O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

MykaaMoon 23/04/2024

F. Scott Fitzgerald - O Grande Gatsby

Ao receber este livro em parceria com a Geração Editorial que acertou em cheio com uma leitura que a muito eu buscava e agora sinto aquela calmaria após finalizada.

Agora vamos de resenha;

Como se sabe o Grande Gatsby é um romance clássico do sonho Americano, publicado no ano de 1925, este livro atemporal que marca muitos preceitos sobre a psique humana, temas como desigualdades sociais, traições, luxo, materialismo e decadência moral em sua mais bela face. Todos estes temas reminiscentes na era do jazz e, com isso, todo o glamour que eram dispostos a todo vapor nas festas de Jay Gatsby, um dos ricos mais conhecidos pelo seu luxo e APENAS isso, mas com um sonho a qual este envolve seu par romântico.

O livro é narrado pelo Nick Carraway que diga-se de passagem, não consegui ler sem ter a voz do dublador do Tobey Maguire do filme de 2013, narrando tudo em minha mente, este que era o primo de Daisy, a belíssima e também volúvel par romântico de Jay. Nick também era vizinho de Gatsby e ele foi o ponto crucial para a junção do casal em um reencontro, mesmo sua prima sendo casada. A trama decorre de forma lenta, principalmente por ser narrada pelo ponto de vista do primo, mas também nos sentimos como espectadores em uma platéia de só duas pessoas, mesmo que o livro tenha tantos acontecimentos e pessoas envolvidas. Ele também tinha seu par romântico que foi superficial no meio dos caos explosivos que eram Daisy e Jay.

Nick não tinha o dinheiro dos outros personagens, mas foi uma peça chave para nos detalhar cada movimento dos casais citados no livro, que em adultério caloroso também clima de alguns momentos no livro, somos guiados por um confronto pessoal da forma que Jay é vista. O cara rico, carismático e com um sonho, apesar de já ter conhecido Daisy alguns anos antes do reencontro, e vivido um romance a curto prazo, antes dele prestar os seus serviços na guerra. Ele que fora pobre na infância e só então depois de algumas ocorrências, acabou entrando para o contrabando de bebidas e assim com toda sua fortuna podia bancar as festas e atenção de sua amada, ou pelo menos tentava.

Não irei expor os detalhes promíscuos dos casais nos momentos de adultério, para a resenha não se estender, mas digo aqui que são mostrados de forma detalhada cada momento citado do livro. O autor era muito bom na escrita e nesta edição de luxo traduzida pelo Humberto Guedes e apresentada por Ruy Castro está primorosa, tanto na diagramação quanto nas páginas detalhadas mostrando os filmes que foram inspirados no livro.

O livro passa muito por um suspense antes de conhecermos Jay Gatsby, inclusive a aparição dele demora um pouco, cheguei até a cogitar se estava realmente lendo o livro dele, mas não se assustem, que depois a leitura flui como as águas de um mar agitado. A trajetória que finda o livro é ardente, cheia de brilhos, riquezas, soberba, ambição e um desfecho que é um grande marco e que mostra as características da personalidade dos personagens com mais afinco, o lado egoísta de Daisy e íntimo com seu marido Tom. Nick, que fora o grande e único amigo do Jay no decorrer de todo esse caos absurdo, vai nos mostrando suas emoções finais que mexem com a alma do leitor. Acompanhamos um percorrer do mais belo globo brilhando em uma festa de jazz, ao desfecho decadente de pessoas que em suas escolhas, as consequências são diferentes porque possuem dinheiro para minimizar as pontas soltas. O tempo investido em prol de outras pessoas foi sentido por Nick, principalmente porque a sua vida não mudou como as dos outros por possuir bens, o tempo passou e ele ficou ali, como uma incógnita no meio da sujeira das ruas do lado desigual. E com isso me foi transmitido diversas reflexões que com certeza irei abordar cada uma delas no meu feed.

belagrc 23/04/2024

Eu esperava MUITO desse livro, adoro esse tipo de leitura e fiquei muito tempo ansiosa. Confesso que me senti frustrada, o livro não é nada como eu pensava, espero que no futuro eu leia novamente e mude de ideia

Ju 22/04/2024

Clássico
Mesmo assistindo o filme o livro ainda me baqueou? leitura incrível, ainda a pensar sobre o desfecho deste clássico.

Gabriel 21/04/2024

Adorei o livro de O Grande Gatsby, porém, devo confessar que o filme é melhor! Isso não tira em nada o valor desse livro atemporal. Eu adorei!

Fernanda.Caputo 20/04/2024

Ilusões e solidão
"Gatsby que representava tudo aquilo que me causava genuíno desprezo".

Logo nas primeiras linhas o narrador, Nick Carraway, já nos apresenta sua visão do homem que dá nome ao livro.

Nick se muda para o Leste dos EUA na década de 1920 em busca daquele sonho americano que só NY parece sustentar.

Torna-se vizinho de Jay Gatsby, um milionário que promove inúmeras festas regadas a champanhe, canapés, muita música, belas damas.

Ninguém conhece o passado de Gatsby. Mas ele era cativante: "era um daqueles raros sorrisos com o ar de eterno consolo, do tipo que você só encontra umas quatro ou cinco vezes na vida".

A história de Nick se entrelaça com a de sua prima Dayse, o marido Tom, sua amante, a amiga Jordan e Gatsby. "Eles eram todos descuidados e confusos".

O livro é absolutamente envolvente, não consegui largá-lo até terminar. A escrita é deliciosa, muito fluida, o narrador é incrível.

O final me trouxe uma reflexão sobre as relações que cultivamos. O quão profundas elas são?
"É preciso demonstrar a amizade quando a pessoa ainda está viva, e não depois que morreu", lança um dos personagens a justificar sua ausência em um velório.

Eu amei, amei esse livro! Certamente entrou para a minha lista de favoritos! Agora quero ver o filme!
E esta edição da Penguin tem notas muito boas!

Myria.Viana 20/04/2024

O grande Gatsby para mim foi mais como as aventuras de Nick e seu vizinho estranho rsrsrsrs
A leitura não tem nada de extraordinário, a não ser o fato de traição, morte seguida de fulga do flagrante e suicidio. O personagem narrador achei muito mais interessante do que o personagem central da história. Em alguns momentos para vida mais um delírio do narrador do que retratação da vida do Gatsby.
skuser02844 20/04/2024minha estante
ja estou olhando a 10 min mas ainda nn consigo acreditar nessa capa horrorosa desse livro

Myria.Viana 21/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk

bookskai_ 20/04/2024

E esse final?
Primeiramente, gostaria de falar sobre a escrita do autor, ele é muito detalhista e escreve maravilhosamente bem, mas sabe quando a gente lê um livro e ele não casa com o nosso gosto? foi mais ou menos assim que me senti, não sei se por ser muito antigo, ou pelo fato da história ter demorado um pouco pra desengatar, olha que é uma edição de bolso com 208 páginas, já li um livro de 400 e poucas páginas em 3 dias! Por fim, o Gatzby parecia ser um bom homem, agora a Daisy e o Tom se merecem, dois lixosos!

swiftiebookworm 19/04/2024

Me surpreendi positivamente, gostei e achei a escrita boa, e representou bem o que queria representar com o american way of life e tals
achei booooa parte do livro bem introdutória, a história mesmo só chegou lá no final
queria saber mais sobre a jordan

Cassia_kk 18/04/2024

Um clássico
A leitura é boa, mas enfadonha. Só começa a melhorará lá pelos 70%.
Os personagens são terríveis, mostram bem a classe rica e capitalista da época.

elenä stkmnâï¸ 16/04/2024

Que livro!
Amo o filme mas pareceu que o livro foi mais profundo, mais ?presente?? não sei explicar mas sei que foi extraordinário ler mesmo sabendo o final :,) deu um vazio depois de terminar o livro que foi certamente maior do que o vazio que o filme deixou.
Parecia que eu tava no Hotel, no salão de festas ou até mesmo nos carros apesar de estar sentada num banquinho a anos de distancia dos loucos anos 20.
Laura 16/04/2024minha estante
????

Gabi.Costa 15/04/2024

Li errado
Eu sinto que eu não consegui aproveitar essa leitura do jeito certo, ouvi o áudio livro disponível na audible e foi minha primeira experiência péssima no app, que narrador horrível, tinha h que parecia que era o Google lendo pra mim, e por isso a experiência foi meio anêmica.
Pretendo reler em breve numa edição descente pra poder absorver a grandiosidade desse livro.
Marcela Salles 19/04/2024minha estante
Exato! Escutei um pouco do audiobook e logo parei, a experiência lendo o livro foi mil vezes melhor!

ferrarsbf 14/04/2024

O grande trouxa
Daisy faça um favor para a nação e va se lascar.

Li muito depois de ter visto o filme que gostei bastante e se tornou um dos meus favoritos, não gostei tanto como achei que iria gostar mas valeu a pena. A amizade do Nick com a amiga da Daisy é a melhor parte.

Curiosidade: o livro é inicialmente escrito pela esposa do autor que mais tarde foi roubado e (creio eu) terminado e publicado por ele.

soufernanda 14/04/2024

Apenas assista ao filme...
Este é um bom livro. Não tenho críticas à escrita de Fitzgerald e nem à construção do enredo. Em vista disso, avaliei a obra com 5 estrelas.

Mas como uma coisa nada tem a ver com a outra, devo confessar que o livro é muito enfadonho.
Todos os personagens são irritantes, com exceção de Gatsby e seu vizinho. Este último, ainda que não me cause irritação, é tão insignificante que eu nem ao menos consigo recordar o seu nome, apesar de ter finalizado a leitura há pouco tempo...

Este livro possui uma adaptação cinematográfica homônima. Então, se você não estiver disposto a embarcar nesta leitura e correr o risco de ter a mesma experiência tediosa que eu, assista ao filme e seja feliz. A história é contada com exatidão, a fotografia é belíssima e ainda tem o maravilhoso Leonardo Di Caprio no papel de Gatsby.

De nada :P