Veronika decide morrer

Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

W Nascimento 13/08/2010

A morte, a loucura, a fé.
Esse é sem dúvida o maior trabalho de Paulo Coelho. Um autor altamente criticado e vítima de muito preconceito. Mas na minha opinião, um dos maiores. Uam pena que os brasileiros não costumam valorizar os próprios autores, ao passo que a França o reconhece como um grande artista. MAs voltando ao "Veronika", este é um livro delicado, que fala de temáticas complexas, mas acima de tudo, presentes na vida. Religião, psicanálise e senso comum são temas altamente discutidos.

O que é a loucura? O que é a realidade? E por que, apesar da lei natural dizer que temos que lutar pela vida, existen aqueles que insistem em morrer?

Veronika é uma mulher sã, controlada, que sabe como viver num mundo "normal" previsivel e controlado. Mas é justamente por conta, desse controle, que faz todos os dias serem iguais uns aos outros, que ela decide morrer. É um livro que sem duvida nos coloca para pensar, refletir.

Recomendo.

Willian Nascimento
Autor de O Véu
pordetrasdoveu.blogspot.com
maevsi 23/05/2012minha estante
Embora não considere Paulo Coelho, um grande autor, houve uma melhora em relação aos outros livros. Mas mesmo assim, continua com um vocabulário pobre e linguagem repetitiva, existem muitos autores brasileiros melhores como Castro Alves, Machado de Assis, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Érico Veríssimo, Ariano Suassuna, Clarice Lispector e muitos outros, enfim esses sim que merecem reconhecimento.Paulo nem chega aos seus pés e ao chamá-lo de um dos maiores autores mesmo que seja na sua opinião, provavelmente é porque não conhece os autores brasileiros de verdade e limita-se a ler livros contemporâneos.

Luana899 19/06/2012minha estante
Sou completamente apaixonada por esse livro. Concordo com o que diz, nos coloca para refletir. Vivemos nós em um mundo de pessoas sãs?

Lud 24/01/2013minha estante
É realmente, tambem não o considero um dos melhores, mas o livro com certeza é! só me arrependo de ainda não ter comprado um para ler de novo.

Al 18/05/2013minha estante
Ironia é critica um bom escritor em um país que cultua "quadradinho de 8".
ps: Gosto muitíssimo do Paulo Coelho.

Luciana. 08/09/2013minha estante
Amooo..super fã dele :)

Tiago 12/02/2016minha estante
Discordo. Embora discorra sobre temas importantes, Paulo não se aprofunda em nenhum deles, sendo tão superficial ao falar deles quanto sua pobre escrita. Me senti lendo um livro de autoajuda barato.

Pepe 21/05/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso. Hj tenho 2 livros, pq achei que tinha perdido e comprei outro.

Vitoria 07/11/2022minha estante
o livro é muito bom. apesar do foco do livro não ser romance, amei as partes dela com o esquizofrênico?

Leticia2513 17/01/2024

Envelheceu como leite
Comecei a ler Paulo Coelho pra tentar entender o porquê as opiniões sobre ele são 8 ou 80. agora acho que entendi. escolhi esse livro pelo título, aparentemente chocante, e por cursar psicologia (afinal, o que Paulo Coelho teria a dizer sobre suicídio?).

me arrependi amargamente. demorei 1 ano e meio (!!!!) pra terminar a leitura aos trancos e barrancos. até que a história não começa tão ruim, mas ela vai decaindo tão rápido que nas últimas 100 páginas eu me forcei a terminar de uma vez. os personagens, a narrativa e os diálogos são extremamente forçados e superficiais, e em toda fala alguém tentar emplacar um hit de lição de moral que não passa de uma reflexão vazia. fora as ideias super problemáticas sobre cura de psicopatologias e hospícios...

tem depressão? viva como se fosse o seu último dia e tcharam: você está curado! (mas cuidado pra não ficar pra sempre nos hospícios sendo sustentado pelo governo, hein. que vida boa!)
Meneva 17/01/2024minha estante
Que loucura

literalmente.maya 17/01/2024minha estante
Gente que loucura. Lembro que tive minha fase Paulo Coelho, minha mãe adorava ele, então eu acabei lendo praticamente tudo pq era o que tinha à mão em casa né. Mas juro que não lembrava disso nesse livro não. Que loucura.

Carolina2149 17/01/2024minha estante
Olha não entendo pq ele tem tanta fama. Li o livro " O vencedor não está só "para saber se era isso tudo, porém me decepcionei, livro clichê o fim do livro era o título , várias perguntas não foram respondidas. Acho muito difícil ler outro livro dele.

Felipe863 17/01/2024minha estante
My God, nunca li Paulo Coelho... Deve ser um pouco traumatizante rsrs Estou finalizando a leitura de "Eu, Robô" (Isaac Asimov), tem uma personagem central, que é uma psicóloga roboticista, Susan Calvin, ao final de cada capítulo nos faz refletir... As leis proposta no

Felipe863 17/01/2024minha estante
As leis da robótica propostas no livro, parece um ideal de um ser humano eticamente perfeito, traz boas reflexões filosóficas.

Priii Reis 07/01/2024

Tem gatilhos imensos e emocionais, sobre depressão e suas nuances.

O livro conta a história de Veronika que decide colocar um fim em sua vida.
Para ela, não há nada que a motive a continuar existindo.

Quem a conhece vê uma bonita mulher e interessante com todo um futuro pela frente, com muitos homens a quererendo,ninguém conhece intimamente a dor do outro quando esse não deixa e foi assim que Veronika resistia.

Cansada da vida sem sentido que leva, a jovem prepara com cuidado a sua partida desse mundo ao alugar um quartinho em um convento e reunir os remédios necessários para seu fim.
O que Veronika não esperava é que fosse frustrada em sua decisão ao acordar em uma clínica psiquiátrica após ter sido socorrida pelas freiras que a encontraram inconsciente.

A partir de então,vivendo a rotina da clínica,tratamento e alguns pacientes e se conhece a vida de outros na mesma situação que ela.

Apesar disso, a narrativa de Paulo Coelho consegue ser delicada e sensível na medida certa,tratando todos os temas intensos com cuidado e conhecimento.
Assim como acontece com um de seus personagens em Veronika Decide Morrer, Paulo foi internado pelos pais com a melhor das intenções, mas o que o autor descobriu é que o erro em tudo isso reside em ser uma pessoa diferente e tentar ser igual, o que, para ele, é a verdadeira doença grave.

O que ela fez lhe atingiu a saúde profundamente,e ela tem uma semana de vida. Depois de descobrir decide ficar só,mas não consegue e se acolhe com as histórias de seus colegas internados.
Muitos são os dilemas enfrentados pelos personagens do livro, e muitas são as maneiras que eles escolhem para lidar com tais problemas.

Andre.28 23/12/2020

Paulo Coelho: um sucesso que incomoda os críticos
Antes de mais tudo, esta resenha é um grande desabafo, portanto terá mais da minha opinião do que das resenhas habituais que escrevo. Paulo Coelho é um dos grandes casos de autor brasileiro que obtém sucesso depois de uma carreira de muita persistência. Seus livros são carregados de espiritualidade, com mensagens e parábolas sobre esperança fé e redenção. Alguns críticos especializados tendem a tentar desmerecer o sucesso dele, de forma injusta e 'elistista'. Sempre compreendi que um livro tem valor, e que quem atribui valor as palavras é o leitor. Literatura é aquilo que você atribui significado, e não há ninguém que possa dizer o que é bom ou ruim para Você. Redundâncias à parte, e é essa a magia da literatura. No final das contas quem tem o poder de imaginar, de dar importância às palavras é o leitor.

Em “Veronika Decide Morrer”, livro publicado em 1998, temos a história de Veronika, uma mulher de seus 24 anos que vive como bibliotecária na cidade de Liubliana, no pequeno país balcânico da Eslovênia. Cansada e entediada, Veronika vive uma vidinha infeliz em todos os aspectos, e no limite da depressão ela decide cometer suicídio tomando doses cavalares de soníferos misturados a bebidas. Essa tentativa de suicídio fracassa e Veronika é mandada para Villete, uma instituição de psiquiatria comandada pelo doutor Igor, um homem com métodos de tratamento pra lá de invasivos. Em villete Veronika descobre que a ingestão de soníferos afetou seu coração irremediavelmente, e que dentro de pouco tempo ela irá morrer de alguma doença cardíaca. Veronika descobrirá sentido na vida após conhece Eduard, um jovem esquisofenico. A possibilidade de um novo amanhã com Eduard e a vontade de viver despertaram Veronika de sua angústia. Entre a incerteza e a possibilidade Veronika encontrará a redenção de suas tristezas.

Paulo Coelho usa da fé, não apenas uma fé religiosa, mas a fé na possibilidade de um modo de viver melhor, uma forma de criar uma narrativa carregada de esperança e cheia de parábolas e simbologias. “Não há nada de errado em cair, mas saber levantar é uma arte que exige fé.” Dito isto, digo tranquilamente que este é o meio livro favorito do Paulo. Ele é um bom escritor, com quem tive todas as experiências literárias possíveis. E venhamos e convenhamos, ninguém tem o sucesso que o Paulo tem de “graça”. Algum mérito ele tem, sem sombra de dúvidas. A capacidade de deixar fluir a vida se apegando a exemplos de fé, para aceitar a si próprio, e acreditar num futuro é uma coisa bonita de verdade.

Creio que os críticos estão tremendamente equivocados quando usam os livros do Paulo Coelho para desmerecer sua literatura. O sucesso de um autor brasileiro que não tem o aval dos críticos incomoda, mas, o mais importante de tudo é que ninguém precisa do aval de meia dúzia de pessoas que querem a todo custo ditar o que é “bom” e “ruim” na literatura. Os livros do Paulo tem um valor, as histórias emocionam na medida em que o leitor “compra” a ideia do autor. E sem sombra de duvidas o sucesso dele não é de “graça”. Nada no mundo é de “graça”. “Veronika Decide Morrer” é um livro que contempla tudo o que disse; uma história que envolve psicologia, amor, fé e redenção. Uma história na crença de um amanhã melhor.
Fabia.Fernanda 09/04/2021minha estante
Olá André parabéns pela sua resenha. Faz um tempo que esse livro não sai da minha cabeça, e suas palavras me instigaram a ler o mais breve possível. Abs.

Evy 20/01/2011

Eu confesso que não sou fã de Paulo Coelho! Já li alguns livros dele, como "O Alquimista" (não gostei), "Nas Margens do Rio Piedra eu Sentei e Chorei" (gostei) e "Diário de um Mago" (que desisti no meio da leitura). Não é o tipo de literatura que costuma me agradar e acho-o muito comercial. Escreve bem, prende a atenção, mas não é o tipo de leitura que busco. De qualquer forma, depois que assisti ao filme deste livro que achei muito interessante, senti a necessidade de ler o livro e me surpreendi.

Veronika Decide Morrer é uma história forte sobre a importância da vida e do amor. Veronika é uma jovem igual a muitas outras, igual a nós. Bonita, bem de vida, tem um bom trabalho, não lhe faltam pretendentes. Sua vida transcorre sem grandes acontecimentos, alegres ou tristes. Uma vida normal. Normal demais e ela não é feliz. Um belo dia, achando que nada vai mudar se continuar vivendo, decide acabar com tudo isso e decide se suicidar. Os muitos comprimidos que tomou para tentar o suicídio danificaram o seu coração irreversívelmente, mas não a mataram e ela então é levada para uma clínica chamada Villete para passar seus últimos dias de vida.

Em seu caminho rumo à morte, Veronika começa a descobrir sentimentos que até então desconhecia. Constrói alguns relacionamentos dentro da clínica, se descobre, encontra prazeres em novas atitudes antes jamais pensadas e começa a se arrepender de ter tentado o suicídio. Decide viver os últimos dias de sua existência com intensidade e redescobre a paixão pela vida que tinha perdido.

"Quando tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que detestava. Não sabia que existiam, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar".

A leitura dessa história é bastante enriquecedora, nos faz refletir que estamos sempre escolhendo, a cada momento de nossas vidas, entre desistir e seguir adiante. Leitura recomendada!
Léia Viana 31/12/2010minha estante
É isso o que eu mais gosto do Skoob, como cada livro é um e único para quem o lê. Eu por exemplo, quando li este livro detestei, rs. E nunca mais consegui ler nada deste autor.

Fer Stefani 15/01/2011minha estante
Resenha maravilhosa! Também dei varias estrelinhas porque apesar de falarem (mal) de Paulo Coelho, eu acho que ele é sensivel e aborda as coisas de um angulo diferente, cria personagens diferentes! Veronika é ótima e tipicamente classe média, não tem como não se identificar um pouquinho e refletir um tanto a mais sobre nós e a vida que levamos e que certas coisas - para bem ou para mal - possam nos levar a caminhos nunca imaginados!

Ragana 04/11/2009

Horrendo
Paulo Coelho se superou com esse livro. Eu quis que a Veronika morresse já no prefácio.
Lord Vampirs 07/01/2010minha estante
Tbm desejei isso...Mas..Terminei de ler...Afinal, tinha q ter algo p/ q o sono viesse!..

Pefico 24/03/2010minha estante
Eu gostei do livro, mas adorei o comentário!

Nauan.Sousa 03/02/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sara277 17/10/2021minha estante
HAHAHAHAHAHAHHA

Sté 24/11/2021

Pequeno, porém, perfeito!
Até ler essa obra, 11 minutos era meu favorito do Paulo Coelho. Pois bem! Depois de ver uma moça aqui no Skoob fazendo histórico de leitura, tive meu desejo despertado. Minhas expectativas estavam altas, mas a melhor parte, o livro superou todas elas.
Apesar do título, Veronika não sofria de transtornos mentais, estava apenas cansada da mesmice de sua vida e pra evitar que isso se arrastasse por mais anos, planejou seu suicídio. Mas, ela não contava que o seu destino seria diferente. Ao perder a consciência e acordar em um sanatório, descobre que lhe resta apenas 7 dias de vida. Começa ali, sua jornada de autoconhecimento.
Esse livro aborda suicídio e loucura, mas principalmente, a consciência sobre a morte, que desperta a consciência para a vida.
Posso dizer que este é tranquilamente meu livro favorito do autor até agora. ?????+?
Edu 24/11/2021minha estante
faz anos q quero ler ele, mas nunca começo

Sté 24/11/2021minha estante
Oi Edu, acredita em mim, vale a pena. A leitura flui muito fácil

Lany 24/11/2021minha estante
Aaaaah vale super apena, estava falando dele ontem na aula de Psicologia, um livro que com certeza me marcou muito, com certeza está nos lista dos meus 100 livros favoritos.

Sté 24/11/2021minha estante
Que delícia, eu também faço psicologia ?

Ana 15/09/2023

Me deu vontade de viver!
Este livro me fez repensar a minha vida, as minhas escolhas.

Por meio da história da personagem principal e dos personagens à sua volta, pude perceber em mim, coisas que os personagens iam descobrindo neles.

Isso me ajudou a enxergar a vida de uma nova forma.
Rafa 15/09/2023minha estante
Meu livro favorito do Paulo Coelho??

Ana 15/09/2023minha estante
Eu achei maravilhoso! Fiquei repensando e muito as minhas atitudes e pensamentos

david andriotto 10/08/2021

tome um abraço, veronika
apesar de trazer à tona uma série de gatilhos pessoais, esse livro é O LIVRO do paulo coelho. acho que dificilmente poderia recomendar a alguém por motivos morais, mas quem quiser se aventurar pelas páginas depressivas e catatônicas da obra não vai se arrepender em momento alguém (talvez sim, muito provavelmente

é incrível, chorei horrores

Larissa.Andryws 11/01/2023minha estante
Concordo, nesse livro ele deixou muito o eu em evidência, tanto pela crença quanto pelo fato dele já ter sido de fato internado pelos pais em um manicômio (em uma época que quem entrava lá não costumava sair). Quando li esse livro (11 anos) fiquei chocada de que era assim que tratavam pessoas com deficiência ou qualquer tipo de transtorno que não sabiam como lidar, por esse lado foi bom porque me liguei na luta pcd e anti-manicomial, mas depois fiquei incomodada porque raios ela se masturbou do nada(cena super forçada), foi constrangedor e vergonha alheia demais, é o livro que envelhece como leite tipo cada vez que paro para refletir acho mais coisas pra contestar, mas aquelas né, vai ver que pra alguém serviu para refletir sobre lutas e causas importantes assim como foi pra mim ou só pra tirar umas boas risadas né.

valentine 14/01/2023minha estante
As resenhas positivas que eu vejo por aqui geralmente espelham um pensando de "ótima reflexão, vamos aproveitar mais a vida!" que o Paulo quis passar mesmo, acho que esse é o público que ele quis atingir e conseguiu. Não tenho nada contra a palestra motivacional, só não acho que tem que usar a doença mental, uma coisa fora do controle emocional e comportamental, como base. A experiência de quase morte traz isso mesmo, mas não é cura. Mas mesmo assim, achei a escrita ruim e o protagonismo feminino muito sexualizado HAIHAUA Mas sim, o alerta pra luta anti-manicomial é um bom ponto. Uma pena que não foi nessa lição que ele focou.

Amanda 08/08/2021

Veronika Decide Morrer
Meu primeiro contato com o autor não poderia ter sido melhor. O jeito com que o Paulo Coelho descreve a vida de cada paciente e o quê levou ele a ser internado faz com que você realmente se insira dentro da história e entenda o que cada personagem passou.
Depois de acompanhar o dia a dia de um hospício por semanas e terminar essa linda história sobre a loucura e o ser humano, Paulo Coelho conta sua trajetória entre suas internações e aí você entende mais ainda como se sente cada internado.
Esse livro é lindo e profundo, te faz refletir sobre as situações. Indico demais :)

Marina 28/05/2009

Paulo Coelho nunca mais!
Eu sempre ouvia as pessoas falando que Paulo Coelho era muito ruim. Decidi ler um livro dele porque não se pode ter uma opinião só com base no que os outros falam. E além disso, se o cara faz tanto sucesso pelo mundo todo, alguma coisa de bom deve ter, pensei.
Então resolvi ler este livro, que segundo me informaram, é um dos melhores dele. Pois bem, pura perda de tempo. O livro é horrível, o texto é extremamente pobre, mal escrito. Nunca vi tantas passagens clichês e bregas reunidas em um lugar.

Se este é dos melhores dele, não quero nem ver o que seria um dos piores.
Voorhees 28/05/2009minha estante
Essa é a Marina que eu conheço... hehe.

Andreia 18/08/2010minha estante
serio que vc achou ruim?eu nao sou fa de todos os livros do paulo coelho,mais de pelo menos uns 4 gosto bastante, e veronika decide morrer foi um que gostei.
:D

Ronaldo 15/09/2011minha estante
esta na moda falar mal de Paulo Coelho, isso ja faz anos......

Marina 15/09/2011minha estante
Não acho que seja uma questão de moda, Ronaldo. Aa pessoas criticam por uma razão: é ruim e ponto.

maevsi 23/05/2012minha estante
Concordo com a Mahana em todos os sentidos, o livro é mesmo muito ruim.

Fred 24/01/2013minha estante
Foi exatamente o que fiz. Resolvi ler para poder opinar. Foi uma experiência terrível.

Lucas 04/02/2013minha estante
Nada é mais lixo e perda de tempo do que você e seu comentário estúpido e sem base

Marina 06/02/2013minha estante
Então você deve ser bem desocupado para vir perder seu tempo comentando aqui, né Lucas!

Nalbert 08/06/2014minha estante
O problema é que algumas pessoas não respeitam a opinião das outras.

Hellen Cult 22/03/2023

Releitura
Posso considerar que estou lendo pela primeira vez?
Creio que minha mente de 14 anos não tinha mentalidade pra Veronika decide morrer e estou muito feliz de reler está obra.
Quero ressaltar que este autor colocou os sentimentos de cada distúrbio e síndrome emocional e mental muito bem. Já convivi com pessoas com depressão e eu mesma tenho ansiedade "preciso correr o risco de estar viva" foi uma frase bem marcante.
Releitura favoritada.

juli.0 22/03/2024

A facilidade de eu achar livro com gente doida é imprescindível, tem muita reflexão, veronica era icônica e amei o final dela ? e o desenvolvimento do esquizofrenico lá foi incrível, amei amei amei

Jubs 19/01/2022

Veronika decide morrer
esse livro MDS Q LIVRO é um dos melhores que eu já lê sério, queria que as pessoas falassem mais dele além tratar assuntos importantíssimos o escritor é nacional.
Recomendo super a leitura dele é leve e flui rápido mas o único erro que tem e que nao marca os capítulos mas enfim o livro é MUITO BOM MESMO leiam!!!