Os Invasores de Corpos

Os Invasores de Corpos Jack Finney

Resenhas - Os Invasores de Corpos

podrenicolas 27/03/2024

O livro de cabeceira perfeito existe. tudo isso é normar.
Eu confesso: acho ficção científica um porre. Mas a darkside fez um trabalho tão bonitinho nessa capa que eu comprei meio cego pela beleza, e qual não foi minha surpresa ao receber em minha casa um livro fino. Estreito. Capa dura, trabalho gráfico impecável, como sempre, padrão caveirinha. Mas um livro estreito. Pensei: "ué, a jadlog roubou metade do miolo do livro? que crise". Deixei esse livro pairando na minha estante por uns bons meses, tinha medo de ler ele, pois eu achava ficção científica um porre.

Mas é o seguinte, a partir do momento que eu li os primeiros capítulos e entrei na vibe do livro, a história me cativou demais. E sim! É um livro da darkside que não parece um tijolo! Não ocupa UMA MÃO INTEIRA na sua estante! A lombada dele é humilde! E sabe porquê eu digo isso?

Porquê esse foi um dos livros que me tirou de uma ressaca literária horrível. Ele é todo dividido em capítulos curtinhos, a trama flui deliciosamente (se você gosta de mistério e cidadezinhas pacatas mas também gosta de ervilhas aliens pode ler sem medo), e foi uma experiência maravilhosa ler uns 2 ou 3 capítulos por dia e ver a trama se desamarrar com o tempo. É clichê, mas é um clichê TÃO BOM.

Se esse livro for o patriarca da ficção científica como muitos fãs dizem, eu devo dizer, tá de parabéns. Mas agora que eu gosto dessa história em específico, e essa é a única trama sci-fi que eu conheço, ela meio que virou o padrão pra mim. Não sei se é um padrão alto ou baixo, mas sem dúvidas é uma das leituras que eu mais estimo no acervo do meu cérebro.

próxima parada: A Máquina do Tempo.

ArthurmalariA 20/03/2024

Invasores de Corpos é um clássico de ficção científica, escrito por Jack Finney e publicado em 1955.
A história se desenrola na pequena cidade de Santa Mira, na Califórnia, onde o doutor Miles Bennell descobre que seres extraterrestres estão substituindo gradualmente os habitantes da cidade por réplicas perfeitas, que são indistinguíveis dos originais. Essas cópias assumem a identidade de seus hospedeiros humanos enquanto destroem suas emoções e individualidade.
A escrita de Finney é habilmente construída, criando uma sensação de paranoia crescente à medida que a trama avança. Ele explora questões profundas sobre identidade, conformidade e a natureza da humanidade, enquanto mantém uma atmosfera de suspense constante.
O livro me deixou inquieto e desconfortável por grande parte, mesmo sendo previsível e um pouco datado, tentei ler o livro com a mentalidade de alguém da época (sempre faço esse exercício ao ler livros mais antigos, assim acho que aproveito mais a experiência). Me mantive envolvido e ansioso para descobrir o destino dos protagonistas, além de me perguntar o tempo todo como agiria nessa situação proposta pelo livro.
Como em "A Guerra dos Mundos", a solução para o problema pode deixar alguns frustrados, mas relativamente me convenceu... Esse é o tipo de livro escrito mais para se apreciar a jornada sem se importar tanto com como termina. 7/10

Robremir 13/03/2024

Uma leitura recomendável
Uma boa história contada do jeito certo. Acho que é isso que se pode dizer deste livro.
Personagens carismáticos, que conseguem mesmo resistir ao tempo, uma gradação de acontecimentos, e um final otimista são os grandes trunfos da história.
Embora em certos momentos você ache que o didático não precisasse ser tanto, você acaba não se incomodando com isto, levando em conta aquilo que o livro te proporciona. Você ri, você torce, você se diverte. Enfim, é um bom livro com cerca de 50 anos de idade e que influenciou muitas outras mídias que vieram depois dele.

Gustavo992 08/03/2024

Quase Perfeito, por um triz.
Ótimo protagonista, o ritmo do livro é excelente. Jack Finney vai direto ao ponto. O suspense criado é sensacional, o conceito de uma invasão alienígena silenciosa, que substitui as pessoas...é incrível. Só não dou 5 estrelas pq o desfecho não é tão ''forte'' como todo todo o restante do livro. Mas tem um final bacana.

Natallia.Domingues 18/02/2024

Interessante mas maçante
Demorei 5 dias para ler pouco mais de 200 páginas (muito devagar), pois apesar da premissa ser muito interessante, o desenrolar é um pouco chato e sem emoção.

Aqui acompanhamos uma cidadezinha passar pelo processo de "invasão silenciosa" por uma forma de vida alienígena, sendo os fatos narrados pelo Dr Miles.

Os personagens carecem de mais personalidade, e o Miles fica fazendo umas reflexões meio sem sentido no meio dos eventos. A relação dele com a Becky achei muito rápida também, um tanto injustificável eu diria.

Maria Luksys 07/02/2024

Aterrorizante e incrível
Livro fantástico!!! Conseguiu despertar terror onde eu nunca imaginaria ser possível. Não consegui desgrudar do livro em nenhum momento, de tão frenético e vívido. Fora as imagens que você imagina enquanto lê, um cenário muito fantástico, cheio de medos inéditos? nunca tinha lido nada parecido. A capa é belíssima!!!! Uma obra de arte completa. Recomendo bastante, a Darkside é sensacional, e a história é complexa e envolvente. Adorei ?

Paulo.Vitor 02/02/2024

Me surpreendi positivamente com esse livro.
Minha namorada me deu esse livro no natal de 2022, e li só agora.
Invasores de corpos conta sobre uma infestação de "clones" na cidade fictícia de Santa Mira.
Miles, um médico, é o primeiro a ver pessoas questionando sobre isso em seu consultório. Durante grande parte do livro, se tenta entender se isso é uma condição psicológica que está modificando as pessoas a agirem diferente (até então não sabiam que na verdade, eram "pessoas" diferentes), até que por meio de Jack Belicec e sua esposa (dois cidadãos da cidade), Miles começa a perceber que não é uma situação tão simples de resolver, muito menos uma situação comum de se presenciar.
Durante o meio do livro, Miles retoma um romance antes esquecido com Becky (uma namorada que este teve antigamente), e junto com ela e com alguns amigos médicos, eles tentam decifrar e resolver esse dilema das pessoas clonadas, chegando ao meio do livro, inclusive, a uma conclusão de que, provavelmente, era tudo coisa da imaginação deles. Não preciso dizer que essa foi uma conclusão errada.
Assim como dito na primeira página do livro, não é um livro de "Hard Science Fiction" que tenta explicar logicamente e cientificamente cada detalhe, creio que se assemelhe mais a uma ficção científica que nos deixará incomodado e fará refletir sobre alguns temas (durante o livro, achei que poderia ser uma alegoria para a depressão, e acho que é uma análise válida).
Gostei bastante das semelhanças do livro com o mangá/anime Parasyte (Kiseijū) que inclusive, recomendo bastante. Um dos momentos que revela a motivação das criaturas se assemelha demais à explicação de Migi para com Shinichi.
Existe uma adaptação cinematográfica desse livro, que assim como o livro, foi feito na década de 50, que sinceramente, não vou ver. Mas acho que uma adaptação recente seria bem interessante de se ver
Para quem gosta da temática, recomendo.

skuser02844 18/01/2024

Livro meio datado porém com edição bem superior.
Como assim, uma "invasão" da proporção que foi esta, ter um final tão simplista assim ?
É como se 1 pessoa sozinha conseguisse neutralizar algo gigantesco.

César Augusto 27/12/2023

Intrigante
Numa tarde de agosto de 1953, na pequena Santa Mira, Califórnia, o médico Miles Bennell recebe a visita de uma amiga e antiga namorada, Becky Driscoll, preocupada com o fato de que sua prima Wilma esteja acreditando que o tio de ambas, Ira, não é, literalmente, a mesma pessoa. A princípio, Miles não leva a sério a bizarra suspeita, mas a mesma perturbação afeta um casal amigo, Jack e Theodora Bellicec, que encontram em seu porão um corpo aparentemente sem vida, o qual desaparece subitamente. Logo os dois casais percebem que algo sinistro está acontecendo aos habitantes de Santa Mira, e descobrem uma gradual invasão alienígena onde humanos são duplicados, com os "originais" sendo destruídos em seguida. É uma mistura de ficção científica e terror muito legal, adaptada duas vezes para o cinema, com algumas continuações.

Setnop89 21/12/2023

Viciante
Me prendeu do início ao fim, gostei muito do ritmo do livro, a forma como é escrito e os momentos onde tudo tá dando errado e tu pensa "já era, acabou" e não acaba. Não consigo ver ervilhas do mesmo jeito ?

Fernanda 15/11/2023

Intrigante
Um livro que fez totalmente jus ao seu gênero. Me senti instigada, constantemente, a saber os porquês e os próximos acontecimentos e o mais legal foi o próprio livro colocar em cheque o que ele mesmo me apresentava.
Apesar de ter gostado dos mistérios da trama e das justificativas trazidas no fim, não dou nota máxima por ter odiado a representação feminina. Na maior parte da narrativa, ela é apresentada com a visão estereotipada de indefesa, o que não é de se espantar porque o livro foi lançado em 1955, mas se pode repudiar.
Além disso, senti que a narrativa poderia ter alongado o suspense que existe na primeira metade.
Por fim, valeu super à pena, especialmente para quem precisa sair de uma ressaca literária ou gosta de suspense. Não achei macabro, mas uma fantasia um pouco dark.

Tarquini 31/10/2023

Subindo a Colina de Volta a Cidade de Onde Vieram
"Invasores de Corpos," também conhecido como "Os Invasores de Corpos," é um clássico da ficção científica e do terror escrito por Jack Finney, publicado originalmente em 1955. A história tornou-se um marco no gênero, inspirando várias adaptações cinematográficas e sendo referência para outras obras similares.

A trama de "Invasores de Corpos" se desenrola em uma pequena cidade americana, onde o protagonista, Dr. Miles Bennell, um médico local, começa a perceber que algo estranho está acontecendo. As pessoas que ele conhece e ama estão agindo de forma peculiar e parecem ter perdido suas emoções humanas, sendo substituídas por cópias que são, em essência, alienígenas. A cidade inteira é gradualmente invadida por essas criaturas que replicam os habitantes enquanto eles dormem. Os "invasores" são desprovidos de emoção e estão determinados a se livrar das imperfeições humanas, substituindo a humanidade com uma sociedade fria e coletiva.

A grande força de "Invasores de Corpos" reside na atmosfera de paranoia e no suspense que Finney cria. O livro explora a perda da individualidade, a conformidade forçada e a luta desesperada dos poucos humanos restantes para evitar a substituição por essas criaturas alienígenas. À medida que o protagonista tenta alertar os outros sobre a ameaça iminente, ele se depara com ceticismo e incredulidade, tornando a luta ainda mais angustiante.

A história de "Invasores de Corpos" é uma alegoria poderosa sobre conformidade social, a perda da individualidade e o medo da invasão do "outro" na sociedade. Essa narrativa tem ressonâncias duradouras na cultura popular, pois toca em temas universais e atemporais relacionados à identidade e ao isolamento.

Embora tenha sido escrito há décadas, "Invasores de Corpos" mantém sua relevância e continua a ser uma leitura envolvente e inquietante para aqueles que buscam uma exploração única dos medos coletivos e da perda de identidade. É uma história que leva os leitores a questionar a natureza da humanidade e a fragilidade da sociedade diante de ameaças externas e internas.

Lauz 17/10/2023

Tem a receita do sucesso! Mas...
A ambientação de sci-fi é muito bem construída , já a história necessita de melhor desenvolvimento. Parece que o autor deu um salto para terminar logo a história... Enfim, vale a pena ler pelo conhecimento da história e sua receita incrível que infelizmente foi mal executada.

Lucs 05/10/2023

Caso raro
Conheço Invasores de Corpos pelas adaptações do cinema e nutro certo ?carinho? pela versão de 1978. No tempo não tinha consciência do teor político mas agora percebo a crítica à ?ameaça comunista? comum à época do livro. A invasão insidiosa, o medo de que o vizinho seja um reacionário, a crítica ao coletivismo, está tudo ali.

Como ficção é inovador para a época, leitura fácil mas falha em alguns pontos. A ideia da invasão silenciosa é excelente, o meio romance do protagonista é crível por suas falhas mas dispensável para a situação alarmante. O final beira o inaceitável pela facilidade da eliminação da ameaça quanto pelo final feliz.?
Um dos raros exemplos em que o filme (1978) é melhor que o livro.