O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Karol com kah 24/03/2024

Mais um clássico incrível
Simplesmente sensacional! Tive que assistir o filme logo após terminar o livro e fiquei boquiaberta ao perceber que mesmo que o filme tenha sido brilhante ao adaptar as cenas, a escrita do F. Scott Fitzgerald é única.

Estou apaixonada e encantada com o modo que Fitzgerald conduz a história. Estou louca para ler outras obras dele.

Nayonara 23/03/2024

"Nenhum fogo poderia destruir o conto de fadas que ele tinha em seu coração"

???? Nick Carraway acaba de se mudar e em pouco tempo descobre que o seu vizinho, Gatsby, tem o hábito de dar grandes festas, é convidado para uma delas mesmo sem ter contato pessoalmente com o anfitrião.

? Ao chegar à festa percebe que a maioria das outras pessoas não foram convidadas, apenas sabem que as festas acontecem e vão até lá mesmo que também não conheçam o dono do local e Nick logo percebe que cada pessoa ali possui uma teoria maluca sobre quem é Gatsby e o que ele faz para manter aquela casa.

????? Nick conversa com Gatsby que o convida para um passeio no dia seguinte, esse é o começo de uma aproximação dos dois, provavelmente o mais próximo de Gatsby que a maioria das pessoas que frequentam a sua casa já chegou.

Li esse livro sem fazer ideia do que se tratava porque normalmente evito ler sinopses para iniciar a leitura de mente limpa, não foi o que eu esperava, mas eu nem mesmo consigo dizer o que esperava dele.

@nayminhaestante

Emanoelly.Moreira 23/03/2024

EU NÃO ACEITO EU NÃO ACEITO ???????????

Choquei.amo-te 21/03/2024

Clássico muito conhecido então não há muito para adicionar ( considerando o que já foi dito ). O luvro é curtinho e um pouco enrolado, mas achei a trama bem envolvente me envolvendo do início ao fim. A edição da penguin colabora com notas e uma introdução muito boa.

Camilla 21/03/2024

Festas
Dono das maiores festas, Sr Gatsby, nada mais é do que um homem que se apaixonou perdidamente por uma mulher e viveu para ela ser sua novamente.

Você começa a história acreditando nos mistérios que cercam o Gatsby, mas ao redor do livro descobre que tudo o que ele mais queria era poder e dinheiro para poder reconquistas sua amada, Daisy.

Porém Daisy é casada com um cara que exibe sua amante por toda Nova Iorque e trata isso normalmente. Inclusive, há um briga dentro de um quarto de hotel que é tão desconcertante, pois o marido de Daisy refere-se a amante como um descuido e acha um absurdo que sua esposa ame outro homem.

Após essa briga, Daisy atropela a amante do marido, porém ela não sabia que era a amante de Tom. No entanto, Tom diz para o marido de sua amante que quem matou foi o Gatsby e daí vemos o final do livro.

O Grande Gatsby não é emocionante e a história se torna um tanto rápida, o que faz com que o leitor não se apegue muito ao romance a tragédia que nele ocorre.

Larissa.Ciscotto 21/03/2024

Realmente grande Gastby
Comecei a leitura um pouco devagar, aos pouco foi ficando interessante e de repente me vi presa na história. Um livro que vai cativando, aborda a atmosfera da elite de forma bem aproximativa, gostei muito da amizade que foi crescendo entre Gastby e Nick, um tanto próximos e distantes ao mesmo tempo.
Nada foi justo nesse final, mas se tem alguém que conseguiu meu desprezo.. aaaa foi a Daisy.

E aqui fica a reflexão pra esse final que eu não esperava: o dinheiro te aproxima de muitas pessoas que não são necessariamente (e provavelmente) suas amigas.

O Menino a Lua e os Livros 21/03/2024

A ilusão do sonho americano
O Grande Gatsby é um romance fabuloso que mesmo depois de tantos anos consegue cativar e se sustentar como uma grande obra da literatura estadunidense. Fitzgerald consegue traduzir em suas páginas a efervescência do pós guerra dos anos 1920 e como o sonho americano era apenas uma ilusão em que se destruía os homens e seus sonhos.

Lais Cruz 20/03/2024

Mordaz, sedutor e fugaz...

O personagem que da nome a obra resume o próprio livro, que com uma escrita elegante torna temas dificeis quase irrelevantes e mostra a maneira como o amor e a obsessão se aproximam, se comprometem e se destroem.

Primeiro livro do autor e já fui conquistada.

20/03/2024

"Ricos" também sangram
Na árvore genealógica dos livros, Gatsby é o fruto entre "O Poderoso Chefão" e "Emma". Esse amor que rendeu fofocas e bilionários entre períodos de guerra.

O livro inicialmente é isso, uma fofoca. Sabe aquela pessoa com uma vida e personalidade impecáveis que só nos dá um pensamento quando a vemos: "O que raios há de errado em você? Ninguém pode ser perfeito o tempo todo!"; e esse é exatamente a questão do narrador (Nick Carraway).

Quando Nick ouve falar sobre seu vizinho (Jay Gatsby), o jovem rico que sempre dá festas, gentil com todos e blá blá blá, ele não pode deixar de se sentir curioso e tenta se aproximar para descobrir o verdadeiro passado de Jay dentre todos elaborados por comentários e fofocas.
E com o caminhar das coisas, a reviravolta de festas e mexericos para ação e romance mantém o interesse de pé, revelando o verdadeiro Gatsby muito mais (ou talvez, bem menos) do que esperávamos.

Assumo que peguei o livro sem nem sequer ler a sinopse, mas a história não foi de todo uma decepção. O que mais gostei foi a forma como o autor conseguiu deixar tão viva a atmosfera e o ambiente dos acontecimentos, o ar da década de 1920 presente em todo o livro.
Em contrapartida, o aparecimento de personagens toda hora tira um pouco o foco dos realmente relevantes.
Resumidamente, me senti em uma montanha russa: começando devagar, pegando caminhos inesperados, tendo pausas antes do climax... esse livro é uma boa recomendação se você é fã de algum dos livros "da árvore genealógica" ou da década de 1920.

clara 19/03/2024

Eu não ia falar nada pra combinar com minha reação não-sei-nem-o-que-dizer de quando li a última página desse livro, mas não paro de pensar de jeito nenhum, tiro o chapéu pra esse texto, que escrita linda e tocante, que história envolvente, que pessoas horríveis, que dualidade de emoções ao longo de tudo, que alienação da minha parte, obra prima.

VitAria 19/03/2024

Melhor do que um bom filme é ler o bom livro que inspirou
Vocês já devem ter visto o filme do livro, e a atuação impecável do Leonardo Di caprio, mas meus amigos, melhor que isso é o livro que inspirou aquilo tudo.
A história é comovente, o jeito como tudo se desenrola, os conflitos dentro da narrativa, que livro bem construído e interessante de se ler!
É uma leitura rápida e gostosa, só não é 5 estrelas pq o final me deixa p*ta até hoje

cecil :) 18/03/2024

O peguei por acaso na biblioteca, chamou minha atenção por que gostei da capa e pelo nome que me era conhecido, mas eu não me recordava de onde.

Enfim, foi uma leitura rápida e fluida pra mim, os personagens eram interessantes e cativantes, eu não parava de ler querendo saber mais sobre eles, os acontecidos e mistérios.

Principalmente, óbvio, querendo saber mais sobre Gatsby.

No geral, foi uma ótima leitura

Jess Cipriano 18/03/2024

Clássico
Eu assisti o filme por volta de 2014 ou 2015, e lembro que na época tive uma visão totalmente diferente da que tive agora lendo o livro e assistindo novamente a versão cinematográfica.
Acho que ao ler o livro, agora mais velha e com uma opinião crítica mais formada, eu pude notar que esse livro é mais uma crítica social do que uma história de amor.
Achei uma leitura bem interessante.