A vida está em outro lugar

A vida está em outro lugar Milan Kundera

Resenhas - A Vida Está em Outro Lugar

Lucas.Silva 31/01/2024

Não dei cinco estrelas a esse livro por eu sentir em alguns poucos momentos a narrativa um pouco arrastada? soma-se a isso a minha primeira experiência com o autor ter sido o livro A Insustentável Leveza do Ser. Isso eleva, e muito, a régua para a análise.

Feitas as devidas observações, posso partir para a beleza desse livro. É magistral a forma como Milan Kundera consegue atrelar uma escrita poética a uma história que misture tons, sendo ora política, ora pessoal, ora tratando de poesia (afinal, o protagonista é chamado de ?o poeta) e, na realidade, sendo tudo isso junto. Foi uma pena eu não conhecer grande parte dos poetas citados pelo autor durante a obra, sinto que perdi algumas camadas de profundidade. Todavia, não os conhecer não me causou grandes perdas, deletei-me da mesma forma.

O livro trata da vida de Jaromil, um garoto desde novo apaixonado pelas palavras (ou sabendo como elas podem servir a ele próprio), sua mãe possessiva (que, decepcionada com seu amor romântico, encontrou no filho seu único emocional) e como essa relação deturpada atrapalha outros campos da vida de ambos. Somado a isso, Jaromil é uma pessoa com grandes desejos por aventura e por ser o centro das atenções. Narcisista, sendo o único ser que a mãe ama, desejava ser único para o mundo também. No entanto, passa por diversas dificuldades, sentindo-se à parte da vida na infância, na adolescência e na vida adulta. É um personagem difícil de sentirmos empatia, mas é muitíssimo interessante, servindo para refletirmos sobre nossos próprios atos e nossas relações com os outros.

RaulSalus 24/01/2024minha estante
Excelente resenha! Me fez ter interesse no livro. Espero que sempre nos brinde com sua visão das coisas! ? te amo

Trizdias 24/01/2024minha estante
Te amo, que bom que gostou! Posso te emprestar ele (:

Monique 20/02/2021

Não sei
Esse é o tipo de livro que merece ser lido, com um linguagem simples, acompanhamos a história de Jaromil "o poeta" sua vida e sua morte, mas especificamente sua infância e juventude.
Provavelmente irei reler, mas sai com uma sensação estranha da leitura, como quando eu terminei de ver o filme O Show de Truman um tipo de despersonalização ou algo assim...

Luana 08/02/2021

Odiei esse livro, enfadonho.
Amo Kundera, mas não indico esse livro para ninguém.

dmeyrelle 22/06/2016

Sensacional!
A vida está em outro lugar é um ótimo livro para quem já conhece obras do autor, mas para se ter como primeira viagem no universo de Kundera, não aconselho.
Apesar do livro possuir a singularidade do autor, uma escrita simples e ter uma história intrigante e reflexiva, os personagens são tão reais que ao mesmo tempo em que você os adora, você os odeia. É possível se encontrar certos defeitos que você possui no personagem, o que te mergulha ainda mais na história.

site: https://opassaroverdeblog.wordpress.com/2016/06/22/a-vida-esta-em-outro-lugar-milan-kundera/

SILVIA 06/06/2016

Muito bom!
Meus comentários estão no Blog:

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-a-vida-esta-em-outro-lugar-de-milan-kundera/

Wemerson 26/12/2013

Abstrato
Pense num livro desafiador pra um jovem.
Esse eu li ainda durante a juventude e, por ser literatura mais, eu diria, refinada, tornou-se algo bem mais complexo para meu pensamento um tanto quanto imaturo.

Li essa edição da Círculo do Livro e considero uma obra abstrata começando pelo título. De fato que na leitura fica fácil compreender que a vida está em outro lugar.

Ficou muito bem descrita cada cena facilitando o entendimento por parte do leitor, o que faz com que a obra se avolume um pouco no número de páginas. No entando, hoje, com Harry Potter com 700 páginas, essa obra de Milan Kundera chega a ser pequena em suas quase 400 páginas.

Se você quer uma narrativa com algumas reviravoltas e mistérios mostrando sempre que a vida está em outro lugar, então, leia esse livro.