O Romano

O Romano Mika Waltari

Resenhas - O Romano

Rick 17/02/2011

Um épico Literário!!!
Um livro fascinante que tece com grande realismo o Império Romano. O autor nos conduz pela magnificiência do império de Nero, dos festivais circenses, onde os cristãos e criminosos eram atiradaos às feras, de bacanais, das guerras e conquistas, das disputas religiosas. Um livro para quem é apaixonado por História. encantador! Apesar de ser uma leitura cansativa, eu recomendo essa maravilha literária,rica em detalhes onde precensiamos cenas fortes e emocionantes.

Rafo 08/03/2010

Contém Spoilers
Este livro foi uma grata surpresa. Comprei-o somente por estar em uma fase de "vício" por romances históricos sobre a Roma Antiga. Na verdade, eu estava procurando "O primeiro homem de Roma", mas como eles não tinham, acabei ficando com "O Romano". O período nem é o que mais me agrada, gosto mais de ler sobre o fim da República, e ao ler a biografia do autor na Wikipedia temi que este pudesse ser um daqueles romances evangelizadores que têm por aí. O finlandês Mika Watari tem o mérito de extrair uma boa história de um personagem que admite-se insignificante, e que atua à margem dos esquemas de poder da época. Porém, temi o tempo todo (como pode ser visto no histórico de progresso) que o autor - a despeito de sua narrativa envolvente - desse um desfecho moralizante e cristão para o romance. Por isso, ao notar que o personagem segue até o final (ou quase) firme em sua convicções me agradou demais. Vale a pena.