Arthur & George

Arthur & George Julian Barnes

Resenhas - Arthur & George

Thiago275 20/08/2018

Por uma biografia de Conan Doyle!
Não sou muito fã de romances históricos, biografias romanceadas, enfim, de livros que envolvem personagens reais em enredos fictícios. Tenho essa “mania literária”: se for ler uma história real, prefiro um belo livro-reportagem, ou seja, não ficção, do que algo romanceado. Sei que muitas vezes, o material disponível é pouco para render um livro inteiro, mas gosto é gosto...

Arthur & George é uma mistura de biografia romanceada (no caso, biografias, a de George Edalji e de Arthur Conan Doyle) com o resgate de uma história de investigação real.

George Edalji era um pacato advogado inglês, de ascendência indiana, filho de um vigário do interior da Inglaterra, que se vê acusado de matar alguns animais das fazendas da região em que mora. Ele é julgado e condenado a sete anos de prisão, mesmo sem provas cabais contra ele, apenas indícios.

O caso chega ao conhecimento de Conan Doyle e ele coloca toda a sua força de vontade para provar ao resto da sociedade o que ele sabe desde o início: que George era inocente.
Mas o livro não se limita a contar essa história. Acompanhamos os dois homens desde a sua infância, vemos o seu crescimento, seu desenvolvimento e enfim, o contato que os uniu em circunstâncias adversas.

Para mim, o livro valeu pelo relato da vida de sir Arthur: grande esportista, ativo na vida nacional, debatendo os grandes temas do momento, sua atribulada e quase quixotesca vida amorosa, sua dedicação ao espiritismo.

Quem lê o livro também pode compreender a decisão de Conan Doyle de matar seu personagem mais famoso: devia ser extremamente difícil ver Sherlock Holmes incluído em cada conversa, seja com admiração ou com ironia.

Mas desconfio de uma coisa: Sir Arthur, um homem grande e super ativo, não aguentaria ser ofuscado por ninguém, real ou imaginário. Mas essa foi uma batalha que ele perdeu, pois a criatura superou o criador e permanece viva até hoje.

Ao terminar o livro, uma pergunta não me sai da cabeça: o que as editoras estão esperando para publicar uma biografia desse grande escritor?

jota 16/01/2012

Crônica de um erro judiciário
Arthur aqui é Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes (curiosamente, jamais li um livro de Doyle). E George é George Edalji, um desconhecido advogado que tem a vida e a carreira ameaçadas por uma série de acontecimentos estranhos. O livro é baseado em uma história real, contada, com certa dose de imaginação e intensa pesquisa, por Julian Barnes - Man Booker Prize for Fiction de 2011, com o livro The Sense of an Ending.

Na primeira parte, através de vários capítulos curtos, ficamos sabendo da biografia do escritor Arthur e também da do advogado George até por volta dos trinta anos de idade de cada um. Doyle então está formado em medicina, com especialização em oftalmologia, casado e tem uma filha. Por falta de clientes, começa a escrever histórias policiais e acaba de dar nome ao personagem que irá torná-lo famoso mundialmente - antes de ser Sherlock Holmes, o detetive se chamou Sheridan Hope e Sherringford Holmes.

George, mais moço que Doyle, por ser meio hindu (na verdade, parse: antigos persas que se estabeleceram na Índia) e meio inglês (apesar de ser inglês por dentro, até o fundo da alma) sofre preconceito desde a escola e passa por uma série de constrangimentos e ameaças ao longo de toda a infância, adolescência e até mesmo no início da vida adulta. Como se não bastasse isso, ele é tímido e sofre de profunda miopia. E pela sinopse, sabe-se que as coisas para ele vão piorar ainda mais.

Sim, as coisas pioram muito para George. E isso torna a segunda parte do livro tão interessante que não se consegue largá-lo mais. Claro: quando uma pessoa inocente tem contra si todas as autoridades do país, é perseguida e injustiçada e o verdadeiro culpado permanece desconhecido e impune, você quer saber como tudo vai terminar, não?

E isso, invariavelmente, me fez lembrar de outro ótimo livro lido ano passado, em muita coisa parecido com este, também baseado numa história real, O Faz-Tudo, de Bernard Malamud. Com a diferença de que neste, estávamos na Rússia czarista e o personagem era judeu.

Bem, o esperado encontro entre o advogado George Edalji (inocente, mas acusado de matar animais, praticar rituais satânicos, escrever cartas anônimas, algumas delas incriminado a si próprio, etc.) e o escritor Arthur Conan Doyle (bastante famoso já, por conta de suas histórias protagonizadas pelo notável Sherlock Holmes; na cadeia George leu O Cão dos Baskervilles), anunciado no título do livro vai acontecer somente depois da metade dele, após mais de duzentas e cinquenta páginas lidas.

E aí (terceira parte do livro) sim Arthur & George esquenta mais um pouco, pois se torna ao mesmo tempo um romance psicológico, uma história de detetive e um thriller literário – exatamente como está prometido na contracapa do volume. Se você não conseguia largar o livro antes, agora vai conseguir largar menos ainda. E assim vai ser até a quarta parte (o final).

Este livro trata de um grave erro judiciário, uma enorme injustiça. Serei injusto também se, no final do ano, me esquecer de colocá-lo na lista dos melhores livros lidos em 2012.

Lido entre 12 e 15.01.2012
Nilva 06/04/2018minha estante
Mas, jota, você gostou do final? daquela sessão mediúnica?
Assino embaixo de sua resenha, menos do final.
O livro é 9.8 só por isso.

jota 06/04/2018minha estante
Olá, Nilva. Aqui no Skoob não é possível dar nota tipo 4 estrelas e meia (acho que no app sim, mas fazer resenhas no smartphone é dose!), e muito menos 4,8 ou coisa parecida. Quanto ao final, como eu não fiz nenhuma ressalva, significa que o aceitei. Outro autor que aprecio, Charles Dickens, usa e abusa das coincidências em suas histórias mas nem por isso deixo de apreciá-las. É mais ou menos isso o que penso sobre alguns livros, quando tenho de dar 4 ou 5 estrelas para eles. Acho que numa escala de 0 a 10 sua nota 9,8 está perfeita para Arthur & George.