Operação Buraco de Minhoca

Operação Buraco de Minhoca Laura Bergallo

Resenhas - Operação buraco de minhoca

Mihh :) 21/05/2011

O livro conta a história de 14 adolescentes que vivem no ano de 2192 d.C. Eles vivem com seus "pais" num monastério do Tibete e, quando digo "pais" (assim, entre aspas) é porque os chineses não são seus pais biológicos. Todo o material genético para a "criação" dos jovens havia sido comprado em clínicas especializados, sempre com a especificação de que o material fosse de pessoas com QI alto e saudáveis, de diferentes nacionalidades e foram fecundados em laboratório.
A ideia geral do livro é o 'projeto Arca de Noé' que seria basicamente o povoamento de um novo mundo, uma vez que as condições de vida no planeta Terra não eram as melhores, graças a problemas muito bem conhecidos por nós, como o Aquecimento Global.
Os jovens, porém, tem uma ideia um pouco melhor para tentar ajudar o planeta.

Agora, o que achei do livro: A ideia é boa, mas a história é muito previsível, consegue-se imaginar o desfecho de algo, capítulos antes de acontecer. E há, ainda, o problema, dos buracos de minhoca; a história fica muito apegada à busca de Mira pela mãe e a viagem no tempo passa, quase, que despercebida. Apesar disso, gostei da maneira que o final foi escrito.

E a mensagem que fica da história é que se cada um fizer sua parte, nós podemos, sim, ajudar o mundo.

Quotes:
"- E são também bondosos e íntegros, já que a inteligência sem um bom caráter sempre destrói ao invés de construir."

"-E é por isso que lhes demos nomes de estrelas. Porque o brilho de uma não impede o brilho das outras. E todas contribuem para iluminar a escuridão do universo."

"E os dias passaram bem depressa, como sempre acontece quando a gente não quer que eles passem"
Neemias 12/08/2011minha estante
Concordo com a Mihh.
Tinha capítulos que dava vontade de nem ler.
Mas a História é até interessante ^^

Gustavo.Nunes 21/05/2020minha estante
O livro foca mais em outras coisas

Vitória 18/11/2020minha estante
Este livro deve ser passado nas escolas, o assunto é sério, apesar de não parecer. Recomendo !!

Jhonatan 03/12/2011

Bela capa!
Três coisas:

1 - História um ''poooouco'' chatinha
2 - Dá um pouco de sono
3 - Mas a capa do livro é bonita, hein (hahahaha)

julio.nscmnt 06/04/2020

O livro mostra uma relação de família e de amizade, faz com quê o leitor sinta prazer em sua leitura e te prende a saber o final.
Eu, particularmente, gosto de livros que tenha o conteúdo relacionado a viajem temporal e nesse livro, tive a experiência de ver uma história muito bem adaptada ao termo tempo!

Teu 28/05/2020

Li esse livro a aproximadamente uns 3 anos atrás, na época do colégio... Li mesmo só por conta de um trabalho na escola. Mas me surpreende, muito bom, história interessante, que nos faz pensar bastante no que temos feito com o nosso planeta azul.

Udson.Souza 03/07/2020

Simplesmente meu livro favorito de toda a minha vida, o primeiro livro com mais de 50 pags q me fez ler inteiro, por prazer e não por obrigação kk

Leka 13/07/2020

Eu já sabia?
Livro fácil e rápido de ler. Bacana para introduzir o tema ficção científica com turmas de 7° e 8° ano em sala de aula. Mas, é uma obra extremamente previsível e com problemas de construção (no enredo). Entretanto, consegue ativar a curiosidade sobre os famosos buracos de minhoca!

Leticia.Justo 29/11/2021

Operação buraco de minhoca
No ano 2192, a Terra está assolada pelo aquecimento global. Para que a vida não seja extinta, 14 jovens viajarão até a constelação Épsilon Eridani H, distante 10 anos-luz. Mas eles levarão mais de 10 anos para chegar até lá, pois não podem correr o risco de cair em um buraco de minhoca! Laura Bergallo, ganhadora do Jabuti em 2007, é quem narra esta viagem pela ficção científica.

Um livro juvenil com críticas importantes sobre a forma que nós seres humanos estamos lidando com nosso planeta. Poluição, desmatamento, aquecimento global, desigualdade social e etc... Recomendo para qualquer idade! E para lembrar que se cada um de nós fizermos nossa parte, estaremos garantindo mais tempo ao nosso planeta.