O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Júlia 02/08/2021

Um homem que vai meio sem querer parar no meio de uma história bem alucinante. Eu gostei do livro, não sabia muito mais do que a existência de um homem rico que da nome ou livro.

Bela 02/08/2021

Gatsby
Impressionante ver o que uma pessoa pode fazer para tentar conquistar a outra e as armadilhas amorosas que as vezes nos colocamos. As vezes aceitamos relacionamentos tóxicos e complicados e temos dificuldade de enxergar outra possibilidade de ser feliz. Adorei ser narrado por outro personagem.

meduardannunes 01/08/2021

Muito mais que um mero romance...
O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald é um romance com pano de fundo do capitalismo americano pós grande guerra: rápido, curto e simples de ler, pois a escrita do autor é caracteristicamente melodiosa e envolvente. Uma ótima introdução aos clássicos!

Mick 29/07/2021

meu clássico favorito. Cumpre o que deve, mostra que todo estadunidense é ruim, e se não é, é podre.

Nernwie 29/07/2021

O grande
Não esperava muito desse livro. Não me surpreendeu, mas também não foi uma decepção... é um clássico bom, provavelmente teria sido uma leitura excepcional se eu fosse da época de publicação. Mas lendo atualmente, é apenas uma boa leitura, com uma escrita boa, mas com uma história ok.

Li em pouco mais de um dia.

Beatriz.Coutinho 29/07/2021

Preciso dizer o quanto estou feliz por concluir esta leitura. comecei o livro sem pesquisar ou ler sinopse, eu queria me surpreender com a leitura, e claro, o livro é um clássico e há motivos para isso, e vou deixar minha opinião de porque o Grande Gatsby se tornou um dos meus livros clássicos favoritos.

O Grande Gatsby tem como pano de fundo um Estados Unidos com grandes possibilidades, após a primeira guerra mundial, a América se encontra em bons momentos até então tudo acabar com a Grande Depressão.
Essa história conta sobre Gatsby e toda nuvem de mistério sobre ele e sua riqueza, acompanhamos a história pelos olhos de Nick, novo vizinho e uma pessoa de muito interesse ao mesmo, já que ele é primo da razão por toda a ganância por trás de Gatsby.

Um ponto importante que sinto em comentar nessa resenha, é como é falado sobre o velho dinheiro e o novo, o velho sendo uma coisa que vem de berço e que geralmente não houve muito esforço do mesmo (algo como a aristocracia), já o dinheiro novo foi mérito total da pessoa. E um fato que o velho dinheiro não aceita o novo, no livro vemos claramente isso.

Do alto ao ponto mais baixo da vida de Gatsby ele foi movido pelo seu amor a Daisy - prima de Nick. E para mim ficou bem claro que não havia intenção de parar com sua ganância, em sua mente ele precisava de mais para sua amada, havia sentimentos claramente tóxicos dentro dele que acabaram o levando a morrer para cobrir os erros do seu amor.

O Grande Gatsby é um clássico da literatura americana e se você quer ler um clássico mas tem medo, essa história é ideal pra você.

Luana Gibelli 29/07/2021

Questão legal
Achei elenco e ambiente bem "americanão" mas a mensagem- se entendi- interessante. Só não tudo isso que falam.

bruna.vanessa 28/07/2021

O livro deixa um reflexão em relação a "viver no passado" e o quanto isso pode nos prejudicar. O fim é triste.. não devemos mudar a vida pensando em agradar, no fim poucos estarão ao nosso lado, vimos isso com gatsby.

Aldeizia 28/07/2021

A solidão banhada a ouro
Lendo esse livro eu me peguei lembrando daquele passarinho que constrói um ninho todo caprichado, com a intenção de atrair a atenção da fêmea.
Mas saindo das minha divagações e entrando nas minhas impressões, a sensação que eu tive, é que esse é um romance onde todos os personagens são extremamente solitários e presos aos seus próprios desejos, os envolvimentos emocionais parecem feitos de fumaça e a única coisa concreta é o dinheiro.

Mel 27/07/2021

O Grande Gatsby
Incrível, simplesmente perfeito ?
O livro te deixa muito reflexiva conforme a história se desenrola, nos traz muitos aprendizados quanto a ambição, fidelidade, falsidade e tanto que "viver no passado" nos prejudica. Gatsby tinha um amor por Daisy que ultrapassava limites, entretanto, ele tinha uma imagem dela no passado, o que faz com que tudo fique muito mais difícil para ele. Gatsby muda de vida para agradar, muda seus modos, suas prioridades. Gatsby, nada mais é do que uma grande vítima da classe alta, da ambição e do amor

boemilly 27/07/2021

interessante, para um plagiador
Me surpreendeu positivamente, mesmo detestando os plágios do autor. O final foi muito caótico e apressado, deu a impressão de que o Fitzgerald se perdeu e tentou terminar logo o livro. Não sei, foi bem perdido, mas me distraiu por uma noite.
stéfani 27/07/2021minha estante
ele plagiou qual livro? não sabia

boemilly 28/07/2021minha estante
ele plagiou a mulher dele, Zelda. Tirava trechos de diários dela sem autorização e os reescrevia no livro.

stéfani 28/07/2021minha estante
meu deus que horror

jacquealsousa 26/07/2021

Gatsby contra a corrente
Amor é mar
Na embarcação da vida
Rumo ao cais da felicidade

Desamor é barco sem mar
Uma viagem esquecida
Numa ilha de saudade

Mesmo com o melhor veleiro
Ou seguro no porto
Será desconforto
Se não estiveres remando ao meu lado

Mesmo que o vento mude de direção
E me afaste da calmaria
Ouso naufragar ao enfrentar a ventania
Na certeza de que estou em ti ancorado