1599

1599 James Shapiro

Resenhas - 1599

Soraia 17/04/2022

Leitura histórica!
O livro é bastante denso e com muitos fatos e dados históricos, o que muitas vezes faz com que leitura se torne cansativa. Apesar desses aspectos o livro é muito interessante e fornece um ótimo panorama do tempo vivido por Shakespeare!

lodz 13/01/2015

Paixão pelas palavras
Dada a quase inexistência de material biográfico a respeito de William Shakespeare pois não
há cartas diários ou outros documentos que nos mostre o ser humano Shakespeare o que sentia motivações aspirações sentimentos influencias James Shapiro o autor do livro tenta responder a estas indagações através da análise de suas peças particularmente as escritas no ano de 1599 e como os acontecimentos políticos e sociais influenciaram e deram asas a sua imaginação O ano de 1599 viu um salto de qualidade nas obras de Shakespeare galgando o posto de escritor talentoso para o seleto grupo dos maiores de todos os tempos
A originalidade tem muitas facetas e Shakespeare partindo de temas já explorados criou algo magistralmente novo onde a interiorização dos personagens o poder de compreender e
transmitir com perfeição sentimentos humanos levando a plateia a vivenciar as peças revolucionou o teatro passando a existir o antes e o depois de Shakespeare A riqueza verbal é outro capítulo a parte dono de um vocabulário excepcional empregou em suas peças grande quantidade de palavras inventadas por ele Qual o segredo da perenidade da obra de
Shakespeare? personagens como Hamlet Brutus Júlio Cesar Henrique v e outros adoráveis
coadjuvantes ricos em demonstrar sentimentos fraquezas e virtudes são imunes a passagem do tempo porque mudam-se os costumes mas os conflitos humanos permanecem os mesmos. O livro de James Shapiro traz ainda como um bônus especial para os amantes da história um retrato completo dos fatos ocorridos na Inglaterra no ano de 1599 governada por
Elisabeth a última representante da dinastia Tudor. Somando todos estes elementos a leitura
de um ano na vida de William Shakespeare é gratificante e esclarecedora.

Luiza 23/11/2013

Conhecendo Shakespeare
Livro espetacular que nos envolve pelo cotidiano, política e preocupações da época que Shakespeare criou suas principais obras.
Neste livro podemos compreender um Shakespeare mais de carne e osso do que um Shakespeare idealizado pela nossa imaginação.
Compreendemos as preocupações, medos e necessidades que as pessoas passavam na época, na Inglaterra, e que refletiu muito nas obras de Shakespeare.
Podemos aprender muito sobre a história da Inglaterra, por volta destes anos, e tomar conhecimento das relações de trabalho e de amizade que Shakespeare mantinha, além do que o influenciou nas suas peças.
Amei o livro. Ele proporciona uma leitura agradável, e nos faz entrar no mundo vivenciado por Shakespeare, ver os problemas e as preocupações pelo qual ele passava na época, o dia a dia do trabalho dele."

Gustavo 04/01/2012

Shakespeare, um homem do seu tempo
(...)
Uma excelente leitura. Em alguns momentos, a narrativa ficou um pouco trancada, mas nada que prejudicasse demais a leitura. Recomendo fortemente o livro, tanto para aqueles que estudam a Literatura (como eu) quanto para aqueles que gostam de História, pois o autor encontrou a simbiose exata entre a forma que os acontecimentos históricos podem influenciar a construção literária de um período. Além disso, transformou Shakespeare, aquela figura simpática representada por pinturas que nada tinham a ver com a sua aparência real (outro detalhe saboroso do livro), em uma criatura de carne e de ossos, de som e de fúria.
(...)

A resenha completa está em: http://wp.me/p24M2p-g