Gritos do Passado

Gritos do Passado Camilla Läckberg

Resenhas - Gritos do Passado

karlasampaio 25/06/2012

Surpreendente
Gritos do Passado foi o meu debute com a escritora Camilla Läckberg. Praticamente, devorei o livro em 2 noites!
A trama é bem escrita e envolvente. O que me envolveu nessa escritora, é que o livro não gira em torno de apenas um personagem, mas de vários. O que deixa você bastante curioso para saber onde tudo se encaixa. Um ponto que eu particularmente gosto em livros policiais bem escritos, é a ligação da sua natureza assassina com a psicologia. E a Camilla soube fazer de uma maestria impressionante.
Tenho mais 2 livros dela ( Princesa de Gelo e O Cortador de Pedras ) e pretendo ler rapidamente!

Excelente livro!
Daiane 10/10/2012minha estante
Amei sua resenha.Comprei este livro tipo "atirando no escuro"!
Na manhã em que comprei,um amigo havia me mostrado e dito que estava lendo "A Princesa do Gelo".Eu estava ansiosa,pois havia planejado de comprar um livro para ele como presente de aniversário e um para mim também,porque quero ter os meus.Quando cheguei na livraria dei de cara com "Gritos do passado" e fui atrás do livro que ele queria.Graças á Deus,encontrei pois ele é um amigo muito querido.Quando fui decidir qual livro levar para mim,pois há muitos que eu quero e tinha lá,exatamente este que nunca tinha ouvido falar chamou minha atenção(sinceramente amei a sinopse)então resolvi pegar este.Só não acreditei quando fui olhar no contra-verso de trás que era continuação do que meu amigo me mostrou...
Sei q me apaixonei pela sinopse e mais ainda pela sua resenha,agora sinto sede de ler este livro.Muito obrigado e parabéns.

Karen 03/07/2022

É chocante perceber a que ponto a crueldade humana pode chegar, este é um livro de ficção, mas quando terminei de ler ,fiquei com o sentimento de que poderia não ser!

Cinde.Costa 17/09/2021

Mais interessante que o primeiro livro, "A princesa de gelo".
Em minha saga para ler os livros da Camilla Läckberg, "Gritos do passado", desponta, por ora, como meu predileto.

Reafirmo minha conexão com a narrativa em terceira pessoa, de modo que eu, como leitora, tenho uma visão mais ampla do contexto do que os personagens. Inclusive - e esse foi um adendo que gostei muito - neste livro, somente o leitor, no desfecho, conhecerá a verdade atrás de um segredo. Os personagens seguirão ignorantes, mas isso não faz diferença para a resolução final do caso. Porém, é uma mesura de respeito com o leitor e gostei bastante de não ficar no vácuo sobre o tal mistério.

Como eu disse na outra resenha (A princesa de gelo), embora seja uma série com personagens recorrentes, é possível ler fora de ordem. Contudo, recomendo a leitura na ordem de publicação para que não percam o background dos personagens. Fiquei satisfeita em notar que os demais policiais responsáveis pela investigação tiveram mais destaque, de modo que a gente consegue se aproximar mais de alguns e sentir certa repulsa pelo modo indolente de outros.

A esposa de Patrick, Érica Falck, volta nesse livro, e até ajuda um pouco, mas como ela está grávida, suas preocupações são outras. Aliás, eu ri demais de algumas situações destacadas em seu arco.

Por fim, ressalto que não consegui antecipar o desfecho da investigação (o que é ótimo), mas torci o nariz para duas tentativas de gerar mistério que não funcionaram bem, desafiando a inteligência do leitor. Porém, o saldo final foi bem positivo e eu gostei bastante do que li.

Dito isso, deixo minha RECOMENDAÇÃO.

Dri F. @viagenscomlivros 01/08/2020

Eu gostei demais de conhecer a obra da escritora sueca Camilla Läckberg. O primeiro livro dela que li foi A princesa do gelo, e a escrita da autora é muito boa, então já parti para uma outra história.
Em Gritos do passado uma mulher é encontrada morta e junto ao corpo dela são encontrados duas ossadas que parecem ser de muitos anos atrás. Patrick, nosso detetive do primeiro livro, precisa interromper suas férias com a agora esposa, Erica, que está quase no fim da gravidez, para resolver esse mistério.

Gostei mais dessa história do que da primeira que eu li da autora. O ritmo desse livro é mais intenso, os crimes vão acontecendo muito rapidamente e a gente quase entra em sinergia com os personagens na necessidade de que eles sejam descobertos rapidamente. A história também é mais pesada que A princesa de gelo, mas eu achei bem mais interessante. O único porém que eu ainda faço é sobre alguns capítulos da vida pessoa do Patrick e da Erica que são totalmente desnecessários e não fazem nenhuma diferença para a história. Ao contrário do primeiro livro, nesse Erica foi mais figurante e sem nenhuma novidade, mas os crimes e reviravoltas eram tão intrigantes que isso não prejudicou em nada a história.
Se você ainda não conhece essa autora e ama thrillers policiais, pre-ci-sa conhecer!!

Bruno T. 19/05/2019

Ruim, muito ruim mesmo
O que chama a atenção nesse livro, que é classificado como "policial", é o estilo da autora, que mais parece adequado a quem escreve folhetins românticos para moças, daqueles vendidos em bancas de jornal. Comprei barato, mas foi dinheiro jogado fora.

ThaisTuresso 18/05/2011

Desde que li o primeiro livro da autora intitulado A Princesa de Gelo eu soube imediatamente que a autora me fascinaria tanto quanto os livros de Ágatha Christie, e quando soube deste segundo livro que ela lançava, me instiguei ainda mais a ler o livro o mais breve possível, por mais que Gritos do Passado contenha uma continuação do relacionamento que nasceu entre Patrick e Erica, pode ser lido normalmente, mesmo que você ainda não tenha lido A princesa de Gelo, pois é um novo caso, um novo mistério policial a ser solucionado e desta vez comandado não por Erica, mas pelo seu... hum sem spoilers, rs por Patrick!

Patrick estava de férias quando recebeu um chamado urgente da delegacia, as férias teriam de ser canceladas, e como Erica esperava um bebê desta vez ficaria de fora da investigação. Mas teimosa como sempre, mesmo no final da gestação ela vai à biblioteca e coleta informações importantes para o caso, pois juntamente a moça encontrada morta foram encontrados dois esqueletos, que assim como a moça apresentava sinais dos mesmos abusos e ferimentos. O caso começa a se complicar e laudos dos peritos mostram que os esqueletos pertencem a duas moças que desapareceram há vinte anos e nunca foram encontradas. O possível assassino havia aparentemente se suicidado no mesmo ano em que fora acusado de matar as moças. Então tudo volta à estaca zero.
Os suspeitos voltam à família Hult, onde o pastor Ephraim pai de Johannes e Gabriel, mobilizava multidões, pois fazia as pessoas crerem que seus filhos tinham o poder da cura. Encontrar o assassino fica cada vez mais complicado, o caso ganha repercussão maior quando uma nova garota desaparece, e a vida desta agora, depende da polícia encontrar o quanto antes os culpados. Assim como em seu primeiro livro, a autora escreve maravilhosamente, e descobrir os culpados é complicado, a autora consegue nos surpreender, e com um final inesperado, fazer com que pensemos, e repensemos certos fatos. A autora é tão boa, que consegue desviar a atenção dos personagens e fazer com que nós leitores tenhamos suspeitas e tentemos encontrar o assassino. Um romance policial envolvente e espetacular! Recomendo!

Rachel Lucena 06/07/2021

A história realmente me prendeu: conforme eu ia lendo, só aumentava minha vontade de saber o que estava por trás dos assassinatos e, claro, quais eram os segredos da família Hult.
O livro vai muito bem intercalando as histórias, mas achei que o final deixou a desejar. Na minha opinião, não houve realmente um final para Anna, um desenrolar da decisão que ela tomou. O que aconteceu depois que ela resolveu fazer o que fez? Quais as consequências disso, se ela não era feliz e sofria violência doméstica?
Achei o desfecho dos assassinatos meio mirabolante e, como um personagem mesmo falou, parecia até ficção científica.
No todo, o livro é bom, a história te prende.

Rafa 09/07/2021

Numa manhã de um Verão, um rapazinho brinca nas rochas em Fjällbacka quando se depara com o cadáver de uma mulher. A polícia confirma rapidamente que se tratou de um crime, mas o caso complica-se com a descoberta, no mesmo sítio de dois esqueletos. O inspector Patrick Hedström é encarregado da investigação e sem testemunhas, sem elementos determinantes, a polícia não pode fazer mais do que esperar os resultados das análises dos serviços especiais. Entretanto, novas revelações começam a dar forma ao quadro: os esqueletos são certamente de duas jovens desaparecidas há mais de vinte anos, Mona e Siv. Volta assim à ribalta a família Hult, que depois um estranho suicídio, dividiu-se em dois ramos que agora se odeiam. Ao mesmo tempo que Patrick reúne as peças do puzzle, sabe-se que Jenny, uma adolescente de férias num parque de campismo, desapareceu. A lista cresce....

Eu gostei bastante da premissa de Gritos do Passado e, por isso, fui com boas expectativas para sua leitura. Mas o livro não foi tudo o que eu esperava...

A trama investigativa é boa, mas achei que houve um pouco de enrolação pra se desvendar todo o mistério. Algumas tentativas de tirar o leitor da pista certa, confesso que foram bem forçadas. Isso não era necessário para aumentar o clima de suspense. Acabou ficando uma coisa um pouco chata. Mas no final, tudo é bem explicado!!

O que me incomodou muito mesmo foi a parte da vida pessoal do detetive. Não sei se por não ter lido o primeiro livro da série, mas o detetive e sua esposa não me agradaram. As passagens que envolviam a história deles foram bem maçantes. Uma única exceção para uma parte de como a esposa dispensou as vistas desagradáveis, o resto não faria falta se não estivesse ali!!!

Achei uma pena não ter gostado muito do livro pois sempre ouvi coisas boas a respeito dos livro da autora. Mas essa minha experiência com ela foi bem frustrante....

site: https://www.instagram.com/p/CNs9zdXLkmo/?utm_source=ig_web_copy_link

Hester1 14/06/2013

Trama bem construída e envolvente.

Kate 30/11/2014

Retirado do Blog Conversando com Dragões

Um garoto com toda sua inocência inerente dos seis anos sai escondido dos pais para brincar de cavaleiro no local chamado Passagem do Rei.
Enquanto atacava um dragão imaginário viu pelo canto do olho um pedaço de tecido vermelho. Com a curiosidade que também é inerente à sua idade, foi ver o que seria aquilo. Encontrou, então, uma jovem nua, deitada de costas. Demorou alguns segundos para perceber o que um adulto veria rapidamente, que a moça estava morta.

Patrik tinha saído de férias para acompanhar as últimas semanas de gravidez de sua esposa Erica. Mas quando o telefone o chama de madrugada ele concorda em ir ao local de um crime para ver se há algo que pode fazer.

Ao chegar à Passagem do Rei e ver o corpo sem vida de uma jovem, Patrik jamais adivinharia os caminhos tortuosos que esta investigação tomaria.

Embaixo da jovem jaziam dois esqueletos, que tornariam o crime mais misterioso. Patrik, apesar de não ser detetive sênior do departamento, é chamado para assumir o caso. Isto deixa alguns detetives mais velhos com o calo inchado.

Mas seu chefe se mostra sábio ao indicá-lo para assumir a investigação, pouco depois descobre-se que um erro, devido à falta de comprometimento com o trabalho, de um dos detetives mais velhos levam ao atraso na identificação da vítima. Patrik fica furioso e mesmo sendo mais jovem não se acanha em chamar a atenção dos que fizeram besteira. Sua atitude o firma como líder mas enfurece ainda mais seus colegas.

Com a identificação da jovem, descobre-se que ela aparentemente sumiu após fazer certas perguntas sobre um crime cometido há mais de vinte anos. Um crime que dividiu uma família ao meio. E, que, coincidentemente ou não, foi o que levou à morte as duas jovens das quais os esqueletos jaziam abaixo da vítima atual.
Siv e Mona, duas jovens, desapareceram a vinte anos atrás e nunca mais foram vistas. Até agora.

Tanja, a vítima mais recente, possuía passaporte alemão e nenhum motivo para estar fazendo perguntas sobre crimes tão velhos. Os detetives não conseguiram ligá-la de nenhuma maneira aos crimes anteriores. Então, resolvem voltar a investigar os crimes de vinte anos para ver se alguma luz surge no final de túnel.
Mas isto significa mexer em um ninho de vespas.

Há vinte anos atrás, Gabriel Hult ligou para a polícia dizendo ter visto seu irmão Johannes com uma das meninas desaparecidas. Johannes foi encontrado enforcado dias depois e isto gerou uma guerra dentro da família. As pessoas do lado de Johannes culparam Gabriel por seu suicídio e se desligaram do resto da família.

A família Hult sempre foi um pouco estranha, o patriarca Ephraim foi por muito tempo conhecido como o Pregador. Ele dizia que seus dois filhos, Gabriel e Johannes, possuíam poderes de cura, que foram perdidos após entrarem na puberdade.

Será que acontecimentos tão antigos podem exercer tamanha força na atualidade???

Mais uma moça desaparecerá e a polícia terá que correr contra o tempo para evitar mais mortes e descobrir o motivo que faz este assassino matar.

Uma trama envolvente e intrincada, com muitas reviravoltas, segredos, surpresas e com um final de tirar o fôlego.

A literatura nórdica começa a ganhar respeito mundial. Esta trama de Camilla Lackberg foi muito bem escrita e ganhou minha admiração. Pretendo ler o que mais da autora aparecer por aqui.

site: http://www.conversandocomdragoes.com/2014/09/gritos-do-passado-camilla-lackberg.html

Pandora 08/03/2015

É o primeiro livro de Camilla que leio e não me incomodei em ler o primeiro antes porque não me atraí pela história. Mas quando este terminou e algumas pontas ficaram soltas, pensei se não é a deixa para que acompanhemos a série toda. Enfim, achei um livro mediano: há suspense durante a história toda, bastante alternância entre os personagens, escrita simples e tudo isto é bem positivo, além de uma ideia original. Não vou me ater aos pontos que me incomodaram, pois não seria possível sem spoiler, então posso dizer que valeu como diversão.

Silvana 20/03/2015

Gostei bastante!
A estória é interessante! Mas confesso que gostei mais do primeiro volume. Fiquei um pouco confusa com a estória enrolada de toda a família Hult! Mas vale a pena ler! Agora estou curiosa para saber o que acontece no próximo volume quanto à parte da vida pessoal da irmã de Érica, sem falar no bebê de Érica! Minha nota final é 4.

Carol.Ramone 11/12/2022

Apesar de continuar enrolando muito gostei muito desse livro. Me prendeu do início ao fim e o final foi inesperado. Recomendo.