Danny, o Campeão do Mundo

Danny, o Campeão do Mundo Roald Dahl

Resenhas - Danny, o Campeão do Mundo

Heidi Gisele Borges 16/05/2019

Roald Dahl é sempre genial
Danny, o campeão do mundo é narrado em primeira pessoa pelo menino Danny, ele abre o livro contando que sua mãe morreu quando ele tinha apenas quatro meses e sempre foi cuidado por seu pai.

Ele fala com muito carinho e amor dele.

"Eu gostava que meu pai sorrisse com os olhos. Isso queria dizer que ele nunca me dava sorrisos falsos, pois é impossível fazer os olhos brilhar se a gente não está brilhando. (...) Por isso, tome cuidado se alguém lhe sorrir com a boca mas não com os olhos. Com certeza é um sorriso falso."

É bacana um livro que fale desse tema dos pais solteiros ou viúvos e que cuidam, e muito bem, de seus filhos.

Os dois moram "numa espécie de carroça de ciganos atrás de um posto de gasolina", que é exatamente isso, mas muito bem arrumada e cuidada. Um fiscal constata isso quando é mandado pelo horrível sr. Victor Hazell, o dono de uma fazenda com muitos faisões aonde as pessoas ricas iam para caçar numa certa época.

No terreno do pai de Danny havia também um posto de gasolina e um galpão, ali era a oficina para consertar carros. O pai era um ótimo mecânico e pessoas vinham de longe para que ele consertasse seus carros.

O carinho do pai é demonstrado diversas vezes em muitos detalhes do cotidiano, como quando esquentava a água para que Danny tomasse banho de bacia. O pai inventava diversas histórias e as contava à noite para que o menino dormisse. Às vezes algumas eram tão compridas que levavam várias noites para terminar.

E o menino adorava isso.

Uma dessas histórias era a de um gigante amistoso, que caçava e distribuía sonhos. Roald Dahl tem outro livro chamado O BGA, O Bom Gigante Amigo, que você pode ler a resenha clicando aqui, que é exatamente a história desse gigante amistoso.

Mas um dia Danny acorda à noite e percebe que não há a respiração do pai na cama de cima do beliche, então ele sai em sua busca e se sente angustiado quando não o encontra. Quando o pai retorna, ele deve algumas difíceis explicações.

Eles vivem algumas aventuras e os dois pensam juntos e armam um grande plano contra o sr. Hazell.

Essa edição não contém os desenhos de Quentin Blake, renomado ilustrador das obras de Dahl. Olhei a edição em inglês e são lindas! Espero que seja lançado no Brasil.

Danny, o campeão do mundo (Danny, the Champion of the world, Martins Fontes, 2002) foi lançado em 1975.

Roald Dahl nasceu em 1916, no País de Gales, e faleceu em 1990, deixando assim, milhares de leitores órfãos. Mas suas obras ficaram para que mais e mais crianças e adultos se encantem com a inteligente Matilda, com perigos em As Bruxas, com vários contos, inclusive o primeiro escrito, em As incríveis aventuras de Henry Sugar e outros contos, com os animais A Girafa, o Pelicano e eu e muitas outras histórias geniais!

Quando compramos um livro ou ebook de Roald Dahl ajudamos a Roald Dahl Marvellous Children's Charity, instituição que cuida de crianças.

site: becodonunca.com.br

Rhafa.Vieira 05/04/2020

Tão divertido e comovente. Com certeza uma boa para os pequenos.

Victor.Almeida 06/03/2023

Mais uma vez Roald Dahl nao me decepciona. Uma historia lindissima muito bem contade de uma forma simples que nos faz ficar agarrado ao livro ate o acabar

Marina 20/05/2016

Danny, o Campeão do Mundo, narra, de forma bastante leve e divertida, a relação de um pai com o seu filho pequeno. A mãe morrera quando Danny tinha apenas quatro meses, e desde então, seu pai cuidava dele, fazendo o possível para preencher as lacunas maternais do filho. Eles viviam atrás de um posto de gasolina, em uma carroça de ciganos e tanto a carroça quanto o posto eram do pai do menino. Ele ganhava a vida consertando automóveis, por isso, o menino logo cedo se deslumbrou com a oficina, as ferramentas e todo o trabalho de seu pai; para Danny, o pai era forte, corajoso e inteligente, um verdadeiro herói;

A narrativa se desenvolve mostrando pequenos momentos de alegria entre os dois, enchendo as 249 páginas com um amor fraterno puro e sem frescuras; o dia a dia é relatado com adoráveis miudezas, escritas de forma lúdica e divertida. O livro, cheio de ilustrações fantásticas de Cláudia Scatamacchia, envolve ainda um segredo do pai de Danny, que colocará ambos em momentos de tensão, (escritos de maneira bem humorada, estilo Roald Dahl) explorando ainda mais a amizade e parceria entre pai e filho, que estão presentes em todos os momentos.

O amor de um pai é algo incrível e enorme, que tive a felicidade de conhecer nessa vida. A história de Danny, acima de tudo, explora essa cumplicidade entre pai e filho, esse laço incrível e maravilhoso que infelizmente muitas vezes perde espaço nas histórias infantis. Por isso o livro tem um significado enorme e especial para mim. Assim como para o Danny, meu pai também é meu herói, e todas as crianças merecem um pai assim…

--------------------------------------------
Confira as fotos e resenha completa no site Depois Daquele Livro =)

site: www.depoisdaquelelivro.com.br

Kymhy 11/04/2018

Danny, o Campeão do Mundo - Roald Dahl
Danny vive com seu pai e o considera o homem mais forte e honesto de todos. Porém um dia ele descobre um segredo dele, que pode colocá-lo em sérios riscos. Agora o garoto sentirá que é seu dever ajudar pelos bastidores.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-danny-o-campeao-do-mundo-roald-dahl/

Luluh_costah 25/09/2023

Faisão
"Um recado para as crianças que leram este livro. Quando você crescerem e tiverem seus filhos, por favor, lembre-se de uma coisa importante: Um pai convencional não tem graça nenhuma. O que uma criança quer e merece é um pai que seja cheio de vida e alegria"

nós só podemos tocar se formos tocados.