101 Livros que Mudaram a Humanidade

101 Livros que Mudaram a Humanidade Juliana Lopes e Érika Sallum (Editoras)

Resenhas - 101 Livros que mudaram a humanidade

@andressamreis 06/02/2016

Referência
Esta edição especial da Revista Super Interessante é muito bem diagramada, ilustrada e infográficos super interessantes. Um bom material para todo bibliógrafo ter. Os 101 livros selecionados abrangem todas as áreas do conhecimento, inclusive os religiosos. Para cada livro há uma ficha com autor, ano de edição e o porquê considera-se que mudou a humanidade. Paralelamente, há outras listas, por exemplo, livros escritos por mulheres, os mais vendidos da História, etc. Recomendo

z..... 02/01/2015

Essa obra traz uma listagem interessante da literatura considerada fundamental na humanidade (pelo impacto, reflexões ou ideais que se tornaram inspiradores), na visão de Erika Sallum e Juliana Lopes (organizadoras).

O número 101 refere-se a ideia de que sempre há algo para acrescentar, daí a não adoção de um número arredondado.

Cada livro tem contextualização histórica, cronologia e a fundamentação da importância.

Além dos 101, há referência de obras similares que poderiam estar nessa listagem. Também listas paralelas dos "10 mais" em diferentes temas (Best-sellers, Biografias Imperdíveis, Essenciais de Escritores Brasileiros, Escritos por Mulheres e Superpops).

Gosto de metas e desafios. Algumas obras já li, mas em 2015 resolvi rever todos e os que não li. Pelo menos o que for possível, pois algumas obras são difíceis de serem encontradas (refiro-me a leitura com o livro em mãos e não ebooks) e outras nunca estiveram em minhas buscas, sendo algumas extremamente filosóficas ou teóricas.

Associo a leitura a uma satisfação e curiosidade própria.
Vamos em frente! Quero ter a satisfação pessoal de ler todas as sugestões dessa edição especial. Algo positivo para minha visão de mundo.
z..... 09/01/2015minha estante
01) Em 09/01/2015 - Leitura final de "As Viagens - Il Milione", de Marco Polo.

z..... 12/02/2015minha estante
02) Em 11/02/2015 - Leitura final de "Dom Casmurro", de Machado de Assis

z..... 05/05/2015minha estante
03) Li algumas versões da Ilíada (em quadrinhos e a clássica adaptação de Odorico Mendes em versos). A que escolhi para constar como lida foi a edição da Coleção Clássicos para Jovem Leitor, da Ediouro, que é uma adaptação em prosa por Nestor de Holanda. Embora seja refutável em alguns pontos,o texto facilita o entendimento para uma visão básica do épico de Homero. Terminei a leitura em 03/05/2015

z..... 30/12/2015minha estante
04) Nov/2015 - Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)

z..... 31/12/2015minha estante
05) Opa! Mais um alcançado em 2015 dessa publicação! A exemplo do que consegui em 2014, esse ano sincronizei a leitura da Bíblia, em sua totalidade, de janeiro a dezembro e a pouco terminei a leitura do Apocalipse (em 31/12/2015). Li na versão Atualizada, de João Ferreira de Almeida, edição comemorativa do centenário da Igreja Assembleia de Deus, em 2011.

z..... 19/03/2016minha estante
06) Em 18/03/2016 terminei a leitura do "Bhagavad Gita", que é o principal poema do "Mahabharata" na cultura hindu.

z..... 02/04/2016minha estante
07) Em 01.04.16 terminei a leitura de "Robinson Crusoé", de Daniel Defoel, na edição da Martim Claret, que conserva os textos originais e reúne a primeira e segunda parte, que conta a história do Robinson pós saida da ilha.

z..... 27/07/2016minha estante
8) Em 25-07-2016 reli "A metamorfose", de kafka.
É uma de minhas obras preferidas e o lance nela é a rejeição dada ao diferente ou a transformação que o meio pode nos causar. Em ambos os casos, por visão de mundo limitada e egoísta.

z..... 30/08/2016minha estante
09) Vinte mil léguas submarina (Júlio Verne)
Uma das melhores obras de ficção científica, que desperta o espírito aventureiro e ilustra o poder da ciência, que pode ser manobrada em interesses egoístas ou humanitários.

z..... 19/04/2017minha estante
10) Decamerão (Boccaccio)
Seria um inusitado estudo antropológico ou sociológico?

z..... 30/05/2017minha estante
11) Em 30/05/17 - Terminei a leitura de "Frankenstein", de Mary Shelley
Um livro que faz pensar na ética científica e na necessidade de realização em um ideal de felicidade.

12) "Odisseia", de Homero

Percebo como a reafirmação dos gregos na terra, após conquista além dos limites

13) "O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde

O mau-caratismo e a transformação no homem.

14) "Eneida", de Virgílio

A epopeia da origem dos romanos, em obra inspirada na Ilíada e Odisseia de Homero.

z..... 31/12/2018minha estante
15) "Hamlet", de Shakespeare
Ser ou não ser? Agir com a razão ou na impulsividade de emoções afloradas?

z..... 25/05/2019minha estante
16) "Os sofrimentos do jovem Werther"