava pra casa, Tinho vê ladrões arrombando o laboratório de uma faculdade. Ele pula a janela do recinto, se sentindo um super-herói, para barrar os criminosos. Após fracassar, ele é raptado, e, o pior, é obrigado a assinar um documento se declarando responsável por um crime. Tinho torna-se vilão, fugitivo, procurado pela polícia e nem os moradores do próprio bairro acreditam nele.

Ao longo da história, percebemos uma ótima crítica social, uma denúncia sobre a condição de vida de pessoas na miséria, a violência contra os mais pobres devido interesses econômicos, etc.

Gostou? Venha conhecer a história. Tenho certeza que você vai amar.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq/

Laiza 13/07/2020

Deus me Free
31 anos e nunca havia lido nenhum livro da coleção vagalume. Peguei esse livro no metrô, naqueles projetos de pegue/deixe um livro. Cheio de aventura com bons ideais. Ótima leitura para leitores iniciantes que estejam entediados num dia qualquer da quarentena.

Ana Trindade 26/05/2020

Ótimo coml todos os livros da coleção vagalume! Com aventura e um pouco de suspense me deixou bem presa!

Larissa 05/03/2020

Leitura Rápida
Leitura rápida e fluida, um leve suspense com a reflexão de como é importante e necessário lutar pela justiça.

BINHA Around The World 19/10/2018

Para os jovens
Narrativa maravilhosa da aventura de um jovem, ajudado por um grupo de jovens, um padre e um professor, que precisa desvendar uma trama bem armada para poder salvar sua reputação e sua pele.

Sensacional e bem interessante para o público adolescente.

Murilo.Pretel 22/08/2018

Deus Me Livre!
Tinho torna-se o centro do conflito entre especuladores e os moradores do Beco, região pobre da cidade disputada por interesses imobiliários. Uma trama do subúrbio e com um enfoque social muito aplicado
Thalles.Eduardo 22/08/2018minha estante
TOP MLQ

Monique.Antoniassi 22/08/2018

Deus me livre
Esse livro e muito interessante,fala sobre motos,disputas.Fala que um menino se mudara para outra cidade para estudar,e o tio dele quando pequeno também gostava muito de motos e levou o sobrinho para ver uma corrida e ele gostou muito.Quis participa e o tio dele o inscreveu e ele participou.E ele viu uma menina muito bonita e foi falar com ela com ela,só que tinha outro menino que também gostava dela,mas esta não queria nada com ele.E em São Paulo pode andar de moto sem carta,mas ele andou andou mesmo assim.Leia o livro!Eu o considero quatro estrelas!