O Monge que vendeu sua Ferrari

O Monge que vendeu sua Ferrari Masakazu Katsura




Resenhas - I"s (Aizu) #10


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Adamastor Portucaldo 24/08/2023

Não tem nada de novo, mas é bom
É a estória do bambambã que tem um piripaque, dá um 180 e acaba virando algo como um monge tibetano iluminado em apenas três anos. Nas altitudes do Himalaia, para onde vai com a roupa do corpo, caçando o segredo da felicidade, ele logo de cara encontra o seu centenário guru carregando as mais belas flores que já vira...
Já começa falando com o sábio catador de rosas ? (do Himalaia!), que certamente fala inglês e conhece todos os segredos milenares bla bla blá! E caminharam algumas horas, chegando no improvável e inexpugnável Nirvana do Sivana. Ou seria Shangrilá?
Entonces o agente dessa fábula fabulosa volta à civilização, encontra o ex-estagiário e vai soltando, numa caçambada, pílulas de saber, rituais, segredos do bem viver... em suma, como transformar seu mundo interior pra ter uma vida extraordinária! Por menos crível que seja a estória do monge que aparece 19:30 num subúrbio de ricaços vestido muito exoticamente, e despeja uma coleção que poderia ter origem em N. Hill mesclado D. Carnegie, Og Mandino, Caibalion, estoicos et similia (o autor confessa que os livros não ensinam nada de realmente novo) para os consumidores de auto ajuda e clientes corporativos, está aí um prato cheio!
Entre os 'inacreditáveis de Almeida', tem o monge do Himalaia que tira arco e flecha da mochila, além das rosas e florestas exuberantes no Himalaia, por exemplo, sem falar do workaholic que já está em casa às 19:30, de robe. Lugares comuns a rodo: O propósito da vida é uma vida de propósitos, Dharma, kaizen, uma meta definida (&escrita), hábitos (21 dias), aqueles pergaminhos do citado Og acima... mas não tenho dúvidas que seguindo essas orientações, não tem como dar errado. Um dos possíveis problemas é que pra fazer todas as rotinas diárias prescritas pelo sábio guru, eu somei, seriam necessários apenas uns 200 a 300 minutos a cada bendito e santo dia. Fora trabalho ou estudo, dormir, dar uns beijinhos, higiene, alimentação... Virou best seller!
Frases e conceitos meio duvidosos, para melhor escrutínio do leitor atento: dormir não passa de um hábito; advoga a alimentação vegetariana como panaceia (alguém sabe o nome de um certo ditador nascido na Áustria que era vegetariano?) e então diz "Evite os extremos e aja com moderação." Como aplicar conselhos de humildade, paz, harmonia, faça tudo o que é certo, aja de acordo com o seu coração etc. - tudo isso para um advogado de grandes corporações... será que tem como dar certo? E diz mais de uma vez que essa senda toda existe há mais de 5.000 anos! Eita segredos bem guardados, mas que, no entanto, todavia... também se encontram em vários livros do ocidente.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR