Como Viver Eternamente

Como Viver Eternamente Sally Nicholls

Resenhas - Como Viver Eternamente

Marcela Pires 23/04/2013

Lindo!
"Meu nome é Sam. Tenho onze anos.

Coleciono histórias e fatos históricos.

Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto."

Inaugurando a onda dos Sick-lit, "Como viver eternamente" é o primeiro livro de Sally Nicholls, publicado em 2008.

Ele conta a estória de Sam, um menino de 11 anos que tem leucemia no estado final da doença.

Devido a doença, Sam não vai à escola, mas tem aulas particulares em casa com a Sra Willis e com o amigo Félix, também portador de câncer.

Em uma das aulas, a professora pede que os alunos escrevam algo sobre eles, empolgado. Sam começa a escrever o seu livro!

Nele, o garoto conta fatos do dia a dia, faz listas de coisas que gostaria de fazer antes de morrer, como gostaria que as coisas fossem depois que ele morresse, e escreve sobre curiosidades e fatos históricos.

A edição é linda! Com muitas páginas cheias de desenhos, imagens imitando cartões, papéis...bem bonito mesmo!

A narrativa é uma mistura de choro e riso.

Apesar de ser um livro com um tema forte e triste, ele tem uma mensagem positiva: Não se pode perder tempo! Não se pode deixar as oportunidades passarem! Vamos ser felizes hoje!

Notei muita semelhança de "Como viver eternamente" com o livro "A Culpa é das Estrelas" que foi publicado em 2012. Acredito que Jonh Green tenha lido o livro de Sally Nicholls e se inspirado.

É uma leitura fácil, emotiva, sensível, bonita! Só lendo para saber! Recomendo muito!

Camille 29/04/2013

É difícil descrever o livro com perfeição. Não pela história de Sam, um garoto de apenas 11 anos com leucemia, mas sim pelos sentimentos despertados ao longo da leitura.

Sam tem como melhor amigo Félix, dois anos mais velho e, mesmo doente, cheio de vida. Ele não aceita sonhos não realizados nem não se rende à doença, que o deixa numa cadeira de rodas. Na verdade, ele defende o aproveitamento da vida independente de estar próximo ou se encaminhando para o fim.

Mesmo que mais quieto, Sam vê em Félix algo admirável, e leva isso para a vida. Sua professora, que dá aulas em casa, sugere que eles escrevam um livro. Sam gosta da ideia e, então, começamos a acompanhar de perto a trajetória dos dois meninos.

Sally Nicholls não apresenta nada de tão extraordinário ou especialmente emocionante a princípio, parece que estamos lendo uma história quase qualquer. Todavia, lentamente, somos pegos por detalhes que fazem a diferença.

Um acontecimento específico transforma completamente a narrativa, levando-nos a nos aproximar mais de suas personagens, entendermos melhor características antes tão estranhas ao nosso olhar.

É nesse momento que as páginas não só passam mais rápido, ganham também um sentido mais definido. Emocionamo-nos a cada página, por sua delicadeza e simplicidade da morte, quando o fato de não haver nada o que fazer realmente pesa.

Chorei lendo o livro, perdi-me em pensamentos, questionei a vida nos momentos mais complicados de viver. Por fim, enxerguei o verdadeiro propósito de Como Viver Eternamente, e até mesmo fui surpreendida. E notei que até a escrita e a personalidade que tanto tinha me incomodado era proposital.

Um livro que começou sem prometer muito e terminou me tendo nas mãos.

Liachristo 22/07/2013

RESENHA - Como Viver Eternamente - Sally Nicholls - Geração Editorial
Sam é um menino de 11 anos de idade que tem leucemia, e apenas alguns meses de vida.
Quando um professor sugere que ele escreva um diário, ele decide dar um passo adiante e escrever um livro dando sua opinião sobre a sua situação. Seu livro é uma combinação de perguntas, listas, observações, fatos e mais ou menos parecido com uma revista. A lista mais importante em seu livro é com as coisas que ele gostaria de realizar em sua vida. Fazer coisas de adolescentes, como fumar, beber e ter uma namorada. Ele fica surpreso quando seu amigo Felix o ajuda a perceber que sua lista pode ser muito mais do que uma "lista de desejos" - ele realmente pode fazer essas coisas, de uma forma ou de outra ...

Sam tem uma lista de desejos com oito tópicos:

1- Quer ser um cientista famoso. Descobrir coisas e escrever livros sobre suas descobertas.
2- Bater um recorde mundial. Não um recorde de algum esporte. Um recorde bobo.
3- Assistir filmes de terror que ninguém permite.
4- Subir a escada rolante de descer ou descer a escada rolante de subir.
5- Ver um fantasma.
6- Ser um adolescente. Fazer coisas que adolescentes fazem, como beber, fumar ou ter namoradas.
7- Passear em um dirigível.
8- Subir em uma nave espacial e ver a Terra do espaço.

Esta não é sua única lista. Sam cria também listas de como viver eternamente, listas sobre sua aparência, coisas favoritas, o que fazer quando alguém morre, fatos fantásticos sobre dirigíveis, para onde vamos após a morte, coisas que quer que aconteça após sua morte, dentre outras listas e questões que os adultos não sabem ou não querem responder.

Um livro comovente, que oferece um olhar diferente sobre esta doença, um olhar do ponto de vista de uma criança curiosa, sem exceder na tristeza da situação em que ele vive. Sam tem uma mente notável e ele se concentra em realizar os itens de suas listas.
Basta dizer, que ele faz um excelente progresso através de suas listas, de formas criativas e adequadas à idade. Sam é um fã de fatos e oferece muitos outros fatos interessantes sobre diversos assuntos, incluindo sua doença, caixões, etc...

Ao longo da história, o livro dá ênfase as pequenas belezas da vida - os pequenos detalhes que são frequentemente negligenciados por todos nós.
Os pais e a irmã de Sam tentam lidar com esta difícil situação de maneiras muito diferentes, oferecendo ao leitor uma boa lição sobre o fato de que não há uma única maneira de se lamentar. Existem muitas oportunidades para pensar e discutirmos em nossas famílias, a maneira como Sam aborda o assunto. Sobre as perguntas que ele faz e que ninguém nunca responde. Perguntas sobre o porque as crianças ficam doentes, onde nós vamos depois de morrer, qual é a sensação de morrer, e muito mais. O final é o esperado, mas é tratado de uma forma criativa - o que se faz necessário, uma vez que o livro é contado a partir do ponto de vista de Sam.

A autora é hábil em fornecer pistas sobre a turbulência da família de Sam. Como eles oscilam entre a negação e a aceitação, e mesmo que a situação de Sam seja o fator principal do livro, ela nos oferece uma visão de sua família e nos desperta simpatia, pela maneira como eles conseguem lidar com a doença de um ente amado.

Sally Nicholls, sabe equilibrar muito bem as passagens de desespero com momentos inspiradores de bravura, e a narrativa sentimental de Sam é sempre honesta e nunca se torna enjoativa.

Eu gostei da capa. A diagramação, a fonte escolhida, a cor das páginas, ficaram perfeitos e nos facilitam a leitura.

Devo reconhecer, que se não fosse por ter recebido este livro, através da parceria, talves nunca o tivesse lido. Pois, não curto muito este tipo de literatura denominada ‘Sick-lit". Não por preconceito e sim por ser uma manteiga derretida mesmo, e geralmente ter o hábito de entrar na história, vivenciar todos os acontecimentos e todas as alegrias e tristezas dos personagens. Sendo assim livros com esta narrativa, costumam ser evitados por mim...

Mas, recomendo por ser uma historia bem escrita e muito bem desenvolvida pela autora.
E principalmente por Sam, um personagem muito fofo e comovente.
Eu tive a coragem de experimentar a leitura e não me arrependo, pois o livro nos traz grandes ensinamentos e também uma história linda de se ler. Experimente você também.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Aninha 12/02/2022

Resenha COMO VIVER ETERNAMENTE ??
Aii tô destruída chorei demais.
Mas msm assim recomendo, muito bem escrito cara, incrível provavelmente vou chorar mais ainda hj mas n me arrependo me ensinou mais uma vez aproveitar minha vida e as pessoas q eu amo Jesus me deu a chance de estar aqui nesse mundo por quanto tempo eu nsei mas vai ser a melhor vida q eu posso ter ?????? novo favorito
Avisos: é um livro triste e vc provavelmente vai chorar bastante

Bruno 08/10/2013

Perguntas que ninguém responde: “Porque Deus permite que as crianças adoeçam e morram?"
Sally Nicholls obteve inenarrável êxito ao escrever "Como Viver Eternamente" - Seu primeiro romance. Aborda a leucemia através do típico olhar inocente de uma criança, no caso, Sam (Um jovem obcecado por fatos e Records Mundiais). A história é desenvolvida através do diário de Sam, no qual somos apresentados aos seus devaneios, sonhos e as "perguntas que ninguém responde". Durante o livro encontraremos personagens marcantes, como é o caso do rebelde e ímpar Felix, o qual será o símbolo de coragem e motivação da busca eterna dos sonhos do coadjuvante. Um romance dirigido a crianças, adolescentes e adultos, "Como Viver Eternamente" é um livro básico na coleção de qualquer leitor do gênero e que busca, de fato, acrescentar algo ao leitor.

Juh flor 21/04/2021

Maravilhosamente triste
Eu nunca chorei num livro mas chorei nesse aqui KKKKK ele é lindo, e muito tocante. Tem lições lindas e é extremamente bom, recomendo pra td mundo que quer ler algo duro narrado através dos olhos de uma criança - esse aqui faz chorar mesmo KKKK

Andy Santana 17/04/2021

Separe o lencinho, que as lágrimas vem!
Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Como não se emocionar com este começo de livro? Narrado em primeira pessoa, “Como Viver Eternamente” de Sally Nicholls, conta a história de um garoto que resolve escrever um livro relatando sua história e seus recentes desafios, enquanto espera a morte, devido a um câncer incurável.

Sam não tem perspectiva de cura portanto estuda em casa junto com um amigo que conheceu em suas longas idas ao hospital para fazer tratamento. Diante de uma sugestão de lição (a professora deu a ideia de eles escreverem um livro), o garoto começa a fazer uma lista de coisas que gostaria de realizar, e junto com o amigo busca alcançar seus objetivos.

A dor da perda é constante no livro, mas Sam apresenta de uma forma divertida que a vida tem q ser leve e eterna. É praticamente um livro de auto ajuda, se você olhar com bons olhos, pois a história fácil de se ler, tem inúmeros ensinamentos. Uma descoberta gostosa, de um livro que merece toda a atenção. Superou minhas expectativas.

site: http://www.sodapop.com.br/livro-como-viver-eternamente/

Thaís @thanoslivros 09/06/2015

Literalmente EMOCIONANTE!!!
Q livro é esse??? As ultimas 10 páginas foram lidas secando muitas lágrimas.
Sam é um menino muito fofo. Tenta lidar com sua doença, Leucemia, da melhor maneira possível. O q mais me impressionou foi a maturidade q ele demonstrou por todo o desenrolar do livro.
Capa linda, livro lindo, história linda!! Amei!

Rislay 30/08/2015

Algumas coisas são perfeitas do início ao fim
O livro é realmente fascinante!
Chorei e ri muito, algumas vezes ao mesmo tempo.
Relata a história de Sam, e parece muito com um diário. E eu adoro ler diários. Sam é uma criança que tem leucemia linfoblástica aguda e encara tudo de uma forma bem humarada. Frank, seu melhor amigo, também tem câncer, e os dois compartilham grandes aventuras, ao mesmo tempo que lutam contra a doença.
Um relato de amizade, garra, ousadia, e a inocência de uma criança, tudo em um único livro. Embora o título pareça muito com um livro de auto-ajuda, não se trata de um. E eu confirmo o diz a sinopse do livro:
"Não se fala do fim, mas da eternidade.
Não fala da tristeza, mas da alegria de viver.
Ele fala, sim, do que também é feio, mas é pura beleza.
Você vai lendo, lendo e se encantando com a maravilha da vida e do seu sentido, seja lá que sentido for esse. E quando lê a página final, o testamento de Sam, com um nó na garganta e uma lágrima rolando pelo rosto, você pensa apenas que, se um dia for morre, que seja desse jeito.
Neste sentido, "Como viver eternamente" não é só um romance que pode ser lido por crianças acima de oito anos de idade, mas por qualquer ser humano de qualquer idade.
Basta ser humano.
E estar vivo."

Van 09/10/2021

Leve e pesado
Engraçado dizer, mas para mim essa leitura foi leve e pesada na mesma medida. É uma situação muito triste e difícil mas o personagem principal traz isso de uma maneira leve e até arrisco dizer: divertida. O livro também despertou muitos sentimentos em mim. Recomendo esta leitura se você estiver em um momento bom.

Lívia 17/08/2021

Segundo livro do clube do livro!
Que leitura! Eu amo livros com crianças e mais ainda livros que falam sobre o luto. Esse especificamente nao aborda tanto a questão do luto, mas do dia a dia de uma criança doente e que tem consciência que vai morrer. De como é para ele entender as coisas e pensar em um futuro tão próximo. Muitas coisas simples mexeram muito comigo e eu gostei demais! Uma pena que li ele durante uma ressaca literária, sei que se fosse em outra ocasião eu teria aproveitado um pouco mais.

Nathan Souza 23/01/2022

Uma viagem na mente adormecida
Gostei muito desse livro, COMO VIVER ETERNAMENTE conta a história de Sam, um menino na faixa de uns 11/12 anos que está com leucemia e basicamente já tem a notícia de que vai morrer (não é spoiler - acho).

Acontece que Sam é incrível. Mesmo sabendo da notícia ele não deixa de viver o melhor que a vida pode oferecer a ele. Ele tem metas, sonhos e deseja conquistar muita coisa que as vezes parece impossível dado suas condições. Ele deseja bater algum recorde mundial(o mais idiota que tiver), andar em um dirigível, conhecer o Espaço, escrever um livro e muito mais.

Ele não deixa de sonhar!

Sam me deixou com um aperto muito forte no peito por me fazer lembrar um pouco de como eu era quando criança. Daquele otimismo cego, daquela vontade de realizar o impossível pensando que é possível e daquela gana em busca da verdade e da justiça.

Como viver eternamente é um livro pra vc ler e guardar no coração. Lembra um pouco O pequeno Príncipe.
Acho que vale a pena ler esse livro e fazer uma viagem na vida de Sam e dentro de si mesmo ao mesmo tempo.

Muito bom!

Luciane 31/01/2016

Sem palavras...
Não somos nós que escolhemos os livros, mas sim eles que nos escolhem. Os livros nos chamam para lê-los no momento certo de nossas vidas.
Digo isto, porque, no fim do ano passado, fui viajar justamente para ficar ao lado da minha família em uma situação muito parecida com a do livro. Eu tinha vários livros para ler, mas vi que este a escrita era fácil e era relativamente pequeno, assim o escolhi para me acompanhar em minha viagem. Não sabia do que se tratava (nunca leio as sinopses ou resenhas).
Na casa da minha irmã, resolvi começar a ler o livro, enquanto olhava para o meu pequeno sobrinho (de 10 anos) que estava muito doente (câncer).
A surpresa foi tanta ao descobrir que se tratava da história de um menino de 11 anos com câncer. Sam, igual o Lucas (meu sobrinho) tinha uma enorme vontade de viver e fazia muitas perguntas que ninguém respondia: "Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?" "Para onde vamos quando morremos?", entre muitas outras.
Me emocionei muito com a história de Sam, mas de uma certa maneira, ela me preparou para a história do Lucas que também estava chegando ao fim... Tudo foi muito parecido. As últimas brincadeiras, os últimos passeios e o momento final...
Por isso que acredito que foi o livro que me escolheu. Se eu tivesse lido em outro momento, não teria sentido tudo que senti...
Minha irmã chegou a me perguntar do que se tratava o livro, não tive coragem de falar. Disse apenas que era um livro juvenil... Naquele momento, apesar de tudo, ainda tínhamos muitas esperanças...
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

GianiPlata 25/02/2016

Como Viver Eternamente - Sally Nicholls
O livro conta a história do menino Sam. Ele tem 11 anos e está em fase terminal de leucemia.
Foi “ele mesmo” quem escreveu o livro, para registrar sua vida, seus sonhos, duvidas e conquistas.

Se estiverem esperando um drama, podem procurar outro livro! Alguns trechos emocionam, mas a maior parte é bem divertida!
Acompanharemos Sam e seu amigo Félix em atividades que para nós, são pequenas coisas do dia a dia, mas para eles, com todas as suas limitações, são grandes realizações.

Imagem surrupiada do Blog Pausa para Nerdices.

A autora soube escrever com toda a doçura e simplicidade de uma criança, que mesmo sabendo que não tem muito tempo de vida, ainda assim tem alegria e amor o suficiente para dar um pouco de animo para sua família que vive triste, pois sabem que não há mais nada a fazer, a não ser tentar tornar os últimos dias de Sam os mais felizes o possível.

“Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto”

Assim como eu, Sam adora fazer listas! De sonhos, de perguntas, de presentes... E essas listas, além de alguns desenhos, fazem parte do livro que ele está escrevendo para que todos leiam após sua morte, para que assim, quem não o conheceu conheça, sem que seus pais tenham que repetir a mesma história várias e várias vezes.

Imagem surrupiada do Blog Capa e Título.

Uma história encantadora que não fala da dor da morte, mas sim, da alegria de viver.

"1 - Dizer todo dia de manhã: Amanhã vou dizer isso de novo."

Pode ter certeza de que se pegará sorrindo na maior parte do tempo!

Imagem surrupiada do Blog Doce Literário.

A narrativa é super leve e dinâmica! Li em algumas horas. Depois, só me restou a saudade do garotinho esperto e corajoso que planejou tudo para que quando ele se fosse, só restassem boas coisas para sua família se lembrar.
A capa é muito bonita. Adoro Azul! A diagramação é maravilhosa! A Editora caprichou bastante! A fonte é bem variada, em um ótimo tamanho e no papel amarelo. O conjunto perfeito!

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2014/11/como-viver-eternamente-sally-nicholls.html

Livros e Pão 08/04/2021

O meu xodó
Esse é um livro muito especial para mim. É um livro sobre a vida e, apesar das partes tristes, a mensagem principal é a de esperança e de saber como aproveitar a vida. Já o emprestei e recomendei para várias pessoas. A escrita é leve e é o tipo de livro que você pode devorar em 2h ou guardar para ir lendo aos poucos, absorvendo a história conforme o coração aguenta. Felix até hoje se sustenta como um dos personagens mais carismáticos que já li. Recomendo!