Caravanas

Caravanas James A. Michener

Resenhas - Caravanas

Clara.Fonseca 13/08/2023

Livro extremamente bom
Eu gosto mto de viajar e conhecer novos lugares e também fazer isso pelas minhas leituras. Esse livro é uma viagem pelo Afeganistão, pela cultura, e no tempo. Mas é triste saber que desde que esse livro foi escrito até hoje houve uma regressão em tudo o que eles conseguiram avançar. São um povo realmente sofrido.

sonia 09/03/2013

estes povos do deserto...
Escrito em meados do século vinte, não sei até que ponto é comercial, a história é um mero pano de fundo para descrever a geografia e o povo do Afeganistão. As informações são bem interessantes, o mesmo não se pode dizer da história, que não se sustenta, nem dos personagens, pois fica muito claro para o leitor experiente que só estão ali como pretexto para fisgar o público.
Percebe-se o desconforto do autor em não aprofundar o jogo político, nem criar polemicas com a religião islâmica, saindo pela tangente: ‘você como cristão também não fala com freqüência sobre o seu deus...’
Valeu a leitura.
Continuo com a minha opinião sobre os desertos da Ásia: prefiro visitar outros locais deste planeta.
E se optar por um deserto, tem o Atakama, aqui pertinho, onde não corro risco de morte!
San... 23/06/2013minha estante
Iniciei a leitura desse livro tempos atrás, mas interrompi, está no aguardo por um período de maior inspiração. Só comprei esse por conta de um dos meus livros favoritos, do mesmo autor: "Sayonará"

Ivana 19/04/2023minha estante
Eu li este livro em 1984/85, realmente se você ler com os olhos atuais, não tem muita graça mesmo. Levem em consideração a época e o que era possível citar sobre estes povos, religiões e costumes...tudo era muito rígido e fechado.

Thais.Isaia 20/07/2010

trama central envolve o desaparecimento de Ellen Jasper, uma jovem da Pensilvânia que se casa com um afegão. Após ir para a terra natal do marido, sua família fica sem notícias a respeito dela e cabe a Mark Miller, funcionário da embaixada americana em Cabul, descobrir o mistério que envolve o sumiço da moça. O livro nos leva a uma viagem junto com Mark, que embarca na busca percorrendo o Afeganistão. Além da história ser misteriosa e interessante, as descrições do autor nos trazem amplo conhecimento cultural, paisagens totalmente diferentes com desertos e regiões montanhosas, fora as discussões sobre conflitos territoriais, religiosos, etc.. Paralelamente à busca de Ellen, Mark também deve descobrir áreas de possíveis infiltrações russas na região. Todos os capítulos são bons, um levando a situações mais misteriosas que o outro e os desfechos são extremamente surpreendetes. Ao encontrar Ellen, questionamos seus motivos por tomar certas decisões, julgamos seu comportamento extremista ao querer viver fora do sistema capitalista, e quando começamos a entendê-la, ela nos decepciona ou surpreende novamente com outra escolha duvidosa. Gosto muito dos motivos de Ellen, a busca por viver em outra sociedade, e achei muito legal o autor discutir no livro o nosso sistema ocidental. Já a personagem vai se mostrando tão infantil que passamos a questionar até que ponto ela age por princípios ou para chamar a atenção!!