As Bruxas de Oxford

As Bruxas de Oxford Larissa Siriani

Resenhas - As Bruxas de Oxford

Flora 29/10/2020

Original e empolgante!
Comecei essa leitura esperando mais um livro sobre uma escola de bruxaria. Não sei de onde tirei isso, mas tinha certeza de que essa seria a história. Mas essa narrativa não tem nada a ver com isso! É um livro extremamente original e muito bem pensado. Esse livro tem uma ESTÉTICA. Não sei explicar bem o que isso quer dizer, mas é como se eu conseguisse visualizar uma identidade visual para a história.

Todos os acontecimentos vão se encaixando e conforme a história avança, você percebe o nível de detalhes e enredos entrelaçados. Um livro com muitos personagens e ainda assim todos eles tem suas personalidades próprias e são bem construídos. As descrições dos cenários, contextos e sentimentos são tão bem feitas que é impossível não entrar com tudo nessa narrativa. Um livro para pegar e só largar quando terminar, realmente maravilhoso! Merece ganhar o mundo.

Psychobooks 05/03/2011

O livro da Larissa já prendeu minha atenção dentro do elevador. Sim, você leu certo.

Toda vez que o porteiro me liga que chegou alguma coisa, sempre subo para meu apartamento já abrindo o pacote (sim, sou desesperada) e lendo algo da obra que recebi.

Já fiquei encantada com as primeiras descrições do livro. A Larissa tem aquelas capacidades que acho superimportantes em um autor: Fluência no texto, ligação entre os acontecimentos, construção coerente dos personagens e a principal de todas! CRIATIVIDADE!!

Afinal, o que é um texto bem-escrito se durante a leitura o autor não nos surpreende?

O livro de Larissa que será lançado no dia 13 de março, pela Editora Multifoco, tem como tema o mundo adolescente + sobrenatural, que confesso que achava que já estava mais do que batido. Ponto para a autora que mais uma vez, surpreendeu.

Trata da história de Malena, uma adolescente de 16 anos com uma característica inusitada. (não vou revelar qual é, sem o prévio consentimento da autora) Só tinha visto essa característica em um protagonista até hoje, e foi exatamente por meio dessa diferença que a protagonista me conquistou.

Malena vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais decidem deixar Oklahoma e voltar para a cidade de Oxford, onde nasceram e onde vivem todos seus parentes.

E aqui está a única crítica que faço à obra de Larissa. O livro poderia muito bem ter sido ambientando em uma cidade brasileira, acredito que assim haveria uma maior identificação do leitor. Mas não fiquem decepcionados, o fato da história ser ambientada em outro país não tira em anda o encantamento da leitura.

A casa escolhida pela família é a que contém a história mais sombria da cidade… E é nela que Malena passa a ter todas as revelações que irão mudar sua vida.

“Toda a casa era sombria. Não importava quantas janelas ou lâmpadas nem lustres meus pais pudessem pendurar, nem a cor alegre das tintas que cobriam as paredes castigadas, nem mesmo a alegria que nós tentássemos plantar ali, as sombras permaneciam. Eu podia vê-las, até senti-las nos cantos das paredes, cobrindo os móveis, espreitando as janelas”

Página 9 do manuscrito

Por ser a sétima filha e única mulher, Malena é ao mesmo tempo tratada como princesa da casa e como mais um dor irmãos, o que é confuso e ao mesmo tempo engraçado.

Aliás, o humor está presente em todo o livro. Ri em várias passagens com Malena e com as situações em que se coloca devido aos fenômenos sobrenaturais que a perseguiam.

Trata-se de uma história de bruxas, e talvez aqui eu entenda o motivo do local escolhido por Larissa para ambiente o livro. Por 100 anos a magia ficou afastada de Oxford, e agora com a chegada de Malena à cidade, tudo muda. As sete irmãs bruxas: Irma, Jane, Elleanor, Cecilly, Nayse, Zethi e Dorothi passam a fazer parte de sua vida, de uma maneira surpreendente e inovadora!

Larissa não esqueceu de colocar uma carga romântica na história. A figura escolhida foi Sam, um morador de Oxford e aluno da mesma sala de Malena. Não desvendei Sam completamente… Por tudo o que acontece com a protagonista, ele acaba ficando um pouco de lado. Espero que nos próximos livros o personagem ganhe mais foco, assim como os seis irmãos de Malena.

Aí você pode perguntar: “Próximos livros?” Siiimmm!! \o/

Trata-se de uma saga intitulada “Trilogia Coração da Magia”, então aguardem mais de Malena e companhia!

Aliás, por falar em companhia, essa foi uma das características que gostei bastante na construção dos personagens da Larissa. Todos têm suas próprias características descritas, e não fogem daquilo que é esperado que eles façam! Já falei lá em cima, né? ÓTIMA construção dos personagens!!

Parabéns Larissa! Seu primeiro livro me deixou com gostinho de “quero mais”! Com certeza uma autora que vou ficar de olho e ansiosa pelos próximos lançamentos!!

Gostou? Acesse:

Malu 14/12/2011minha estante
Ai que resenha mais boa, hahahaha. Eu li e AMEI esse livro. Tem seus defeitos, claro, mas é muito bom!
E tenho que discordar sobre se passar no Brasil, mas só porque eu - não me perguntem o motivo, eu não sei - não gosto de livros aqui no Brasil. Talvez, só talvez, seja porque é mais fácil imaginar a história num ambiente mais afastado... Mas não sei.
Sam é um foooooooooooofo. E quero muito que ele apareça mais nos outros, também. Hahahaha

A Larissa vai virar um fenômeno logo, logo! :)

Júlia B. 07/03/2012minha estante
Será que ela era mediadora? :x

Rodrigo1185 03/11/2022

Surpreendentemente otimo
Gostei muito do livro, a história foge do genérico das histórias de bruxas e traz algo diferente, apesar de não ter reviravoltas surpreendentes o livro é ótimo.

Paula 17/04/2020

Sentimento de nostalgia no ar
Eu li esse livro lembrando muito de tudo que eu amava ler e assistir durante minha adolescência. Tem um tom de Sabrina dos anos 90 ( e é até citado pela protagonista). Me fez sentir como se autora fosse da minha geração. Ela até avisa que escreveu aos 16 e depois só deu uma editada em cima.

Visto isso, se você tem entre 13-17 anos, vai amar absurdos. É um livro bem gostosinho, com um pouco de ação, magia, mistério sobre as bruxas e uma pitada de romance adolescente. É um livro que vou realmente indicar pra pessoas dessa idade.

É bem escrito, tem uma trama legal, gostosinho.
Não sei se darei continuidade. A minha versão adolescente iria já ter lido os três livros todos no mesmo dia. Eu, mesmo achando interessante e tendo esse sentimento de nostalgia, não sou exatamente o público alvo desse livro e ele não me envolveu tanto a ponto de eu esquecer disso. Então, pode ser que volte a ler para dar uma espairecida numa leitura pesada, mas não dou garantia.

E gostaria de parabenizar a autora. Confesso que quando vi que era brasileira, quis muito ler esse livro acontecendo no Brasil. Acho que gostaria mais de trouxesse essa identificação pra cá. Mas mesmo não sendo, ficou bem legal e bem escrito.

Nicole.Niero 28/12/2020

Surpresa
Não conhecia o livro, fiquei muito surpresa com a história, super bem construída e cativante. O personagens são maravilhosos, recomendo que todos leiam!

site: https://www.instagram.com/p/CIoGFppDqv0/?igshid=1h8p3ni4ie2kd

Priscila 26/10/2020

Leiam até o final!
O livro conta a história de Malena tendo que lidar com as mudanças de família, as da adolescência e as espirituais.
Malena e Dorothi estão ligadas por um motivo e juntas vão ter que dar conta das irmãs de alma. Sendo boas ou más.
Gostei da temática diferente criativa.
É um livro OK e lerei os outros. Quero saber o que vai acontecer agora ja que a autora deixa um gancho no final.

Evelyn464 04/01/2021

mais um surto!
o que vamos dizer dessa obra maravilhosa que destruiu minha sanidade e aumentou gravemente a minha necessidade de ler as continuações.

eu peguei o ebook gratuito ano passado, e eu enrolei MUITO para ler pois eu tinha certeza que dona Larissa ia acabar com todas as possibilidades futuras de eu ter uma saúde mental no mínimo decente.

mas tirando o desabafo (drama) eu só queria dizer que comecei 2021 com esse livro maravilhoso, eu li em poucas horas de tão viciada e terminei de madrugada ouvindo minha playlist no aleatório (olha que jeito mais eficiente para ir para o fundo do poço ??).

cara, os personagens os PERSONAGENS perfeitos! Malena uma personagem que eu me identifiquei muito (não pela falta de melanina rsrsrs) no seu conflitos internos de, matar ou não matar, Dorothi nunca errou (apesar dela ter cometido uns dois homicídiozinhos) eu passo pano SIM ela tem um passado traumático perdoa. E Sam, mas uma vez tenho minhas definições de homem impossível de se achar atualizada.

a história traz uma vibe de mistério TÃO boa que eu simplesmente não consegui parar ler ela te traz sentimentos de raiva, paixão, empatia e muitoo amor. Tantos sentimentos correrão por mim que quando terminei eu só pensava "mais, mais, mais, mais...."

OBS: essa perfeição do universo está disponível gratuitamente pelo Kindle unlimited!! aproveitem!

Flávia 25/03/2012

Aventura para o público jovem
A primeira impressão que tive é que esse livro é voltado para o púlico jovem. Leitura fácil, pouco densa, aquele livro para te distrair. E funciona! Alguns pontos, como a família de Malena, ou as irmãs bruxas poderiam ter sido mais desenvolvidos para que o leitor tivesse uma identificação maior. Foram quase como somente nomes citados. Não consegui enxergar, por exemplo, que os pais de Malena eram ausentes ou como cada irmã bruxa apresentava seu comportamento.

A história não tem rodeios, é bem direta. Adorei a forma como Jane é apresentada "de novo", embora já desconfiasse... A cena entre Malena, Cecily e Jane foi muito rápida para o que se propunha, e um pouco fácil demais.

De forma bem escrita para envolver o público, consegui sentir o sofrimento final de Malena e a história termina de maneira fofa.
Normalmente não gosto de livros deste genêro, mas conseguir apreciar a leitura deste.
Mi Hummel 12/02/2013minha estante
Oi!
Ih, agora desanimei! É infanto-juvenil? Sério, Flávia? Eu estou procurando comentários sobre o livro e, pelo título, eu esperava algo mais denso...:/

Flávia 12/02/2013minha estante
Não, Mi. Não acho denso, mas não é ruim. Se vc quiser só se distrsir, acho que dá. Mas, não imagine algo muito elaborado com as relação à bruxas. Bem, pelo menos foi o q achei. Beijos

Lari Books 08/05/2020

Impressionante!!
A bastante tempo tenho buscado livros de fantasia envolvendo bruxas e sereias (inclusive se tiver algum para recomendar, aceito de bom grado). Comecei com uma expectativa media, mas a historia conseguiu me prender, a escrita como, a escritora mesmo fala que foi feita por ela mais nova, é um pouco adolescente, mas não a trabalha no entendimento, nem no desenvolvimento da história, apenas faz com que algumas trexos fiquem meio sonhadores.
Algumas coisas ficaram meio soltas para mim podendo terem sito melhor desenvolvidas, mas foram poucas e o final onde há o confronto foi bem fraco,
poderia ter mostrado um crescimento muito maior da personagem, mas advertido que isso foi necessário para que houvesse uma continuidade para os outros livros.
Recomendo sim para quem se interesse por historias de fantasia!

Sabrina 10/07/2022

Vale muito a pena dar chance aos nacionais, mas esse aqui é demais. O enredo em si é um tanto quanto original, mas sou suspeita para falar porque esse se tornou um dos nacionais favoritos pra mim.

Taatyta 17/02/2023

É uma leitura gostosinha e tal
Mas as coisas demoram pra engatar, eu mesmo só senti que as coisas começaram a fluir quando o gato começa a falar.
Não tem realmente um grande ápice, já que fica muito claro o que vai acontecer desde o momento em que Dorothy diz o que precisa ser feito.

Porém, não acredito que Jane esteja morta, a bruxa deve estar muito viva e pistola da vida porque tentaram matar ela. E espero que Dorothy esteja apenas dormindo também, porque acho um desperdício ela ter morrido naquele feitiço

Ana Lethycia 17/09/2020

O livro é bem divertido e eu gostei muito do universo criado pela autora. Ainda assim, há coisas das quais nao gostei. O romance é um bom exemplo, achei meio sem graça e irreal. também nao gostei muito do final, achei corrido e gostaria que fosse um pouco diferente. Apesar disso, foi uma boa leitura e eu pretendo ler os outros

Bruna Lima 01/03/2020

O livro na parte gráfica é incrível (apesar de alguns erros de revisão), com toda uma delicadeza, desde a capa com laminação holográfica às páginas com detalhes bem propício a história.

Larissa tem todo um cuidado na escrita, o que acaba te envolvendo. As bruxas de Oxford tem uma pitada de Sabrina dos anos 90/2000 misturado com Da Magia a Sedução, o típico livro que você passa horas lendo e nem percebe.

A história em si envolve bruxas, passado, reencarnação, vingança...uma fórmula "simples"?, porém bem amarrada e desenvolvida (alguns pontos da história poderiam ser melhores explorados) por Larissa, sendo capaz te prender até as últimas páginas.

Uma leitura que vale a pena!

Marcelo Arieugon 10/08/2022

Um casarão com 9 pessoas e UM só banheiro
A história é clichê, mas até que me divertiu da metade pro final. Acho que o livro se beneficiaria de mais algumas páginas, tanto pra desenvolver melhor o romance quanto a relação da Malena com a tia. Um pouco de noção de tempo também ajudaria. Na minha cabeça a história se passou em uma/duas semanas, o que não é tempo suficiente para alguém estabelecer vínculos com pessoas a ponto de querer colocar sua vida em risco para salvá-las.

Outra coisa que me deixou desanimado foi começar o livro e descobrir que a história não se passa no Brasil. Alguns outros clichês eu relevo pq nos agradecimentos descobri que o livro é fruto de uma história postada no Orkut, acompanhei muitas histórias/fanfics por lá e lembro que tudo era assim, e era uma delícia, eu só não sou mais o mesmo leitor.

Um ponto positivo que notei é que a escrita e a narrativa melhoram bastante a medida que o livro vai avançando. Daria um bom filme da Sessão da Tarde, um misto de Patricinhas de Beverly Hills, Sabrina, A Hospedeira e Jovens Bruxas. Fiquei tentado a ler o próximo e descobrir como os acontecimentos finais se desdobrarão, tem muito potencial pra história crescer.