O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

belagrc 23/04/2024

Eu esperava MUITO desse livro, adoro esse tipo de leitura e fiquei muito tempo ansiosa. Confesso que me senti frustrada, o livro não é nada como eu pensava, espero que no futuro eu leia novamente e mude de ideia

Ju 22/04/2024

Clássico
Mesmo assistindo o filme o livro ainda me baqueou? leitura incrível, ainda a pensar sobre o desfecho deste clássico.

Gabriel 21/04/2024

Adorei o livro de O Grande Gatsby, porém, devo confessar que o filme é melhor! Isso não tira em nada o valor desse livro atemporal. Eu adorei!

Fernanda.Caputo 20/04/2024

Ilusões e solidão
"Gatsby que representava tudo aquilo que me causava genuíno desprezo".

Logo nas primeiras linhas o narrador, Nick Carraway, já nos apresenta sua visão do homem que dá nome ao livro.

Nick se muda para o Leste dos EUA na década de 1920 em busca daquele sonho americano que só NY parece sustentar.

Torna-se vizinho de Jay Gatsby, um milionário que promove inúmeras festas regadas a champanhe, canapés, muita música, belas damas.

Ninguém conhece o passado de Gatsby. Mas ele era cativante: "era um daqueles raros sorrisos com o ar de eterno consolo, do tipo que você só encontra umas quatro ou cinco vezes na vida".

A história de Nick se entrelaça com a de sua prima Dayse, o marido Tom, sua amante, a amiga Jordan e Gatsby. "Eles eram todos descuidados e confusos".

O livro é absolutamente envolvente, não consegui largá-lo até terminar. A escrita é deliciosa, muito fluida, o narrador é incrível.

O final me trouxe uma reflexão sobre as relações que cultivamos. O quão profundas elas são?
"É preciso demonstrar a amizade quando a pessoa ainda está viva, e não depois que morreu", lança um dos personagens a justificar sua ausência em um velório.

Eu amei, amei esse livro! Certamente entrou para a minha lista de favoritos! Agora quero ver o filme!
E esta edição da Penguin tem notas muito boas!

Myria.Viana 20/04/2024

O grande Gatsby para mim foi mais como as aventuras de Nick e seu vizinho estranho rsrsrsrs
A leitura não tem nada de extraordinário, a não ser o fato de traição, morte seguida de fulga do flagrante e suicidio. O personagem narrador achei muito mais interessante do que o personagem central da história. Em alguns momentos para vida mais um delírio do narrador do que retratação da vida do Gatsby.
skuser02844 20/04/2024minha estante
ja estou olhando a 10 min mas ainda nn consigo acreditar nessa capa horrorosa desse livro

Myria.Viana 21/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk

bookskai_ 20/04/2024

E esse final?
Primeiramente, gostaria de falar sobre a escrita do autor, ele é muito detalhista e escreve maravilhosamente bem, mas sabe quando a gente lê um livro e ele não casa com o nosso gosto? foi mais ou menos assim que me senti, não sei se por ser muito antigo, ou pelo fato da história ter demorado um pouco pra desengatar, olha que é uma edição de bolso com 208 páginas, já li um livro de 400 e poucas páginas em 3 dias! Por fim, o Gatzby parecia ser um bom homem, agora a Daisy e o Tom se merecem, dois lixosos!

swiftiebookworm 19/04/2024

Me surpreendi positivamente, gostei e achei a escrita boa, e representou bem o que queria representar com o american way of life e tals
achei booooa parte do livro bem introdutória, a história mesmo só chegou lá no final
queria saber mais sobre a jordan

Cassia_kk 18/04/2024

Um clássico
A leitura é boa, mas enfadonha. Só começa a melhorará lá pelos 70%.
Os personagens são terríveis, mostram bem a classe rica e capitalista da época.

elenä stkmnâï¸ 16/04/2024

Que livro!
Amo o filme mas pareceu que o livro foi mais profundo, mais ?presente?? não sei explicar mas sei que foi extraordinário ler mesmo sabendo o final :,) deu um vazio depois de terminar o livro que foi certamente maior do que o vazio que o filme deixou.
Parecia que eu tava no Hotel, no salão de festas ou até mesmo nos carros apesar de estar sentada num banquinho a anos de distancia dos loucos anos 20.
Laura 16/04/2024minha estante
????

Gabi.Costa 15/04/2024

Li errado
Eu sinto que eu não consegui aproveitar essa leitura do jeito certo, ouvi o áudio livro disponível na audible e foi minha primeira experiência péssima no app, que narrador horrível, tinha h que parecia que era o Google lendo pra mim, e por isso a experiência foi meio anêmica.
Pretendo reler em breve numa edição descente pra poder absorver a grandiosidade desse livro.
Marcela Salles 19/04/2024minha estante
Exato! Escutei um pouco do audiobook e logo parei, a experiência lendo o livro foi mil vezes melhor!

ferrarsbf 14/04/2024

O grande trouxa
Daisy faça um favor para a nação e va se lascar.

Li muito depois de ter visto o filme que gostei bastante e se tornou um dos meus favoritos, não gostei tanto como achei que iria gostar mas valeu a pena. A amizade do Nick com a amiga da Daisy é a melhor parte.

Curiosidade: o livro é inicialmente escrito pela esposa do autor que mais tarde foi roubado e (creio eu) terminado e publicado por ele.

soufernanda 14/04/2024

Apenas assista ao filme...
Este é um bom livro. Não tenho críticas à escrita de Fitzgerald e nem à construção do enredo. Em vista disso, avaliei a obra com 5 estrelas.

Mas como uma coisa nada tem a ver com a outra, devo confessar que o livro é muito enfadonho.
Todos os personagens são irritantes, com exceção de Gatsby e seu vizinho. Este último, ainda que não me cause irritação, é tão insignificante que eu nem ao menos consigo recordar o seu nome, apesar de ter finalizado a leitura há pouco tempo...

Este livro possui uma adaptação cinematográfica homônima. Então, se você não estiver disposto a embarcar nesta leitura e correr o risco de ter a mesma experiência tediosa que eu, assista ao filme e seja feliz. A história é contada com exatidão, a fotografia é belíssima e ainda tem o maravilhoso Leonardo Di Caprio no papel de Gatsby.

De nada :P