O Suicídio

O Suicídio Émile Durkheim

Resenhas - O Suicídio

Lane Lou Salomé 09/08/2011

Meu novo favorito
Um título forte,que para muitos sôa como romance literário,mas não!
O Suicídio é nada mais,nada menos que uma grande obra do sociólogo Emile Durkheim!um dos precursores da sociologia.
Li este livro no primeiro período do curso de psicologia,não como leitura obrigatória,mas por pura curiosidade e interesse,que não obstante tornou-se também em prazer!
Esta obra de Durkheim,mostra que os fatos sociais(e quais fatos sociais) contribuem para que o indivíduo chegue a executar um suicídio e não apenas isso,mostra a complexidade do "termo" suicídio, de forma a segmentá-lo em três abordagens que são caracterizadas pelas causas de seu efeito.Redundantemente digo que ainda não é apenas isso,pois é uma obra que não nos mostra apenas embasamento teórico,mas também embasamento estatístico,com gráficos que faz com que assimilemos ainda melhor os brilhantes estudos de Durkheim com a realidade a nossa volta.
Deixo agora um trecho do livro para despertar em você o interesse em lê-lo:

"Foi dito algumas vezes que,em virtude de sua constituição psicológica,o homem não pode viver a não ser que se ligue a um objeto que o ultrapasse e que lhe sobreviva,e deu-lhe como razão disso uma necessidade que teríamos de não perecer inteiramente.A vida,diz-se,só é tolerável quando percebemos nela alguma razão de ser,quando ela tem um objetivo,e que valha a pena.Ora,o indivíduo,por si só, não é um fim suficiente para sua atividade.Ele é muito pouca coisa.Além de ser limitado no espaço,é estreitamente limitado no tempo.Portanto,quando não temos outro objetivo além de nós mesmos,não podemos escapar à idéia de que nossos esforços estão,afinal,destinados a se perder do nada,pois a ele devemos voltar.Mas a anulação nos apavora.Nessas condições,não conseguimos ter coragem para viver..."

Uma obra maravilhosa,acessível e instigante!
Júnior 07/02/2021minha estante
Ñ sri como comrçar ler o livro