A Casa & A Rua

A Casa & A Rua Roberto DaMatta

Resenhas - A casa e a rua

Laureen.Scarelli 15/01/2021

A casa e a rua
Sim, o livro é muito bom e altamente recomendável. No entanto, embora os três mundos em que DaMatta divide o Brasil sejam um ponto sociológica e antropologicamente interessante, eu, como mulher preta, muito me incomodei com o fato de que a editora deixou passar vários "escravos" no decorrer dos ensaios, em vez de trocar pelo termo "escravizados". Fora que traz os senhores exploradores como patrões...Relevo por serem textos de 1980 e poucos, mas sigo incomodada.
Apesar disso, os pontos propostos sobre os espaços público, privado e do outro mundo agregaram à minha pesquisa.

alex 19/08/2022

A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil
De Roberto DaMatta (1985)

Mais um livro muito bem escrito e fundamentado do autor. Aqui, trata-se da reunião de 4 artigos que já haviam sido publicados entre 1982 e 1984, além de uma introdução magnífica (o 1° parágrafo é um dos melhores inícios de livro que já vi).

Destaco que o capítulo sobre "a casa e rua", como espaços sociológicos relevantes, deixou um pouco a desejar em relação ao que ele publicou posteriormente em "Você sabe com quem está falando?" (no qual a ideia esteve mais clara e mais bem apresentada).

No mais, amei o uso que ele fez de obras do Jorge Amado ("Dona Flor" e "Gabriela", entre elas) no capítulo 3, para tratar das mulheres no universo relacional (que é como ele define a sociedade brasileira - relacional).

Sobre o capítulo 4, que trata da morte em sociedades relacionais, ou eu não captei parte relevante da msgm (o que é totalmente possível) ou esse artigo é o teoricamente mais fraco do livro.

Axerock 07/07/2014

Este livro reúne cinco textos do antropólogo mais conhecido no Brasil, onde ele discute a cultura brasileira e seus aspectos.

São os temas tratados por ele:

- Espaços relacionais: A casa, a rua e o mundo do além como espaços relacionais de extrema importância na vida social brasileira (especialmente, como se dá a relação e mediação entre eles);
- Cidadania no Brasil, a conciliação do universo liberal-individualista com nosso jeito personalista;
- Mulher e seu impacto na organização social. Inclui uma discussão sobre "Gabriela" e "Dona Flor e seus dois Maridos";
- uma reflexão sobre a morte e os mortos em nossa cultura.

Ci=^.^= 10/05/2009

Livro interessantíssimo que nos revela aspectos do povo brasileiro nos evidenciando a nossa singularidade.

Gabriel 21/05/2020

Sociedade brasileira: coletivista com direção ao individualismo
Sociedade norte-americana: individualista com diração ao coletivismo

Moral da casa =! moral da rua =! moral do outro mundo
moral da rua: moral da malandragem
perjorativismo em "moleque de rua", "olho da rua"

Cultural do Brasil: "você sabe com quem está falando?"

Mulher
As relações festivas estabelecidas no carnaval
Dona flor e seus dois maridos

Morte
"O individualismo como princípio básico da vida social que faz com que a morte apareça como um problema"
"Nos sistemas relacionais, a morte tem um tratamento diferenciado"
No Brasil preocupa-se mais com o morto do que com a morte.

luísa 29/03/2024

Genial.
Simplesmente genial. da matta consegue debater sobre os tópicos que levanta trazendo vários fundamentos precisos e na visão de outros. ele consegue trazer a tona vários temas e subtemas que se correlacionam em todo o livro.