Pedagogia da Presença

Pedagogia da Presença Antonio Carlos Gomes da Costa

Resenhas - Pedagogia da Presença

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Livro muito necessário!
Livro extremamente necessário para sabermos como lidar com adolescentes (apesar de ser voltado para jovens em reclusão). Abriu um novo horizonte para mim, como estudante de Pedagogia e Serviço Social, alinhando os dois cursos.

Luh 14/04/2022

Inspirou a PEI em São Paulo
O autor é um dos idealizadores do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na obra, ele faz diversas reflexões e vários apontamentos a respeito da importância da presença na construção educativa de jovens.

A relação entre educador e educando baseada na pedagogia da presença é repleta de respeito, de reciprocidade, de compreensão e entendimento.

Glaucia Maria 13/01/2022

Ser presente é ser empático e acolhedor
Ele é muito bom, mas requer adaptação para a nossa realidade visto que foi escrito pensando em situação de jovens ou programas de reclusão.
Mas aborda a importância da presença na educação. Aborda sobre o acolhimento, a importância deste e do pertencimento e para isso fundamental que o professor esteja preparado e aberto para realizar observações e mudanças nas suas concepções e práticas pedagógicas.
Fala também da importância dos espaços da escola, não so como espaços acolhedores, mas espaços que ensinam.
O livro ajudar muito os professores a se prepararem para o processo de tutoria, no qual terão contato direto com os alunos justamente para orienta-los nesse processo de mudança e pertencimento social.

Márcia 23/08/2021

Leitura obrigatória para quem trabalha com adolescentes
O livro Pedagogia da Presença é um livro que trata com muita clareza os problemas enfrentados por adolescentes em situação de vulnerabilidade, em especial, o adolescente infrator em condição de privação da liberdade.
A sensibilidade e lucidez do autor, ao mostrar o quão é difícil pra esse jovem superar essa condição e mudar o rumo de sua vida, nos traz luz frente à diversidade de situações que professores podem enfrentar com estes jovens e como superar esses desafios.
Uma leitura necessária, especialmente hoje,com tantos jovens vivendo em situações de abandono familiar e social!

Smoke One 03/02/2021

Não é um manual.
A princípio, obra em si pode parecer um guia ou até mesmo um manual.
Mas, a meu ver, funciona muito mais como suscitadora de reflexões para adaptações contextuais. Sobretudo porque, cada realidade e educando é singular, possuindo desafios pontuais e sistêmicos.
O que, querendo ou não, obriga cada educador a ponderar formas cabíveis de lidar com os desafios que os educandos apresentam.
Em suma, pode servir para pensar em diversas situações enfrentadas com educandos classificados como difíceis e ponderar quais caminhos tomar para orientar e auxiliar no alcance dos objetivos almejados pelos educandos.

Aline 15/07/2020

Livro que apresenta uma visão humana necessária de abordagem à adolescentes e jovens em medida socioeducativa.
Dividido em duas partes, primeiramente o autor aborda temas importantes para a reflexão dos educadores. E depois teorias que podem auxiliar no trabalho para favorecer o auxílio a esses jovens.