Daemon

Daemon Daniel Suárez

Resenhas - Daemon

Dani Fuller 08/08/2014

Por que você ainda não leu o livro Daemon?
O livro Daemon é basicamente o que a sinopse descreve. Um amigo recomendou sua leitura faz um tempo, mas eu não estava em um momento para ler. E o que mais chama atenção é no quanto esse livro é pouco comentado por aqui.

Quando iniciei a leitura do livro de Daniel Suarez, não senti o caminho que eu esperava encontrar. Alguns realmente o descrevem como um romance policial e uma boa parte dele não deixa de ser verdade.

Não sou adepta a livros policiais e quando o foco esteve em um possível assassinato + crime, eu quase desanimei com tudo.

Daemon é grande e é preciso só um pouco de paciência para você enfim mergulhar nesse universo. E não demora muito.

Não existe descanso. Mesmo que não conte a história pelo ponto de vista do protagonista, os acontecimentos ali narrados quase simultâneos representam bem o que a tecnologia é.

A maneira como é mostrado cada acontecimento, cada comportamento e personagens amarra a trama muito bem.

Mesmo que eu tenha até ficado um pouco perdida quando intercalava entre personagens, a curiosidade e a tensão para saber o que Daemon estava planejando superava tudo.

Descreve muito bem como trabalha o governo, hackers, policiais ou criminosos. E somos surpreendidos com a descrição bem detalhada para as cenas da vida real e virtual, objetos e tecnologia.

Impossível não sentir como se estivesse vivendo ali também ou com vontade de experimentar. Os curiosos e amantes desse universo de games e computadores ficarão fascinados.

Levando você a refletir sobre seus limites, liberdade e deixa em dúvida se afinal já não estamos mesmo em guerra.

"Pessoas livres acumulam muitas habilidades destrutivas.

Ou se o mundo já não está perdido. Basta observar como as pessoas ou a maioria delas agem nos momentos de crise. Principalmente aquelas com poder e dinheiro.

No finalzinho te dá a sensação de preciso de mais. Você sente dominado por toda a informação que leu. E fica aquela dúvida de como que não tinha ouvido falar do livro antes?

Por que não faz mais sucesso? Por que não lançaram ainda a continuação no Brasil?

site: http://danifuller.com/2014/08/livro-daemon-daniel-suarez.html
Denizard 01/07/2017minha estante
Descreve tudo que senti e ainda mais sou louco por tecnologia! Amei esse livro e ainda esperando a continuação! :/

Dani Fuller 15/07/2017minha estante
não entendo como um livro assim não tem mais destaque... e nem ligaram para as continuações :( absurdo

Phbraga 25/05/2021minha estante
Um dos melhores

Phbraga 25/05/2021minha estante
Esse sim viraria uma série top do netflix

Dani Fuller 25/05/2021minha estante
Verdade

Rita Nunes 10/02/2020

Amei!
Que livro bem bom! Adorei do início ao fim! Os personagens são ótimos, e o vilão é tão inteligente que a gente acaba torcendo por ele! Ótima leitura, mesmo pra que não é muito manso com tecnologia (como eu, rsrsrs!)

Mihh :) 21/09/2012

Programador e desenvolvedor de sistemas, Daniel Suarez traz a tecnologia do mundo real pra uma história sensacional!

Daemon é um programa que roda em segundo plano e executa certos comandos em momentos pré-determinados ou em resposta a outros eventos. A morte de Matthew Sobol, um desenvolvedor de jogos virtuais, ativa um Daemon programado pelo próprio com o objetivo de construir uma nova ordem mundial.
Com personagens que não são nem um pouco perfeitos, o leitor consegue gostar dos 'heróis' da história e se sentir mal pelo o que acontece com eles: Suarez não perdoa ninguém.
O livro é dividido em capítulos e a forma de escrever de Suarez pode ser estranha no início, uma vez que cada capítulo fala sobre pessoas e coisas diferentes, mas assim que as histórias começam a se conectarem, o livro flui de maneira espetacular que te faz querer ler o livro inteiro de uma só vez.
O final é totalmente surpreendente e a sequência num mundo onde não só há uma batalha entre a tecnologia e a sociedade como em Daemon, mas há um 'guerrilheiro' que na prática não existe mais no mundo real, em prol da sociedade, é muito esperada.

Wolsey 07/04/2024

Este livro merecia mais esforço da editora.
Peguei este livro num balaio da feira do livro por irrisórios 7 reais. Achei a sinopse interessante e... surpresa! ... a história é realmente sensacional.
Uma pena que seja tão pouco liso e comentado. É sensacional!
Talvez por tratar de temas como inteligência artificial e assuntos afins, pode ser que não interesse a muitas pessoas, mas a trama é eletrizante e a ação não cessa nunca.
Ao ler na Internet a informação de que seu criador morreu, um programa oculto começa uma série de eventos e vai se expandindo e avançando etapas à medida que os eventos desencadeados vão sendo confirmados.
Mortes, alterações na ordem econômica mundial e conspirações intrincadas permeiam os acontecimentos.
Superou todas as minhas expectativas.
Excelente!

Hi 13/02/2012

Bad Tec
Roteiro inteligente e inovador!
igorsantos07 26/07/2019minha estante
Ué, mas também deu 0 estrelas haha

Lit.em Pauta 22/05/2014

Literatura em Pauta: seu primeiro site de críticas e notícias literárias.

"Daemon é um livro que pretende ilustrar o domínio da tecnologia sobre a humanidade. Enquanto muitas histórias se focam na dependência tecnológica e criam cenários apocalípticos baseados em hipóteses em que as pessoas subitamente não a têm mais a disposição – ausência total de energia elétrica é um artifício recorrente – a obra de Daniel Suarez demonstra outra intenção: mostrar o quão expostos e indefesos ficamos com o avanço dessa tecnologia."

Prestigiem o site e confiram a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/daemon-livro-critica/

Andalik 18/08/2014

Daemon - Resenha em 11/02/2012
O Daemon é um tecno-thriller que mergulha no mundo da tecnologia e dos games, apresentando o mundo criado por Matthew Sobol, um bilionário da indústria de games que começa a “atormentar” a vida de algumas pessoas após a sua morte.

Matthew Sobol era um gênio da indústria de games, um bilionário criador de uma dezena de jogos online que viraram febre. Sua morte prematura deixou milhares de jogadores deprimidos em todo o mundo. Mas os fãs de Sobol não foram os únicos que notaram a morte dele: assim que o obituário dele é lido na internet, um daemon que estava dormente é ativado, iniciando uma corrente de eventos em um mundo hipereficiente e interconectado planejado por Sobol antes de sua morte. Com os segredos do gênio enterrados junto com ele e com novas fases do plano sendo reveladas, implantadas e protegidas por seu Daemon, surgirá uma resistência disposta a decifrar os intrincados planos e livrar o mundo da ameaça do inimigo sem rosto. Se a resistência falhar, todos terão de aprender a viver em uma sociedade na qual o ser humano não está mais no controle.

Uma das minhas críticas sobre o livro refere-se a grande quantidade de personagens inseridos na narrativa logo no início, tornando várias vezes difícil lembrar quem é o que na trama. Outra crítica é sobre o ritmo. O livro é divido em três partes, sendo a primeira e a terceira parte bastante intensas e interessantes, mas morno e desinteressante na segunda parte. De qualquer forma, é altamente recomendável!!!

"We are all connected. There is no escape."

Recomendação: Público em geral e aficcionados por tecnologia e games.

Geek 21/03/2018

Indicado a todos e principalmente ao que trabalham com tecnologia.
Esse livro se baseia na dominação do mundo pela tecnologia de uma forma bem intensa, onde a tecnologia aliada de uma mente brilhante pode mudar completamente a forma do mundo como conhecemos, se já não está mudando.
Esse foi um dos livros que conta uma história baseada na inovação tecnológica com a menor quantidade de invenções irreais e bem rico nos detalhes sobre as tecnologias usadas, mas que não dificultará a compreensão da narrativa para quem não entende de tecnologia.
Cheguei a notar uma desaceleração no meio do livro, mas nada que comprometa a narrativa.
Achei simplesmente sensacional e indico como uma leitura obrigatória.
igorsantos07 26/07/2019minha estante
Ué, mas deu 0 estrelas? Haha

Brielle 14/06/2021

Percebi que esqueci de fazer a resenha dele, bem, acho que é um livro interessante para quem gosta do assunto. O autor detalha bastante coisa e, pra quem entende, imagino que é ótimo para absorver melhor a história. Infelizmente, para alguém leigo como eu, tanto detalhe tornou a leitura um pouco maçante, mas pouco depois da metade do livro a história assumiu um ritmo mais confortável e se tornou mais fácil de ler.

be! 05/01/2024

Definitivamente um livro já feito
O livro começa bom, realmente muito bom, tenso e fluído. mas ele vai se perdendo quando acaba a primeira parte e começa a segunda, na metade do livro.
até ali a leitura era um tanto parecida com os livros de Dan Brown, com vários pov's e uma leitura frenética em cada um deles. mas ai cada vez vai surgindo mais personagens, e coisas meio toscas de tão impossíveis começa a acontecer e tudo se perde no limbo que o próprio livro criou.
no final, não há necessariamente um fime e não se sabe o que vai acontecer dali pra frente. Sebeck, que estava morto, ressurge do nada depois de 150 paginas e é isso.
esse foi o primeiro livro desse autor e, infelizmente, isso é perceptível