Depois que você foi embora

Depois que você foi embora Maggie O'Farrell

Resenhas - Depois Que Você Foi Embora

Pêpe 28/12/2023

Lindo
Alice Raikes está indo para a Escócia visitar suas irmãs, sai da estação King' Cross em Londres e vai pegar o trem.
Assim que desembarca Alice vê uma pessoa que a deixa extremamente chocada.Sem conseguir ficar mais nem um minuto ali, Alice se despede das irmãs e volta para Londres.
Sem conseguir ainda assimilar o que viu, Alice está totalmente distraída e é atropelada é internada em um hospital Londrino em estado grave, em coma.
A partir desse coma, Alice começa a reconstruir seu passado, para então entender o que se passou.
Alice começa a ouvir as pessoas a sua volta, lembra de muitas coisas, inclusive do amor de sua vida, que morreu, ele era Judeu e o pai não a aceitava de maneira alguma.
Será que Alice tentou se matar, quais os segredos de sua família.
A medida que o tempo transcorre, os segredos da família Raikes vem à tona.
No final fica a dúvida se Alice sai ou não do coma, a autora deixa no ar.
Mas eu achei que ela sai sim, quando ela ouve a voz do sogro.
É lindo esse livro, eu adorei e recomendo

Laura 04/03/2022

interessante, mas meio perda de tempo
no começo do livro eu tive dificuldade em me prender e achei que logo fosse mudar e a história começaria a ficar mais interessante, mas não senti que teve momento algum que eu ?não conseguia largar o livro?. achei que a história deu uma melhorada quando começou o romance em si e não só a história atual de alice no começo sem você entender muito da personagem e com um mistério que não fazia sentido em estar no começo, pois não me fez ficar mais presa e sim mais confusa, tanto que na metade do livro eu nem lembrava mais disso, lia puramente pela descrição e construção dos personagens e histórias deles que achei mais interessante, mas esse livro quase me fez cair numa ressaca literária, no final eu dei um gás só porque queria terminar logo. e inclusive não entendi direito o final do livro. ?

Thali 22/02/2022

No começo eu pensei em abandonar este livro, muitas vezes. A história parecia fragmentada, pouco fluida, não me prendia. Resolvi aplicar a dica das 50 páginas: ler as primeiras 50 páginas e então decidir largar ou não. E foi a melhor coisa que eu fiz. Em torno da 50° página, a história começou a me envolver de tal maneira que eu simplesmente devorei o livro em poucos dias. Depois é possível entender porque o começo é confuso e fragmentado.
A autora constrói muito bem seus personagens, parece que conheço a família Raikes. Vejo Ben com seu jeito tranquilo, Ann super controladora, Elspeth uma avó acolhedora mas firme. Acho que a história vai muito além do mistério sobre o que Alice vê e até mesmo sobre seu amor com John. O livro trabalha nas lembranças de uma vida inteira da personagem, desde criança, suas travessuras, seu temperamento, seus problemas familiares, coisas cotidianas, seus amores, suas dores. Achei incrível!
Por vezes nos vemos totalmente mergulhados na vida de Alice. Até mesmo na sua dor. Passei recentemente por uma perda e consigo me reconhecer em diversas passagens, e outra tantas me ajudaram a refletir sobre a minha própria dor, a tentar enxerga os acontecimentos e as minhas emoções de forma diferente.

"O amor não muda com a morte, nada se perde, tudo no final é colhido"

"Em momentos como esse, a incredulidade e terrível irreversibilidade do que aconteceu lhe causam tamanha dor que a deixam sem fala durante dias".

dany 20/07/2021

Ótima leitura
O livro já começa envolvendo o leitor, a escrita é diferente, mas com o tempo a leitura desenvolve bem. O início e o fim do livro foram as partes mais interessantes, o meio não me prendeu tanto (talvez por eu não estar tão acostumada com romance), mas no geral é uma leitura incrível, tentaria ler outros da autora.

Tayná Drielly 20/06/2020

Reflexivo
O livro começa meio desconexo, como se nada fizesse muito sentido na história... Até entendermos que ele não se passa em uma ordem cronológica tradicional, são fragmentos de memórias da personagem principal. Essas memórias vão nos envolvendo no decorrer da história, o que faz o livro ficar muito interessante e prender a atenção, afinal você quer saber do que se trata a perturbação inicial do livro, o porquê da personagem principal ter ficado tão atordoada.
A autora consegue brilhantemente nos envolver na história através dessas memórias sem ordem cronológica, mas totalmente tocante, o que nos faz pensar muito e nos mostra que apenas um acontecimento pode mudar toda a vida, e que tudo tem seu valor porque a gente nunca sabe quando é definitivamente o fim.

cris.leal 27/10/2018

Narrativa muito original...
Alice Raikes é a personagem principal desta história e o que sabemos no início, é que ela está muito triste, sem vontade de viver. Numa manhã, dirige-se à estação ferroviária, compra uma passagem e vai ao encontro das irmãs, em sua cidade natal na Escócia. Ao chegar, ainda na estação, vê algo tão impactante, que a faz voltar imediatamente para casa, em Londres, onde é atropelada. A trama se desenrola enquanto ela está no hospital, em coma.

A história da família Raikes é contada de forma não linear por Alice, de dentro do coma quando tem algum nível de consciência, por sua mãe Ann e por sua avó Elspeth, em diferentes fases de suas vidas. Eu não sou muito fã de histórias que avançam e voltam no tempo e têm muitos narradores. Geralmente fico meio perdida, mas desta vez a narrativa funcionou lindamente para mim. A escrita de Maggie O’Farrell é de tal qualidade que a gente sempre sabe naturalmente qual das três mulheres é a narradora. E a cada narrativa, vamos conhecendo melhor Alice e John, o grande amor da sua vida.

O que impulsiona a história e prende a nossa atenção, é a sensação de mistério que paira no ar. Por que Alice está tão triste? O quê — ou quem — ela viu na estação de trem que a fez voltar tão depressa para Londres? E o atropelamento? Foi acidental ou Alice tentou se matar? É através das narrativas que, aos poucos, os segredos dos Raikes vêm à tona e vamos compreender o motivo de Alice estar onde está. Gostei bastante do livro! Recomendo.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/10/resenha-depois-que-voce-foi-embora-de.html

Cris.T 16/02/2018

"O amor não muda com a morte e nada se perde, tudo no final é colhido."
Terminei o livro querendo mais de Alice, querendo gritar por ela.
Mais um livro que me arrancou lágrimas e risadas, já pressentia que algo nada de bom surgiria em algum momento e quando ela veio eu não estava preparada.
Maldito livro me deixou com gostinho de quero mais, ainda sim foi uma ótima leitura pra quem tem coração forte.

JbC 22/12/2016

Até agora sem ar...
Adiei o máximo que pude, terminar esse livro, mas já havia chegado a um ponto, que não dava mais para não ler.
No começo, para uma pessoa que tem um certo grau de déficit de atenção, ele tem um ritmo um pouco difícil de acompanhar, até que lá pela página 60, você pega o embalo. E foi nesse embalo que eu me estrepei de vez, cada página era emocionante e sufocante. E havia o pressentimento de que algo, alguma hora, iria mal, daí surgiram as dúvidas, os questionamentos, as perdas, os segredos, os risos frouxos e por fim, mas não menos importante o choro. Pois, fazia tempo, que um livro me tirava lágrimas. E meu Deus, que livro, que história... e que aperto no coração... Acabei de finalizar a leitura e estou estarrecida, tem um grito preso na garganta, eu quero gritar por Alice, eu quero mais páginas no final desse maldito livro, mas acabou... e deixou esse gosto de "quero mais", assim como também deixou o gosto amargo.
Belíssima história, mas é para corações fortes, não para os cheios de remendo, igual ao meu.

Laís 07/05/2016

História deliciosa!
Foi um prazer ler este livro, é uma história que acalenta o coração. Recomendo muito a leitura!
Aproveito para compartilhar um dos muitos trechos memoráveis do livro, mas que especialmente me marcou:
"Ele olha a foto de novo.
- Imagine se tivéssemos nos conhecido naquela época. Imagine se nesse dia você tivesse se virado para a esquerda e dito para mim: “John Friedmann, daqui a seis anos vamos nos apaixonar.”
- Você teria me achado uma maluca.
- Provavelmente teria pensado que era uma cantada! Mas por que, oh mulher sexy e misteriosa, tivemos que esperar seis anos?
- Eu era muito jovem. Não estava preparada para você. Ainda tinha que passar por Mario e Jason antes. Sem eles, não teria chegado a você.
- Então devo ser grato a esses cabeças de nabo?
- Não, o que quero dizer é que parece uma equação, uma equação emocional: Mario dividido por Jason igual a John.
Ele ri.
- Bem, obrigado por aparecer um tempo depois. Enfia a foto no bolso do casaco. Quando ela põe os braços em volta dele, ouve o barulhinho do papel embaixo da camisa."

MARGARETH 28/09/2015

Alice no país das lembranças.
Depois que você foi embora desperta emoções abundantes.
As lembranças se agitam numa ágil andança entre passado e presente.
Infância e adolescência se misturam.
Mágoas e alegrias se confundem.
O amor se evidencia.
E em meio as lembranças e reflexões de Alice e seus familiares me surpreendi refletindo também minhas próprias emoções e lembranças.
Tati 28/09/2015minha estante
Parece ser ótimo

MARGARETH 10/11/2015minha estante
Se você quiser ler eu te empresto, Tati.

Thai 22/12/2014

Não foi envolvente!
A sinopse deste livro me fez comprá-lo sem nem pensar duas vezes, mas nas duas tentativas de lê-lo, simplesmente não conseguia prosseguir. A história em si parecia interessante, e é um daqueles livros que imaginei que quando passasse da monotonia do começo, talvez me prendesse de verdade, mas realmente não consegui me envolver na história e abandonei em todas as duas tentativas.

Ane Queiroz 06/01/2013

Uma linda história de família, amor e perda
Simplesmente maravilhoso e bem feito!

A principio não tinha muita certeza da leitura do livro, mas a cada página me sentia mais envolvida no enredo e sentia uma necessidade quase física de ir dando continuidade. Tinha um tempo curto para terminar, por isso mesmo por cima de muitos sentimentos dei prosseguimento a cada página com milhões de coisas girando na minha cabeça.

A vida é mesmo muito engraçada, quando eu li esse livro fiquei muito emocionada e chorei em muitas partes. O tema luto estava sendo algo um pouco constante nas minhas leituras, mas, até então, nunca havia perdido nenhuma pessoa significante para a minha vida... Pouco mais de um mês depois que eu terminei minha mãe faleceu repentinamente e fiquei lembrando de diversas partes do livro durante os primeiros dias.

O que é mostrado da infância e juventude da Alice Raikes era muito bem trabalhado, inteligente, intrigante e totalmente inter relacionado com o mistério, que inevitavelmente fica de lado quando começamos a conhecer melhor essa figura incrível e todas as relações que anda vivendo.

A frase que hoje mais faz sentido:
"O amor não muda com a morte"

A frase que mais me marcou na época (o medo):
O que a gente deve fazer com todo o amor que sente por alguém que não existe mais? O que acontece com todo esse amor que restou?

Recomendo demais...

FabyTedrus 23/12/2012

Depois Que Você Foi Embora - Maggie O' Farrell
Um livro extremamente forte e tocante!

No começo foi difícil me habituar como a forma que o livro é escrito, mas depois que peguei "o jeito" me deliciei com a história!

É uma das histórias de amor MAIS lindas que já li, tocante, a forma como o amor deles nasce e as historias engraçadas são tão casuais e tão profundas ao mesmo tempo!

Uma das frases que li nesse livro, apesar de não lembrar exatamente dela, foi uma das que mais me tocou dizia mais ou menos assim "Espero que você nunca descubra que sofrer de amor pode causar dor física".

Outra história que nunca vou me esquecer!

SARITA 01/01/2012

Senti muito por não ter lido esse livro de maneira mais calma e de forma contínua. Pois ele assim o exige. Por alternar situações, a cada instante, é necessário que não se leia por partes.

História muito intrigante que me rodeou de mistérios e dúvidas. E me fez pensar sobre "Ame o que você tem agora para não sentir saudades quando perdê-las". Transmite uma mensagem sobre a vida, sobre as relações humanas. O que me atraiu principalmente foi a narrativa, muito bem escrita.

Recomendo, mas é um livro para ser lido quando você estiver com muito tempo para não ficar interrompendo a leitura. Espero um dia reler este livro. Pois, para mim, alguns fios ficaram soltos. Que, certamente, foram perdidos por minha interrupção durante o período da leitura.