Convite à Filosofia

Convite à Filosofia Marilena Chaui

Resenhas - Convite à Filosofia

Andrebfr7 12/04/2024

Um ser que tem atitude filosófica é um ser que questiona, não aceita tudo da forma que é e quer buscar explicação para o que ele não sabe ou quer aprofundar, a atitude filosófica se constitui em três pilares: o que?, porque? e como?; essas três perguntas transformou a humanidade e continuará transformando, além do mais, cria conceitos e alinha pensamentos. Ao fim desses questionamentos se encontra a atitude crítica, em que é posto em prática um ato oral sobre os questionamentos, onde se pode explicar positivamente e negativamente todos os meandros que envolveram as perguntas. Marilena Chauí é atual em buscar explicar a filosofia como fundamento, para que, o que é e como, da mesma maneira que busca ensinar esses pontos e como fazê-los.

Salim 01/12/2023

Aula
Vasto conteúdo, apresentado de forma simples, mas não simplória. Recomendo para os amantes do saber.

Marry dudis 15/05/2023

Abordagem filosófica
Realmente uma obra com a abordagem filosófica em sua origem até à atualidade de forma didática e bem articulada.
Uma verdadeira experiência filosófica que aprofunda temas relevantes e gera reflexões pesadas que precisam ser debatidas socialmente.
Não é uma leitura simples mas vale muito a pena.

Plutão 15/05/2022

Abrangente
Com certeza uma fonte de conhecimento. Marilena Chaui conseguiu colocar de forma abrangente e bem explicativa vários pontos de estudo e visões filosóficas que servem de estudo não somente para os estudantes de filosofia, mas para muitas áreas de estudo ou para pessoas que busquem o conhecimento e formas de ampliar o horizonte.

Emillyn5 07/03/2022

Por ter sido uma leitura obrigatória para a faculdade eu não consegui aproveitar tanto quanto aqueles que eu escolho ler por conta própria, mas ainda assim foi interessante.

André L. Pavesi 24/08/2021

Convite à Filosofia
Excelente leitura, uma obra qur percorre ps principais temas da Filosofia, permitindo diversas linhas-mestras para orientar os estudos filosóficos. Realmente obrigatório!

Vitor 18/07/2021

Abrangente
Perfeito para quem quer conhecer o básico sobre Filosofia. A partir desta leitura, você saberá qual "área" da Filosofia te interessa mais: ontologia, estética, lógica, política, ética.

O livro não aprofunda nos temas, mas cita muitos filósofos conhecidos e você pode desenvolver sua leitura a partir destas citações.

Douglas 13/03/2021

Gratidão a professora Dra Marilena Chauí
O livro é uma ótima porta de entrada para o campo da filosofia. Se tratando da Chauí, não era de esperarmos menos... Afinal, ela é uma das maiores referências ( se não a maior ), nos estudos de Filosofia no Brasil, tendo contribuído muito com a educação no Brasil. Em tempos sombrios, onde aqueles que não foram a universidade pretendem silenciar os que lutaram pela cultura há décadas, é gratificante poder valorizar uma profissional do gabarito da Chauí. Uma voz dissonante, numa época em que muitos intelectuais optaram por se calar perante o " desmonte" do ensino público brasileiro.

Obrigado, professora.

Elias.Fernando 11/08/2020

Leia.
Convite à filosofia é uma obra relevante demais para qualquer um que se interessar por filosofia, é abrangente e rico, vale muito a leitura.
BiCarrie 11/08/2020minha estante
Já vou colocar na lista

Douglas 03/03/2021minha estante
Excelente resenha

Paolo.Frota 10/01/2018

Estudo de Filosofia
Creio que não tenha um seminarista no Brasil que não tenha estudado, durante os estudos de Filosofia, com este livro.

Rayane114 28/08/2016

A excepcionalidade deste livro em relação aos demais livros introdutórios ao estudo da filosofia encontra-se, sem dúvida, no rompimento com a tradicional divisão histórica da disciplina e a sua apresentação de forma temática. Desse modo, são apresentadas questões como a felicidade, a política e a liberdade levando-se em consideração as abordagens que filósofos de diferentes épocas deram ao assunto. Em contrapartida, seu ponto fraco é a abordagem repetitiva e, por vezes, enfadonha que Marina dá a certos temas, como a concepção marxista de "ideologia".

Kelli Carine 10/03/2016

Um livro muito bacana para quem quer aprender sobre filosofia. Uma linguagem de fácil entendimento e com exemplos bem brasileiros.
Douglas 03/03/2021minha estante
Obrigado pela resenha

fabio.bahia.167 28/09/2015

A autora põe em xeque a própria síntese da verdade levantando questões como: “o que é a verdade?” ou ainda “como a verdade é possível?”, tecendo elucidativos apontamentos como respostas.
A explícita ideologia do texto é um convite da autora à filosofia sobre a verdade através de argumentos de fácil acepção como: Diferentes teorias sobre a verdade; A verdade como evidência e correspondência; Uma outra teoria da verdade; A concepção pragmática da verdade; As concepções da verdade e a História e As exigências fundamentais da verdade.
O trabalho da autora nesse livro é pautado pela sistemática da simples conceituação e direta, parafraseando conceitos de autores seculares e modernos.
A linguagem utilizada em todo o compêndio (talvez por esse motivo seja utilizado em estudos regulares do ensino médio), é bastante simples, com explicações em minúcias, ou seja uma metodologia direta. A autora limitou-se a expor seus pontos de vista utilizando uma técnica bem literal.
Esporadicamente, são citados pela autora em caráter referencial : Sócrates, Platão, Mario de Andrade, Galileu, Kant e Husserl.
A autora conclui denotando dois aspectos antagônicos da verdade: sua fragilidade e seu poder. A fragilidade por sua condição sucessível ao poder vigente e poderosa porque sua exigência dá significância à humanidade.
O livro é um excelente instrumento pedagógico acerca da filosofia da verdade. Com uma abordagem simples e objetiva, a autora expõe o universo filosófico da verdade de modo direto.
Não há nenhum conceito inovador no texto, a autora apenas expõe definições e conceitos sob sua ótica. Como trabalhos similares, considero o conteúdos sobre a verdade na obra História da Filosofia de Giovanni Reale e Dario Antiseri, mais proveitosa, embora mais extensa e profunda.

Fábio Bahia

site: https://www.facebook.com/ferramentadosdeuses

Ricardo Silas 28/12/2014

Aceitei o convite!
Penso que Convite à Filosofia é um compêndio muito interessante e merece muita atenção.
Marilena Chauí proporciona fácil adesão de conhecimento, além de estimular o raciocínio filosófico apresentando os principais fundamentos ao que está sendo elucidado. O leitor encontrará um material histórico palatável e bastante satisfatório. Em especial, destaco o questionário que integra os exames de cada capítulo. Fica fácil aprender filosofia básica exercitando a aprendizagem acumulada durante a leitura. Excelente livro.