Yakuza Moon

Yakuza Moon Shoko Tendo

Resenhas - Yakuza Moon

Lia Macêdo 05/09/2016

Superação
Particularmente gostei muito desse livro. As histórias contidas, as lições superadas, a volta por cima, apesar das cicatrizes, deixa-nos uma grande lição de força e coragem.
Ao relatar as fases problemática da vida dessa mulher, desde a adolescência até ser uma jovem adulta, os problemas que ela enfrenta com drogas, ou homens violentos, o modo como ela fica viciada e se mete em encrencas, nos aproxima dela, pois é algo que pode fazer parte da realidade de cada um de nós.
As explicações sobre os significados das tatuagens também nos mostra a importância de não julgarmos pela aparência, já que pra tudo se tem um porquê.
Leitura dura, como a realidade, mas proveitosa pela lição de coragem e esperança.

Felipe 18/07/2019

O que você esperaria de um livro com este nome? Eu imaginei mil coisas sobre a Yakuza, e eu estava errado.
Yakuza Moon por Shoko Tendo, indicação de um bom/ótimo amigo e colega de trabalho e que inclusive, me foi emprestado para ler (e sim, vou devover!), foi uma experiência completamente nova para mim.

Quando eu vi esta capa, e chamativa, eu ja imaginava uma história bem pesada, com uma reviravolta no minimo, sangrenta por parte da “Filha do Gangster”, a senhorita Shoko Tendo.

Levando em consideração que é uma biografia, posso afirmar que a leitura da vida dela me foi bem facil, para a minha surpresa.

Geralmente esses livros de biografia tendem a ser cheios de detalhes sobre os lugares, sobre as pessoas e a vida de cada uma delas, e isso me cansa a leitura, pois as vezes, só que é importante, deve ser contado, levando em consideração os detalhes que fizeram a diferença na vida dos envolvidos, e por isso, eu tendo a não gostar desse tipo de leitura.

Gostar deste relato, foi uma surpresa para mim mesmo, principalmente.

Acompanhamos a vida da Shoko, desde um pouco antes da sua adolescencia, até a sua vida adulta de uma forma bem detalhada. Conhecemos seus amigos, seus pais, seus irmãos e claro, seus amores.

Não vou dar spoilers mas, Taka foi um grande homem, uma pena não ter terminado como todos nós desejaríamos que tivesse sido.

#FicaMeuDesejo.

E ainda, vale muito a pena ressaltar alguns pontos muito importantes sobre o livro, onde o principal é:

Desmistifição de que, o Japão é perfeito.
Bullying é uma realidade em qualquer lugar do mundo, seja entre crianças, adolescentes ou até, adultos.
Dinheiro pode fazer milagres, ou não.
As pessoas só mudam, após uma tragédia, infelizmente, para a grande maioria, com a Shoko não foi diferente.
Todos são pessoas, e todas arcam com as coisas que fazem durante a vida.

Acredito que, o livro possa abrir os olhos e a mente de muitas pessoas pois, não é um livro fácil, é necessário ter um pouco de estômago sim.

A senhorita Tendo, não nos polpa dos detalhes sórdidos mas, não faz disso em momento nenhum, um tipo de penação ou lamúria, por isso, passndo pelo momento de dificuldade junto com ela, podemos ver como suas decisões e escolhas, a fizeram desisitr, ou não das coisas da vida…

De uma maneira linda e triste mas, maravilhosamente bem relatado, vemos como a vida vai continuar seguindo o seu rumo, e para continuar nela, precisamos, mais do que tudo, de nós mesmos nos ajudando.

Sempre.

Acho justo, no mínimo, agredecer a Senhorita Shoko Tendo, por nos contar a sua história, e ajudar, a todos que precisem de uma história assim, de vida e real, para conseguir seguir em frente, depois de tantas provas de vida, sem pausa.

Obrigado Senhorita Tendo-san.

site: https://contosdeumlobo.com.br/resenha-opiniao-livro-yakuza-moon-memorias-da-filha-de-um-gangster-shoko-tendo/

Psychobooks 05/03/2011

Já ouviram falar em Yakuza? Bora lá perguntar para o Sr. Wikipedia e ver o que ele diz:

Yakuza (em japonês: ヤクザ ou やくざ), também conhecidos como gokudō (極道) são os membros das tradicionais organizações de crime organizado existentes no Japão. A polícia japonesa os chama de bōryokudan (暴力団, literalmente "grupo de violência"), enquanto os próprio yakuza se chamam de "ninkyō dantai" (任侠団体 ou 仁侠団体, "organizações cavalheirescas").

Então agora imaginem crescer dentro desse grupo. Ter seu pai com um chefe da Yakuza e conviver com a glória que essa posição traz em alguns lugares e a vergonha que acarreta em outros.

Desde menina, Shoko sentia sobre os ombros o peso de ter um pai criminoso. A escola foi desde cedo uma provação. As crianças não queriam se misturar com elas e as professoras a tratavam com um misto de desprezo e respeito.

Ser educada nesse clima deixou marcas profundas da vida de Tendo. Dentro de casa a educação rígida de sua mãe, na escola o desprezo dos professores e colegas, junte-se a isso o fato de ter um pai que, com o passar dos anos entra em declínio e de uma posição de respeito, chega ao fundo do poço.

Bebidas, mulheres, crises de raiva – e Shoko sempre ao lado de sua mãe e sua irmã mai nova. Até que na adolescência, influenciada por Maki, sua irmã mais velha, se torna uma yanki. A partir daí começa o declínio de nossa protagonista.

Durante a leitura desses anos da vida de Shoko fiquei bem chocada com a colocação de seus sentimentos frente às coisas que se passaram com ela. A impressão que se tem é que a autora ligou no automático e apenas relatou os fatos, senti falta de um pouco mais de sentimento da parte dela - dor, agonia, medo - por tudo o que passou e os riscos que correu. (e foram muitos)

Acredito que isso se deva muito ao fato de sua rígida educação japonesa. As palavras de Shoko são colocadas com um certo distanciamento, como se não fosse ela que tivesse vivido aquilo tudo, mas não pense que isso tira o peso desses acontecimentos.

Sempre à volta da Yakuza, os anos vão passando e as drogas e os amantes se desdobram na vida da protagonista.

É uma história real, com uma carga absurda de resignação, e, posteriormente, não conformismo.

Vale super à pena para quem quer conhecer a cultura japonesa e saber como funciona a Yakuza.

Gostou? Quer ler mais? Acesse: