Os Filhos de Wang Lung

Os Filhos de Wang Lung Pearl S. Buck

Resenhas - Os Filhos de Wang Lung

Lili Machado 28/06/2012

A luta do novo contra o velho, na China – ou em qualquer lugar do mundo.
Segundo livro da trilogia clássica de Pearl S. Buck, que começou com A boa terra (resenha no Skoob: http://www.skoob.com.br/estante/livro/906428), se inicia com a luta dos três filhos contra o patriarca Wang Lung, que está morrendo. A luta do novo contra o velho, na China – ou em qualquer lugar do mundo.
A revolução varre a nação, deixando destruição e morte em seu caminho; mas, também, prometendo emancipação a milhões de oprimidos que tentam sobreviver no mundo moderno.
Os três filhos de Wang Lung são: Wang o mais velho (Senhor das Terras), Wang o segundo (Mercador), e Wang o terceiro (o Tigre).
Ironia do destino, nenhum dos filhos respeita o que o pai Wang Lung, deixa para eles, cheio de esperança de que eles continuem seu trabalho na terra, de forma sábia.
Esta é uma estória triste: a evolução de Wang o Tigre no poder, torna as vidas de Wang o Mercador e Wang o Senhor das Terras, um desastre.
Wang o Senhor das Terras, torna-se um homem gordo que vende quase toda a terra que tem, para financiar os prazeres da vida.
Wang o Mercador, é um oportunista que só está interessado no dinheiro, sempre se preocupando em como se parece aos olhos dos outros.
E Wang o Tigre, só quer saber de tornar-se um poderoso líder, tornando-se um importante soldado que desdenha a vida de camponês de seu pai.
Fugindo de casa desde a adolescência, e planejando estabelecer sua própria dinastia no norte do país, Wang o Tigre está sempre obcecado em controlar os outros e seus próprios sentimentos, no sentido de tornar-se mais forte, desprovido de coração e sempre impondo padrões impossíveis de comportamento, para ele mesmo.
Os anos passam e sua vida não funciona exatamente como ele planeja. Quando seu filho nasce, ele transfere todo o foco em transformá-lo num guerreiro. Seu amor pelo filho, e pelo poder, são sufocantes. E eles não se entendem.
Este volume da série é bem diferente do primeiro, A boa terra. É um volume intermediário e absolutamente necessário, para terminar com o terceiro volume da trilogia: Casa dividida.
Quando o leitor terminar de ler este volume, estará ansioso em saber o que acontecerá com o filho de Wang o Tigre, e como a revolução iminente irá transformar o relacionamento de pai e filho.
Sandro.Gomes 25/02/2020minha estante
Já li A boa terra, achei sensacional.
Estou procrastinando iniciar o segundo da série, sua resenha me inspirou.