A lentidão

A lentidão Milan Kundera

Resenhas - A Lentidão

Gabriel 05/02/2024

Meio chato
O livro é muito parado, repete muita coisa, não sai do lugar, achei que ia gostar mais, mas achei bem chato.

Henrique Fendrich 26/10/2023

É impressionante a capacidade de Kundera em captar movimentos sutis dos nossos relaciomentos, e deles extrair toda a sua origem e motivação, sua beleza e sua dor. Nele, os episódios mais corriqueiros revelam os nossos maiores segredos.

ferbrito__ 17/08/2023

Começou um livro muito bom mas depois teve umas partes meio nada a ver e eu fiquei sem entender nada

Débora 20/02/2023

Não sei descrever o que acabei de ler.

O formato de escrita sugere que a obra pertence a um movimento muito moderno da literatura, embora o livro tenha quase 30 anos.

Ele tem uma escrita tão despretenciosa que parece um rascunho, tanto mais porque o autor estabelece um diálogo bastante informal com o leitor. Mas da metade pro final, as informações, que até então tinham sido jogadas para o leitor de forma desconexa, se unem e formam um quadro ainda bastante informal, mas divertido, erótico e curioso.

pri84 03/03/2022

A matemática existencial de Milan Kundera
Milan Kundera é um autor que parece não ser muito conhecido além do famoso ?Insustentável leveza do ser?, mas já é o terceiro livro que leio dele e nunca me arrependi de nenhuma leitura. O que mais me interessou e me marcou neste livro foi a matemática existencial de Kundera: ?o grau de velocidade é diretamente proporcional à intensidade do esquecimento?. E, também, a questão dos dançarinos! É uma leitura agradável, rápida. Super recomendo!

alekele_ 17/02/2022

Milan kundera ??
Livro curtinho, bem rápido de ler e claro muito bem escrito. Apesar de um pouco confuso no início, logo essa sensação passa com as discussões que o autor nós apresenta.

Paula.MTerra 27/11/2021

Está lido
Salva porque tem umas reflexões bem boas.. uns insights da atualidade que são bem interessantes... mas a história em si não curti.
Tinha expectativa boa porque amei A insustentável leveza do ser.
Está lido.

Marcos Aurélio 12/07/2021

Dançarinos e ansiosos
Milan Kundera apresentou o "dançarino", um sujeito que faz o possível para mostrar-se diante das câmeras.

Conta também a história de Vivant Denon, Madame de T, e um Marquês, que formam um triângulo amoroso cheio de mistério.

Em viagem com a esposa Vera, o autor hospeda-se no hotel, antigo castelo, onde a trama aconteceu.

Mas a proposta do livro é a discussão acerca da ansiedade, descontrole e impaciência, na busca pelo prazer.

"...o homem curvado em sua motocicleta só pode se concentrar naquele exato momento de seu voo; agarra-se a um fragmento retirado tanto do passado quanto do futuro; é arrancado da continuidade do tempo; está fora do tempo; em outras palavras, está no estado de êxtase; em tal estado, não sabe nada de sua idade, nada de sua mulher, nada de seus filhos, nada de suas preocupações e, portanto, não tem medo, pois a fonte do medo está no futuro e quem se liberta do futuro nada tem a temer".

Gostei do livro, dos personagens, da escrita, da formatação. Gostaria de ler um final diferente para algumas das histórias, mas é uma questão pessoal.

anna 24/01/2021

Sempre que eu termino de ler algum livro do Kundera, admito que fico por um tempo sem saber o que achar. Mas "A Lentidão" foi de longe um dos mais surpreendentes, apesar de tão curto.
No começo, a leitura não fluiu muito bem. A partir da aparição do entomólogo tcheco, no entanto, de repente tudo fez mais sentido e, consequentemente, ficou mais interessante. O fato do próprio autor ter um papel na história e usar isso com tanta habilidade também me hipnotizou, assim como ele fez em "A Imortalidade".
É um livro divertido, muito audacioso, e que ainda traz muita reflexão.

Luana 22/12/2020

Aquilo que se faz com lentidão se é melhor apreciado.
Sétimo livro que leio do Kundera e novamente, o autor me surpreende com mais uma leitura envolvente em que me faz refletir sobre como ando realizando as coisas que me proponho a fazer. Com qual velocidade? Dependendo da velocidade posta na realização dessas coisas, como elas sairão? Bem feitas, mal feitas? E o mais importante: eu soube aproveitar o prazer de poder realizá-las?
Essas reflexões se aplicam também nas minhas relações interpessoais. Como estou me dedicando às pessoas? Gasto tempo para conhecê-las? Elas se sentem queridas ao meu lado? Ou apenas espero elas terminarem de falar para que eu possa despejar o que penso para elas, mas sem dar ouvidos à fala dessas pessoas?
São questões interessantes e esse livro ajuda muito a nos fazer olhar para nós mesmos, além de ser uma leitura agradabilíssima.
Kundera é mesmo um autor fascinante.

Nazrat 02/11/2020

Memórias e presente
Meu primeiro livro de Kundera. Admirado pela forma apresentar a psicologia do personagem e as situações em que ele é colocado, entre seus pares e outras situações.

Fernanda Sleiman 14/04/2020

Lento
o único livro do Kundera que foi difícil continuar