O que é o SUS Jairnilson Silva Paim

Resenhas - O Que é o SUS

Suuh | @leitora.ansiosa 13/03/2023

Leitura rápida e de fácil compreensão
Paim nos presenteia com essa belíssima leitura sobre o SUS. Aqui encontramos o que é, o que faz, o que pode e não pode fazer nosso Sistema Único de Saúde. Uma leitura excelente e perfeita para todos que estão diariamente na luta por nossa saúde pública de qualidade e para quem quer conhecer mais sobre esse belíssimo e complexo sistema, que mesmo com a péssima gestão, é admirado pelo mundo todo.

Thata.Romano 06/12/2021

Gostei de entender um pouco da formação do SUS e o processo. de estruturação do sistema de saúde brasileiro, assim como os pontos positivos e o que ainda deve ser melhorado para que todos tenham acesso à saúde.

Takakura 17/04/2021

O que é o SUS
Este livro é destinado para estudantes, profissionais da saúde e ao público em geral, que queiram conhecer os conceitos e história do desenvolvimento da saúde no Brasil. Tem uma linguagem bastante acessível.
Andressa Klemberg 17/04/2021minha estante
Livro importantíssimo! Defenda o SUS ??

Takakura 17/04/2021minha estante
Sim... todos deveriam conhecer mais sobre o SUS.

Carolina1093 28/07/2020

Saúde é um direito
As pessoas deveriam conhecer melhor a história do SUS, e o SUS deveria cumprir melhor com o que promete.
Uma história muito longa, foi uma leitura para estudo e aprendi muito. A área da saúde é extensa, de conquista árdua e ainda tem muito para desenvolver.

IWOLTER 05/10/2018

O que é o SUS
Jairnilson tem uma escrita simples e compreensível tornando uma leitura agradável. É o tipo de livro que deveria ser obrigatório para todos os usuários ou não do sistema único de saúde, ou seja, a população em geral. Aqui o autor desenha a funcionalidade, a existência do SUS e suas entranhas maquinarias. O que de fato o SUS é na teoria e a distorção que é na prática. Isto ocorre pela suplementação/iniciativa privada tampouco os interesses individuais desses que estão inseridos no grupo. O sistema único de saúde prega a universalidade sem caráter discriminatório, sua proposta é ótima mas a ausência de financiamento e o forte investimento para setores privados deixa o sistema fragilizado.
Antes do SUS a sociedade vivia em constante decadência na ausência de saneamento básico (infelizmente a vários lugares no minha cidade que ainda não tem saneamento básico) e no acesso restrito e dificultoso a médicos que vinham do exterior para fornecer atendimento exclusivo ao rei/soldados/pagantes. Logo após com a " Proclamação da República", a saúde passou a ser uma tarefa do Estado mas nada foi feito para melhorar até o momento que as epidemias prejudicaram a economia na distribuição de café para o exterior. Foi iniciado a primeira "campanha de vacinação" no sentido policialesco, pois os policiais invadiam a casa das pessoas e as vacinavam contra a sua vontade. A questão pobre e saúde como é o desenrolar? Não difere muito de antes para hoje mas tem algumas mudanças significantes. A partir de 1543 Bás Cuba fundou a primeira santa casa cuja objetivo era fornecer assistência médica para os pobres que estavam à deriva e, hoje, continuam à deriva, pois a desigualdade social não diminuiu ao contrário até.
Mais a frente com advento a presidência provisória de Getúlio Vargas, iniciou a criação de iaps (instituto de aposentadoria e pensões) que fornecia assistência médica e a possibilidade de se aposentar para os trabalhadores formais. E quem não era um trabalhador formal? Bom, neste caso dependia da caridade ou teria que pagar para ter acesso. Neste cenário tem-se a saúde como uma mercadoria; uma moeda de troca. Porém é importante entender que a saúde é para além, é um estado físico, mental e social e não restrito a ótica biomédica, ou seja, que trata a saúde como ausência de doença sendo está uma produção social. Os acontecimentos em sociedade tampouco a desigualdade social são atrativos de doenças... A saúde vai para além... Engloba a promoção e a proteção cujo os objetivos são ações específicas que buscam a diminuição junto a eliminação dos riscos a saúde individual e coletiva. Através de campanhas de vacinação; combate ao mosquito; medidas que orientam sobre doenças sexualmente transmissíveis; segurança pública. Prevenir é uma maneira de evitar doenças; é uma medida que deixa saudável a sociedade.
Diante deste cenário insalubre a saúde e injusto ocorre movimentos sociais a fim de mudar a situação, a exemplo a reforma sanitária que lutou a fim de democratizar a saúde de modo que está seja um direito para todos os cidadãos brasileiros. Foi idealizado um sistema universal seguindo os princípios, da já mencionada universalidade, igualdade, preservação a autonomia e integralidade, tais princípios indicam uma saúde acessível para todos. Seguindo as diretrizes que é a regionalização de rede uma divisão de gestores na organização do SUS entre Município, Estado e Distrito federal a fim de não ocorrer concentração de poder e democratizar a participação comunitária em decorrência dos acontecimentos da ditadura militar. O SUS constitucional é uma conquista da população que traçou um caminho de 1976 a 1988 lutando para democratizar o uso a saúde. Tal medida foi possível mediante a condição a iniciativa privada, ou seja, os hospitais privados são financiados pelos Estado tampouco as pesquisas científicas.
Difamar a saúde pública enquanto enaltece a privada é uma das atividades favoritas da mídia que insiste em descredibilizar a saúde pública mostrando apenas o seu lado ruim. É fácil mostra somente o seu lado ruim e desconsiderar outros fatores de que influência numa melhora. Os investimentos que deveriam ser direcionados para a saúde são desviados pelo Estado fomentando setores privados enquanto descabela a saúde pública. A exemplo o congelamento de 20 anos tanto para saúde como educação, a pergunta é: como um sistema pode proporcionar uma boa desenvoltura quando 98% dos gastos para a saúde foram cortados? Ora, é claro que na ausência de financiamento ou pouco fica inviável a funcionalidade de um sistema que tem uma construção brilhante que pensa no ser humano em todos os sentidos, em todos os âmbitos, raças, gênero e afins.
Enfim, para mim está foi uma ótima leitura e esclarecedora, tampouco triste e alegre. Pois sinto orgulho desses movimentos sociais assim como das entidade que lutaram e ainda lutam pela sustentabilidade do SUS, este sistema que só tem vinte e oito anos. Sinto orgulho dessas pessoas destemidas, unidas e lutadoras e, ao mesmo tempo, fico triste. Diante do cenário atual que são tão poucas as pessoas que ainda sentem uma sede pela mudança; pela democracia. A maioria das pessoas na sociedade atual traçam um caminho individualista e que, se o problema não bater em sua porta nada fará a respeito. É lamentável a facilidade com a qual o ser humano é trocado por uma soma de dinheiro ou objeto material valioso. No mais, é preciso resistir para existir.