A Estirpe do Dragão

A Estirpe do Dragão Pearl S. Buck

Resenhas - A Estirpe do Dragão

Francisco 30/11/2022

Epopéia sobre a luta de um povo
Ling Tan é um velho agricultor que vive em uma aldeia próxima a Nanjing, China, com sua esposa Ling Sao e seus filhos Lao Tan, Lao Er, Lao San e Pansiao. Seus dias são tranquilos no plantio familiar do arroz e seu apego à sua terra de alguma forma é tão desmedido que me lembra Wang Lung de "A Boa Terra".

Com a invasão da costa leste chinesa em 1937 por japoneses, toda a família de Ling Tan e toda a população de Nanjing são alvos da violência das autoridades japonesas que lhe confiscam os bens e os humilham diariamente. Toda a narrativa é conduzida sob a perspectiva da família em relação aos japoneses: alguns filhos proscritos da própria casa, falta de alimento...

Embora esse livro não seja tão grandioso como "A Boa Terra", não deixa de ser uma boa leitura por trazer um background histórico e algumas reflexões sobre a filosofia oriental e por essa razão é uma leitura recomendável.

Kathlen 08/08/2019

Ambientada no período da segunda guerra Sino japonesa que ocorreu simultaneamente a segunda guerra mundial, se desenvolve a história de uma família tradicional chinesa que vive no campo e da sua terra retira a sobrevivência.
Ling Tan, o patriarca da família, se vê perdido quando tem a sua cidade invadida por estrangeiros, pois a importância das suas terras equivale a sua própria existência e orgulho. Ao mesmo tempo nota-se a transformação dos personagens simples e tradicionais cujos valores ficam em xeque em face da violência e massacres vivenciados cotidianamente desde que o inimigo chegou.
Narrado de forma fluida e ainda que com ares de leveza romantica, não omite os pensamentos mais obscuros dos personagens, permitindo ver como evoluem ou se perdem tecendo o enredo com o fio do destino num cenário que se constrói sob a perspectiva deles. Isto é o que nos imerge na história sendo vivida no momento em que acontece, isto é, sem nenhum conhecimento prévio e sentindo o ataque, o medo e a insegurança palpável cujo horror estampa as ruas e caminhos seja com sua brutalidade grotesca ou com sua política rígida e manipuladora. Temos uma cidade arrasada e uma população aos pedaços que muito leiga não entende seu infortúnio repentino, ao mesmo tempo que surgem novos ideais e um rompimento com o legado do passado, sugerindo a chegada de uma nova era, cujos conhecimentos e informações revoluciona o significado da terra expandindo suas fronteiras num contexto global. Apartir daí então é perceptível como as gerações se confrontam, os jovens aprendem novos ofícios que não foram herdados dos pais e o papel feminino é relevante para a construção de um futuro resistente e livre. O sentimento de esperança e luta traz o desfecho da história permitindo que ela continue mesmo encerrados seus capítulos.