Invasores de Corpos

Invasores de Corpos Jack Finney

Resenhas - Os Invasores de Corpos

Clio0 22/03/2021

Esse foi um dos primeiros livros de ficção científica que li. Gostei tanto do gênero que ele se tornou um dos meus preferidos, e até hoje assisto e leio qualquer coisa relacionada.

Os Invasores de Corpos conta a história de uma invasão alienígena em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Os corpos das pessoas são colocados em êxtase dentro de casulos que se assemelham a vagens. Pessoas controladas não demonstram reações ou emoções.

Pareceu familiar? É porque Os Invasores de Corpos é um dos fundadores desse clichê.

Mas não pense que a história é ruim por já ser conhecida. Ao contrário, temos um clima tenso, pessimista em todo o livro e os personagens em si são bem carismáticos. O destaque fica com o personagem Dr. Miles Benell.

Se você adorou o livro ou como eu tem paixão por esse tipo de história, há pelos menos três versões do filme. Uma delas já conhecida da Sessão da Tarde, estrelando Donald Sutherland.
@LuanLuan7 24/03/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos! Li essa mesma edição da foto, porém não tenho mais o livro e não o encontro mais a venda. Uma pena.

Pedróviz 18/01/2022minha estante
Vi o filme. Muito bom, e o livro deve ser melhor.

VK 99 04/09/2023minha estante
Merece 5 estrelas! kkk

@vcdisselivros 30/08/2022

"O que a raça humana fez além de se espalhar por este planeta até ocupar ele com dois bilhões de pessoas"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Certo dia o Dr. Miles Bennel atende ao pedido de uma antiga namorada e amiga. Ela afirma que por mais que não pareça estar enfrentando problemas mentais, a prima diz que o tio não é mesmo, é igual, conhece as falas, mas tem outra essência;

° Aos poucos mais e mais relatos do tipo vão chegando ao Dr. Miles e o que foi enfrentado como um delírio coletivo sugere ser algo mais quando um corpo em formação e sem digitais é encontrado no porão de um amigo;

° Tudo indica ser um clone, mas a verdade sobre o caso vai muito além do que todos imaginam;

° Os vizinhos, os amigos, as pessoas queridas apresentam traços de humanidade, mas olhando a fundo fica nítido que as “cascas” foram dominadas por uma ameaça até então invisível, uma nova raça que que se apodera do corpo a fim de se espalhar e conquistar a dominação mundial;

° O livro foi publicado originalmente em 1955, no entanto, a escrita do autor e a tradução da editora Darkside dão a sensação de ser algo muito recente, atual;

° A obra ganhou diversas adaptações e você já deve ter visto algumas delas, a última chegou em 2007 e marcou com a atriz Nicole Kidman no papel do Dr. Miles Bennel.

POR FIM

Foi uma surpresa saber que mesmo com o filme fresco na memória, fiquei entusiasmado quanto aos acontecimentos e ansioso pelas próximas páginas. É curioso saber que lá atrás o autor foi capaz de criar algo tão à frente de seu tempo e de modo original, o tipo de leitura que você pode fazer daqui dez anos e ver que ainda se mantém atual.

Além da ficção, notamos uma crítica social, revelando que estamos questionando os objetivos de uma raça desconhecida quando a nossa fez algo parecido com as outras.

“O que vocês fizeram com este continente se não expandir até preencher ele todo? Onde estão os búfalos que vagavam antes de vocês? Mortos. Onde está o pombo passageiro, que antes escurecia os céus da América em revoadas de bilhões? O último morreu em um zoológico em 1914. Devemos continuar porque devemos, é a natureza da fera. ”

Outro ponto que se faz notar é a invisibilidade de alguns dentro da sociedade:

“O leitor dos medidores de gás e eletricidade, um único homem, foi capaz de fazer mais de setenta trocas. Entregadores, encanadores, carpinteiros, pessoas que não são acompanhadas por ninguém, foi muito fácil e rápido. ”

Por esses e outros pontos, fica claro o motivo de Invasores de corpos despertar o interesse de muitos até os dias de hoje.

Gustavo Kamenach 11/01/2023

Paranoia e o medo do desconhecido
"Pode ser que o instinto mais forte da vida humana, mais forte que o sexo ou a fome, seja a curiosidade; a necessidade absoluta de saber." Jack Finney

Acrescentaria à fala do autor que esse instinto ligado a curiosidade advém do medo do desconhecido, o senso de autopreservação. E a possibilidade da vida alienígena ameaçadora representa muito bem toda essa necessidade humana do saber e do temer o que não é compreendido.
A ficção científica sempre foi um escape para esses medos tão intrínsecos a nós. Em "Invasores de Corpos" temos a clássica história de invasão de seres extraterrestres, aqui não no formato clássico humanoide, mas sim na forma de vagens que duplicam qualquer forma de vida. A história é frenética, assustadora em certos momentos e já foi contada 4 vezes no cinema (inclusive adoro todas as adaptações). Fui surpreendido por um final diferente das adaptações, não foi um fim tão aberto como nos filmes de 1956, 1978 e 1993!
Sobre a paranoia da invasão e mudança do status e modo de vida da sociedade, há uma clara referência ao medo do comunismo, a paranoia da invasão comunista que a sociedade estadunidense vivia nos anos pós segunda guerra, anos 50. Fica explícito na parte em que Miles nota que os humanos não copiados usavam broches nas cores vermelho, branco e azul, enquanto que os copiados usavam outra cor.
O autor joga luz ainda em questões como: o que nos torna humanos? A agressividade, raiva e impulso são definidores de humanidade já que os copiados agem de forma apática, passiva e sem emoções.
A leitura foi muito agradável, mesmo nos momentos mais tensos e amedrontadores! É um clássico da ficção científica alienígena merecidamente, definidor de gênero!

Francisco 17/02/2023

E se alguém próximo a você fosse clonado?
A pequena cidade de Mill Valley, na Califórnia é invadida por uma forma vegetal alienígena durante a noite.Os habitantes da cidade são clonados por essa forma vegetal e o indivíduo verdadeiro é eliminado. No entanto esses clones são destituídos de emoção e empatia.

O médico Miles Bendell e sua ex-namorada Becky Driscoll são os protagonistas da história e sobreviventes enquanto são caçados por esses clones alienígenas em Mill Valley (inclusive por parentes clonados) e nas cidades adjacentes. O final é bastante otimista.

Aqui temos uma ficção científica que apesar de antiga atravessou gerações e ainda permanece como um retorno relevante história do gênero. Inclusive há inúmeras adaptações para o cinema,dos quais assisti somente aquela em Donald Sutherland é Miles.Recomendo aos leitores habituados ao gênero.

Tati 03/02/2022

Você sabe quem está do seu lado?
Esse é um livro de ficção científica com um suspense leve,a história é contada em primeira pessoa pelo médico da cidade, e ele vai nos apresentando o que está acontecendo ,como uma "doença" no primeiro momento chegou nessa pequena cidade.É um livro com muita profundidade, várias coisas para se pensar,muito interessante!E está edição da Darkside está maravilhosamente linda *_*
Agora quero assistir a adaptação que ouvi falar muito bem! (E tem várias).
Luis Fellipe 03/02/2022minha estante
Esse tenho muita vontade de ler! Parece ser muito bom! Eu assisti a adaptação com o Daniel Craig (Invasores - nome do filme) e gostei bastante mesmo

Janaina Edwiges 03/02/2022minha estante
Que interessante! Coloquei na minha lista de desejados :)

Tati 03/02/2022minha estante
Luis é bom mesmo,leia quando puder!? Eu também quero assistir a adaptação, me falaram que é boa tbem ,e tem várias!

Tati 03/02/2022minha estante
Janaína eu gostei bastante! Quero ver adaptação agora ,ouvi falar muito bem! ?

Dhewyd 06/02/2022minha estante
Já deu vontade de ler...

Tati 06/02/2022minha estante
Dhewyd leia sim,é muito bom! ?

Dhewyd 06/02/2022minha estante
E sendo da Darkside deve ser lindo o livro né... tenho vários dessa editora.

Tati 06/02/2022minha estante
Sim edição linda ?

Gustavo Kamenach 15/02/2022minha estante
Gosto de todas as adaptações... cada uma com seus méritos... a de 59, de 78, de 93 e a de 2007
Fiz o caminho inverso do seu, agora tenho que ler a obra que inspirou

Tati 15/02/2022minha estante
Leia sim Gustavo é muito bom ! ? ...Tenho que assistir ainda !

@LuanLuan7 12/11/2022

Um clássico da ficção-científica
Confesso que a primeira leitura que fiz desse livro, aos 13 anos, foi avassaladora.

Nunca havia lido nada parecido: seres de outro planeta, fugas pela floresta, triller policial envolvendo outros tipos de vida etc. Fui fisgado imediatamente e só consegui parar após finalizar a obra.

Hoje, mais maduro, ainda reconheço a importância da história para a ficção-científica, porém devo admitir que não me parece tão boa quanto foi na adolescência.

Trata-se de um acontecimento em uma cidadezinha do interior dos EUA. Lá, as pessoas não parecem mais ser quem são. Fisicamente estão idênticas, mas algo em seu interior está diferente.

Será uma epidemia psiquiátrica, uma doença transmissível ou um evento místico? Enfim, a resposta para isso será dada ao longo da história.

A partir da metade do livro a história toma um rumo frenético de fugas, esconderijos e muita tensão.

O final inesperado, em meio a um gigantesco incêndio, encerra de forma satisfatória essa história de outro planeta ?.

Cinara... 28/11/2020

"Você parece chocado, até enjoado, mas o que a raça humana fez além de se espalhar por este planeta até ocupar ele com dois bilhões de pessoas? O que vocês fizeram com este continente, senão se expandir até preencher ele todo? E onde estão os búfalos que vagavam por esta terra antes de vocês? Mortos. Onde está o pombo-passageiros, que antes escurecia o céu da América em revoadas de bilhões? O último morreu num zoológico da Filadélfia em 1914. Doutor, a função da vida é viver se puder, e nada deve interferir nisso. Não existe maldade envolvida; você odeia os búfalos? Devemos continuar porque devemos; não consegue entender? Ele sorriu amigavelmente. "É a natureza da fera.""

Só sei que nós seres humanos não teríamos argumento algum para discutir com ets que quisessem nos matar para tomar a terra ???
Amei o livro e amo o filme de 1978 com o Jeff Goldblum... Também tem a versão de 2007 com a Nicole Kidman ?
Elis 04/03/2021minha estante
O de 78 tbm é sensacional com elenco de primeira e as alterações trazem outras visões.amei essa leitura

Nath 14/06/2021

Os medos primitivos do ser humano, enquanto parte de uma sociedade
AMO finalizar uma leitura com um sorriso no rosto!

É uma sensação gostosa que sempre me deixa reflexiva, pensando na história durante horas... e foi exatamente assim que eu me senti no desfecho desse clássico do horror da "ficção científica" (refiro-me a "ficção científica" entre MUITAS aspas, pois eu o considerei muito mais como uma analogia alegórica do momento sócio político do período do lançamento do livro, do que qualquer outra coisa).

Afinal, seria inimaginável e inverossímil, claro, deparar-se com uma população de uma cidade controlada por alienígenas. Sem dúvida!! Porém, o SENTIMENTO da perda de cidadania dos personagens me pareceu bem mais próximo da realidade do que gostaríamos de acreditar.

Não vou mentir e dizer que bem no início do livro tudo me pareceu bem mais do mesmo, como mais um daqueles suspenses de puro entretenimento, porém; bem mais para perto do desfecho, algo mais pungente começou a me incomodar e foi aí que eu entendi o motivo.

Claro, os alienígenas são puramente fictícios, mas a sensação da perda do controle e da individualidade da vida de cada um daqueles personagens era muito mais real. Alias, AINDA é muito real!

Lançado na década de 50, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, o livro foi imediatamente vinculado como um dos pioneiros no gênero thriller de ficção científica. Em um momento sócio político conturbado, onde os EUA e a antiga União Soviética iniciaram um período chamado de Guerra Fria.

Mas o que afinal o contexto histórico da época teria a ver com a ficção científica criada pelo autor, Jack Finney?

No enredo da história, em uma pequena cidade interiorana dos EUA, os "alienígenas" se transmutam em réplicas idênticas e apáticas dos seres humanos, possuindo os corpos das pessoas enquanto elas dormem. Os indivíduos continuam visualmente os mesmos depois da misteriosa “usurpação”, porém a individualidade, os sentimentos particulares, e a vontade de impor o seu próprio ponto de vista e senso crítico são roubados de todos. As pessoas transformam- se em pura casca vazia e massa de manobra, como marionetes vazias. Puro joguete do estranho “parasita” alienígena...

Imaginar uma história assim em um momento histórico tão conturbado como a Guerra Fria, teria sido a analogia perfeita para a sociedade da época, onde o medo da perda da autonomia, do individualismo e do senso crítico em meio as duas grandes potências conflitantes como os EUA e a antiga União Soviética, era um medo pungente das pessoas da época.

Para mim, esse livro pode ser interpretado como um lembrete para resistir a conformidade da sociedade de massa, enfatizando a importância do indivíduo pensar por conta própria e exprimir as suas próprias convicções, sem se deixar levar como joguete e massa de manobra de terceiros. Algo ainda muito visto na nossa sociedade atual do tempos de hoje.. infelizmente!

E foi aí que o desfecho do livro me pareceu dizer claramente: “Não deixe usurparem a sua autonomia individual do livre pensar e agir. Seja resistência! Lute!”

Ficou aí a reflexão para os nossos dias atuais..

Essa foi a minha segunda leitura conjunta do ano, finalizada em 14.07.2021.
Craotchky 14/06/2021minha estante
Olhaaaaaaaa! Bom você ter colocado em palavras e organizado suas impressões. Dificilmente eu levaria minha interpretação para esse viés social e político, mas após ler suas colocações a respeito, confesso que faz bastante sentido. Vou aguardar você desenvolver ainda mais essas ideias na discussão...

Nath 14/06/2021minha estante
Pois, é! ;D Eu não esperava fazer uma resenha ahahah... Mas acabou saindo quase instantaneamente saca! Senti q precisava por em palavras! Discutiremos sim logo mais juntos ;*

Cristian 15/06/2021minha estante
Muito boa resenha! Parabéns!

Nath 15/06/2021minha estante
Obrigada, Cristian!

Raiane.Priscila 12/09/2021

Médio!
O livro teve uma construção incrível tanto de roteiro e personagens, mas o autor pecou um pouco no fim. Deu a sensação de que ele simplesmente queria acabar logo com a história. Uma pena!
Paulo 12/09/2021minha estante
Acho que esse é um dos casos quando a adaptação para o cinema foi melhor.

Raiane.Priscila 13/09/2021minha estante
Verdade!

Jaqueline791 27/08/2023

Hmmmm... gostei, mas não sei se gostei tanto assim.

É uma proposta muito boa! O mistério, o drama, os personagens... mas não sei se curti o defecho.

Enfim, é como no primeiro capítulo informa, a história tem muitos pontos indefinidos e perguntas sem respostas. Não está perfeitamente explicado. Mas não deixa de ser uma boa ficção que te deixa preso para saber o desfecho.

"A função de toda a vida, em qualquer lugar: sobreviver. A vida existe por todo o universo e assume a forma que se torna necessária. Quando as condições mudam e não é mais possível, ele simplesmente perece. Mas a vida não desaparece. Continua a existir, sob uma nova forma".

Isabel 02/12/2022

Favoritei
Muito bom.
Leitura muito rápida, protagonista carismático, excelente narrativa.
Um final surpreendente.

Nati Amend @livrosdanati 19/01/2021

UM LIVRO PARA EXPLODIR NOSSA CABEÇA
Se você procura um enredo complexo, repleto de quebra-cabeças e explicações técnicas para a história, já vou te avisando: este não é o caso de Invasores de Corpos. O clássico de ficção científica de 1955 (note bem a época em que ele foi publicado) chegou pela Darkside Books no selo da Macabra e é simplesmente frenético!

Para quem não conhece e nem nunca viu alguma das várias adaptações cinematográficas, a obra de Jack Finney aborda uma invasão alienígena que se instala na Terra e utiliza-se dos seres vivos como hospedeiros. Acompanhamos então as pesquisas e investigações do Dr. Miles, enquanto os organismos espaciais se infiltram em nossa sociedade por meio de clones humanos e começam a dominar o planeta.

Com uma narrativa bastante eletrizante e um protagonista carismático, Invasores de Corpos explora questões políticas, científicas e sociais de maneira rápida e muito satisfatória. Com menos de 200 páginas (o que é uma raridade hoje em dia), o livro entrega uma história que vai além de suas páginas e mistura ação, romance e horror de maneira brilhante, mas sem deixar de provocar o leitor com seus conceitos e simbolismos.

A trama pode parecer clichê e comum a tantas outras produções do gênero, mas peço a você, leitor, que encare o livro de acordo com a época em que foi escrito. Naquele tempo, o homem ainda nem tinha pisado na Lua, e pensar em algo como vida em outros planetas e invasão alienígena era algo realmente muito assustador! E se o horror do enredo atualmente não está contido em suas questões espaciais, existe um outro lado que também é bem arrepiante!

Pense agora e me responda: você realmente conhece quem está ao seu lado? Pois essa indagação é a que começa a se infiltrar na cabeça dos personagens e se torna a base para situações de paranoia e histeria coletiva, que me lembraram muito do que vivemos no ano de 2020.

Frenético, transgressor e intrigante. Você está pronto para lidar com seus pavores sociais?

site: https://www.instagram.com/p/CKB9sveB5Ra/

Leslie.Eduin 10/05/2023

Bom.. porém:
Levando em consideração que é uma história antiga, mas que ainda assim peca em muitas coisas.

O história, o geral dela, a ideia é boa, de verdade. Invasão de seres "pacíficos", que quando perceberam que seriam erradicados abandonaram a missão e foram embora...?¿

Como sempre, a capa é muito bonita, a Dark Side sempre entrega livros de qualidade na estética. O que é diferente do conteúdo, que é bem raro ser acima de "bom".

A história é narrada em primeira pessoa, do ponto de vista do médico Miles, que a princípio achei que seria um homem acima de seus 35 anos, mas é um rapaz recém formado de 28.
A história começa lenta (mesmo tendo poucas páginas), e tem o defeito que muitos livros têm, que é detalhes desnecessários demais, confesso que no meio do livro eu pulei vários detalhes desnecessários e procurava ir logo para o que interessa, até pq era eu começar a leitura o meu sono aparecia kkk

Enfim, gostei que teve umas reflexões bem "tapa na cara da sociedade". E do mistério por trás desses aliens que nascem de vagens gigantes. Pois é, bem ridículo, nada muito sensacional, mas até aí dá para engolir sabe... Até pq quem disse que precisa ser parecido com os humanos não é?
O ruim foi o final ser corrido, bastou o Miles e a Becky colocarem fogo na plantação de vagens alienígenas, que eles (os aliens) desistiram de tomar o lugar dos humanos... E simplesmente foram embora para procurar por outro "planetinha".

Eu terminei o livro assim: ?

Príncipe Exilado 25/05/2021

Chato?
Uma bela edição com uma história péssima, extremamente entediante, um tipo de história em que você fica torcendo pra o vilão matar todo mundo.