Yakuza Moon

Yakuza Moon Shoko Tendo

Resenhas - Yakuza Moon

Lisa 21/10/2011

A vida da mulher no submundo do crime
Há uma grande decepção de minha parte e, aparentemente de outras pessoas também. O livro não fala exatamente da Yakuza, a máfia japonesa, mas da vida de uma garota, filha de um mafioso e as consequências desse convívio.

Por alto li a resenha de outra pessoa que também se decepcionou com isso. Só não li mais porque senão, essa resenha poderia ser "idem à da fulana".

Mas, é isso. Temos uma leve ideia do funcionamento da Yakuza, mas como um pano de fundo, bem de fundo mesmo. O teor da leitura é a vida, triste, por sinal, de Shoko.

Que, aliás, não deve ser muito diferente da vida das garotas envolvidas com outras máfias, como a Cosa Nostra ou mesmo com traficantes. O livro mostra a violência, a decadência e a falsa ideia de liberdade e poder que as pessoas envolvidas com esses tipos criminosos tem.

Um relato bem dramático, que mostra o preconceito, e a batalha de uma pessoa que quis levar uma vida digna.

No wikipédia tem um artigo interessante sobre a Yakuza: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakuza

SET/11

Delly 23/05/2011

Quando pegamos uma biografia para ler esperamos que ela nos dê detalhes para satisfazermos nossa curiosidade de fofocas. E nem adianta negar, você pode ter um índice baixo ou um índice alto de Fo-fo-ca, mas tem. A diferença é que quando o nível é baixo um livro como Yakusa Moon resolve os nossos problemas! Rs

O livro não foi o que eu esperava que fosse. Pela sinopse você pensa que vai ser uma biografia mais voltada para da Yakusa Moon, mas na verdade é uma autobiografia (bem autobiografia) da Shoko Tendo. Então a história me surpreendeu.

Leia mais em: http://atravesdanevoa.blogspot.com/

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Já ouviram falar em Yakuza? Bora lá perguntar para o Sr. Wikipedia e ver o que ele diz:

Yakuza (em japonês: ヤクザ ou やくざ), também conhecidos como gokudō (極道) são os membros das tradicionais organizações de crime organizado existentes no Japão. A polícia japonesa os chama de bōryokudan (暴力団, literalmente "grupo de violência"), enquanto os próprio yakuza se chamam de "ninkyō dantai" (任侠団体 ou 仁侠団体, "organizações cavalheirescas").

Então agora imaginem crescer dentro desse grupo. Ter seu pai com um chefe da Yakuza e conviver com a glória que essa posição traz em alguns lugares e a vergonha que acarreta em outros.

Desde menina, Shoko sentia sobre os ombros o peso de ter um pai criminoso. A escola foi desde cedo uma provação. As crianças não queriam se misturar com elas e as professoras a tratavam com um misto de desprezo e respeito.

Ser educada nesse clima deixou marcas profundas da vida de Tendo. Dentro de casa a educação rígida de sua mãe, na escola o desprezo dos professores e colegas, junte-se a isso o fato de ter um pai que, com o passar dos anos entra em declínio e de uma posição de respeito, chega ao fundo do poço.

Bebidas, mulheres, crises de raiva – e Shoko sempre ao lado de sua mãe e sua irmã mai nova. Até que na adolescência, influenciada por Maki, sua irmã mais velha, se torna uma yanki. A partir daí começa o declínio de nossa protagonista.

Durante a leitura desses anos da vida de Shoko fiquei bem chocada com a colocação de seus sentimentos frente às coisas que se passaram com ela. A impressão que se tem é que a autora ligou no automático e apenas relatou os fatos, senti falta de um pouco mais de sentimento da parte dela - dor, agonia, medo - por tudo o que passou e os riscos que correu. (e foram muitos)

Acredito que isso se deva muito ao fato de sua rígida educação japonesa. As palavras de Shoko são colocadas com um certo distanciamento, como se não fosse ela que tivesse vivido aquilo tudo, mas não pense que isso tira o peso desses acontecimentos.

Sempre à volta da Yakuza, os anos vão passando e as drogas e os amantes se desdobram na vida da protagonista.

É uma história real, com uma carga absurda de resignação, e, posteriormente, não conformismo.

Vale super à pena para quem quer conhecer a cultura japonesa e saber como funciona a Yakuza.

Gostou? Quer ler mais? Acesse: