Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

cecis 24/03/2024

Leitura básica e simples para o entendimento do que é a cultura a partir dos estudos sobre a humanidade.

Livro que aborda o desenvolvimento antropológico da cultura e mostra as diversas explicações para o processos de evolução do homem. Muito interessante saber como a forma em que um povo vê o mundo depende de sua cultura e, assim, enxergam gestos e hábitos de maneiras distintas. Mas também, por causa da bagagem cultural, um povo cria um padrão de comportamento e ao verem alguém agindo diferentemente estranham e discriminam o próximo.

Cada sistema cultural é mutável, e é importante perceber que há um dinamismo dentro e fora das culturas. É essencial compreender as diferenças entre os povos e suas culturas e que nenhuma é melhor do que a outra, pois a partir do etnocentrismo pode haver o epistemicídio. Ou seja, no momento em que uma cultura se acha superior a outra pode haver a destruição de saberes e de culturas diferentes, a partir de uma doutrinação advinda da sensação de superiodade de uma cultura para com a outra.

laurafinottiiii 11/03/2024

Antropologia Jurídica ¹
Livro super didático e gostoso de ler para aqueles que tem interesse no assunto e para nós, estudantes, que devemos estudá-lo. O autor traz muitos aprendizados sobre cultura, abordando temas que são esquecidos no nosso comportamento social. Recomendo muito.

Hatshepsutxviii0 09/03/2024

O que define um povo?
De acordo com Ruth Benedict, a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Nesse sentido, indivíduos de culturas diferentes enxergam o mundo de maneiras opostas. Esse fato tem como consequência, em muitos casos, a propensão por considerar o seu modo de vida como correto e natural (tal tendência é denominada como etnocentrismo).
Um exemplo bem fácil de se notar e que é citado perfeitamente ao decorrer do texto, seria o imperialismo e suas nuances. Levar em consideração apenas o ponto de vista ocidental, por exemplo, é apagar toda uma rica e interessante mescla de saberes, tradições e manifestações.
Sob esses aspectos Roque Laraia aborda de forma pontual sobre diversos aspectos que definem cultura. Seja ela por determinismo biológico ou geográfico, fica evidente que além de fluida e mutável( evolução e temporalidade) a cultura é muito mais do que a junção de aspectos de um povo, mas sim sua identidade, aquilo que os faz ser eles mesmos.
Uma leitura bastante simples, didática e de fácil entendimento voltada para quem tem interesse em adentrar nessa temática antropológica.

Maria18219 08/03/2024

Cultura: Um Conceito Antropológico
Foi uma leitura cheia de epifanias, muito esclarecedora e transformadora.
comecei com a segunda parte do livro pois seria utilizada em uma aula de antropologia mas gostei tanto que comprei o físico e li o restante!
o Laraia explica tudo de uma forma bem didática, fácil de compreender, e cada nuance é bem organizada e estruturada! simplesmente um dos melhores livros que já li, me modificou completamente. deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas ou ao menos objeto de estudo obrigatório
é ótimo pra quem quer começar na antropologia ou apenas compreender um pouco mais a humanidade.

dorinha17 11/02/2024

Foi pra faculdade
Adorei esse livro, tem uma linguagem muito boa e apresenta várias coisas bem interessantes, usei no meu trabalho e adorei

lleitoraescritora 11/01/2024

Um pequeno respiro reflexivo
Neste livro o autor traz diversas ideias, processos históricos e reflexões sobre a cultura e sobre o ser humano.Livro curto mas que traz discussões pontuais sobre o assunto

Fabrício 06/01/2024

Costumo dizer que este livro é um divisor de águas para mim. Eu estudei ele em dois momentos diferentes da minha vida, mas que se contemplam em determinado momento. Primeiro quando estudei Produção Cultural pelo SENAC e recentemente na graduação de Políticas e Gestão Cultural pela UFRB.

É um livro que não só abre portas para o pensamento crítico no que diz respeito à cultura, mas traz questionamentos e reflexões que vão além do que é exposto em escrita. Sem sobra de dúvidas aborda discussões que ainda é pouco falado nos âmbitos sociais.

Vale a leitura para além dos interessados e/ou profissionais da área.
David Passos 08/01/2024minha estante
Li ele por indicação sua

Ãtala 29/11/2023

Lido para a faculdade. Apesar de não ser um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, achei bem interessante e curioso, até mesmo mais "fácil" de ler do que os outros desse estilo que eu já tive contato, um ponto muito relevante foi os capítulos pequenos.

Gabriel 17/11/2023

Antropologia
Eu tive algumas aulas de antropologia no passado e partes desse texto ficaram fixadas na minha cabeça e então decidi ir ler o texto na íntegra e acabei adorando a antropologia. Depois desse livro eu com certeza vou explorar outros autores e quem sabe puxar uma pós graduação...

O texto é bastante envolvente, a escrita é suave e os conceitos são muito bem explicados, fora os exemplos práticos do dia a dia. Os anexos finais são ótimo, mas a jornada até lá é gostosa então vai lendo com calma e se puder vai anotando cada nome que aparece pra ler depois. Apesar de ser um texto "acadêmico" não é desgastante, sério mesmo! Então dá uma chance e recomende!

daphnemerces 20/10/2023

Muito bom!!

todo mundo deveria ler esse livro. É uma escrita simples mas que traz tanta informação e aprendizado...

somos seres culturais, onde nos comunicamos com símbolos. Mas oq é cultura?

é um questionamento muito válido, temos várias respostas e não chegamos a nenhum consenso. É basicamente: quem souber morre ahuasuhsus

recomendo demais, com ctz lerei muitas vezes

Duda 07/10/2023

Outro livro que eu descobri através da faculdade, no começo eu enrolei bastante pra ler mas não há necessidade a leitura é super fluída, são poucas as palavras que precisaram procurar o significado, geralmente já da pra identificar com o próprio contexto. Livro bom trás importantes reflexões sobre etnocentrismo e a origem da cultura, apesar de não ter um parecer concreto da origem da cultura o consenso estabelecido é de que a cultura segue ganhando modificações.

Erikinha 03/10/2023

Cultura
Muitas das vezes não pensamos sobre o que é cultura e esse livro é extremamente importante para quem nunca pensou em saber sobre o que é cultura, como ela veio a ser o que consideramos hj sobre cultura. Simplesmente incrível.

Martins__ 03/10/2023

Cultura
Livro introdutório de conceitos gerais da antropologia e os seus principais autores, focando principalmente nos diversos conceitos de cultura e os seus contextos históricos. Laraia desenvolve o assunto de forma didática e quebra muitos paradigmas de 'senso comum'. Ótimo livro para quem irá começar a se aprofundar em antropologia, me ajudou muito no primeiro período da faculdade.

Thalitin 20/09/2023

A cultura antes de tudo, é um conceito antropológico, que nos diferencia dos outros animais presentes na natureza. É de suma importância ser entendida para compreender alguns comportamentos humanos, e ela afeta em todas as áreas da vida. A cultura é: dinâmica, própria, entre outros.
O livro também traz uma diversidade de exemplos para explicar o porquê biologicamente se tornou o que é. Assim, se torna mais interessante ainda para quem é da área.
O que diferencia uma criança humana de uma crimpanzé, é a capacidade de fala apartir de uma certa idade. Conforme isso acontecer, começará a acontecer mudanças drásticas no conhecimento de ambos.

livolivia 17/09/2023

?Cada sistema cultural está sempre em mudança.?
Um livro extremamente rico em informações! Seu tema central é o conceito de cultura, sendo dividido em duas partes: a primeira, trata da origem do termo "cultura" em si e de suas diversas especulações antes da antropologia. Já a segunda explora as diferenças culturais em cada sociedade, além das mudanças que se manifestam sutilmente com o passar do tempo. Muitíssimo esclarecedor. ~