Dicionário de Símbolos

Dicionário de Símbolos Jean Chevalier; Alain Gheerbrant

Resenhas - Dicionário de Símbolos

Flor 28/09/2010

Consultas constantes
A edição que tenho é a 22ª e foi uma das melhores aquisições que fiz durante a faculdade de Letras. Para analisar poemas, contos, crônicas é um excelente aliado pq nos permite ir além da própria palavra.

É um dicionário que pode (e deve) ser utilizado de maneira constante pq serve como complemento para diversos tipos de trabalho. Além da literatura, ele é util para quem gosta da área de semiótica e análise do discurso, por exemplo.

Adriana Scarpin 01/08/2015

Literalmente meu livro de cabeceira, é uma leitura que nunca termina, por seu conteúdo arquetípico antropologicamente orientado é um livro essencial para o estudo da literatura, cinema, psicologia e artes plásticas em geral. Recomendadíssimo.
parc 08/08/2018minha estante
Me ajudou bastante... pensando em comprar.

Auricélio 09/01/2011

De onde vem a simbologia
Nessa espetacular tradução de Jean Chevalier Jean e Alain Gheerbrant do famoso "Dictionary of Symbols" você encontrará um breve histórico do surgimento e interesse da modernidade pelos símbolos de todas espécies culturais e religiosas na introdução. A obra como toda não se dirige apenas ao estudo de simbologia na literatura e nas artes mas também é direcionada aos "curiosos" por simbologia pelo sentido real, cultural e imaginário de milhares de símbolos. O livro é também uma excelente obra para consulta pois cada símbolo definido na obra aborda os diferentes significados culturais, regionais de cada símbolo através da história e os coloca dentro de um passado cronológico desde o surgimento até as transformações e mudanças que acarretam a sua mudança/transformação simbólica até o tempo moderno.

Junior Zenith 02/07/2013

Muito bom!
Um dos mais completos dicionário de símbolos. Muito bom!

25/08/2022

Ótimo!
É o livros mais completo que já li sobre símbolos. Não é ilustrado mas é completíssimo no conteúdo escrito. É um livro didático para consultas acadêmicas e para interessados no geral.