Aula Nota 10

Aula Nota 10 Doug Lemov

Resenhas - Aula nota 10

Vivi 05/06/2021

Sensação de alívio!
Enfim, um livro que trata verdadeiramente de PRÁTICAS PEDAGÓGICAS sob olhar de professores atuantes. O livro não traz teorias, mas apresenta práticas alcançáveis e adaptáveis para quem está atuando em sala. Eu amei a leitura. Por muitas vezes associar uma técnica a outra torna a leitura repetitiva, por isso o vejo como um livro para ser lido em etapas e revisitado sempre (tbm em etapas).

O autor juntou observações de anos, filmou professores que considera excelentes e listou as técnicas apresentadas, o que na minha concepção, nos faz compreender e vislumbrar positivamente a aplicabilidade das mesmas.

Luan 16/09/2022

Livro nota 10
Durante durqnte esses 5 meses li esse livro (sim li bem devagar, precisava absorver o máximo possivel do conhecimento que ele da), durantr esse tempo fui aplicando todas as as técnicas nele descritas, o resultado é impressionante, eu não saio da sala de aula desgastado, os meus alunos se interessam para aprender, eles aceitam desadios mais complexos e entendem os conteúdos, eu sou profrssor de alunos do ensino fundamental, mas desde que comei a usar as técnicas de ensino desse livro, tenho feito provas com conhecimento exigidos para alunos de ensino médio, e o mais gratificante é ver que os alunos estão tendo desenvolvimento positivo na minja disciplina, pois eles só fazem provas com questões de ensino médio. Tem como ser um bom professor com poucos recursos com alunos que antes não queriam aprender e agora apresentam maestria na direção do sucesso.
Obrigado prof Doug Lemov por compartilhar essas técnicas que ajudam o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos.

Léo 08/01/2023

O caminho para uma Aula Nota 10
O livro é excelente em sua proposta de oferecer ferramenta que funcionam para professores do século XXI. Sem muita discussão filosófica, mas mais concentrado nas aplicações práticas.

As técnicas vêm com exemplos bem ilustrados e variações de como aplicá-las.

A segu da parte do livro ainda conta com um adendo sobre como melhorar a capacidade de leitura dos alunos, mas confesso que essa parte foi muito prolixa e até repetitiva (pelo menos para mim), no entanto, conceitos que parecem óbvios para mim merecem ser ressaltados em uma obra que pretende lapidar todos os professores e professoras.

Enfim, recomendo aos colegas da área!

Mi 01/02/2023

Ehhhhh
Algumas práticas citadas já são usadas e outras são até ultrapassadas tendo em vista as transformações que aconteceram ao decorrer de uma década.
Para aquele momento fez sentido. Mas para o momento acredito em práticas mais atuais e dinâmicas levando em consideração o contexto atual das salas de aula, dos problemas específicos de cada aluno. Enfim?

jessyhehe 03/07/2020

Livro muito bom! Mostra variadas técnicas para conseguir atingir objetivo de ter uma boa aula. Além disso, no livro tem links de vídeos como exemplo de cada técnica utilizada.
Recomendo para professores! :)

Alda 15/12/2012

Criativo...
Criativo, inovador e ao mesmo tempo simples. Gostei muito do livro embora não tenha tido tempo ainda de terminar de lê-lo, pretendo voltar a leitura em 2013. Recomendo a todos os profissionais da educação que queiram inovar e melhorar sua prática didática.

Carina 11/09/2013

Didática na prática
A diferença deste livro em relação a muitos outros que já li sobre a relação professor-aluno é a sua ênfase na prática e não na teoria. Doug Lemov parte de observações de salas reais, de professores de carne e osso, para listar 49 técnicas que podem nos ajudar (ou não) no ensino de conteúdos.

No meio acadêmico, livros assim são sempre vistos com um certo preconceito pelos pesquisadores – no entanto, geralmente estes vivem em torres de marfim e não sabem como é o cotidiano escolar de uma escola pública, por exemplo.

As técnicas são bastante simples e, justamente por isso, parecem tão eficazes. Pequenos gestos, como saber o nome de todos os alunos e retomar conteúdos de aulas passadas, parecem garantir a efetividade da aprendizagem. Alguns procedimentos, contudo, são inaplicáveis no contexto brasileiro, pois partem da ideia que a autoridade do professor é respeitada em sala de aula.
Felipe 03/10/2013minha estante
Olá Carina. Ainda estou lendo o livro, mas concordo com você. A leitura deste livro tem me agradado muito. Você sabe dizer se existem outros livros desse mesmo tipo, partindo da realidade pra daí tecer considerações.

Lex_Tk 10/04/2017minha estante
vc tem pdf este livro e poderia me enviar...

este é meu email
halexfmartins@hotmail.com
097991765220

Wilson 17/05/2021

Aprender pra ensinar
A leitura desse é um aprendizado de como "tentar" ser um melhor professor. Ao degustar de cada página escrita desse livro fui observando atentamente onde eu posso encaixar alguma dessas dicas que o autor oferece.
Porém a minha felicidade foi ter percebido que não estou tão distante desses ideais. Muitas dicas eu já usufruo nas minhas aulas dadas, e talvez por isso, sou muito feliz nessa profissão escolhida: Amo ser professor!

Mi Reis 30/06/2021

Este livro traz 49 técnicas para utilizar em suas aulas.

🔊Na minha opinião, vale a pena ler e conhecer as técnicas que o autor propõe e, aplicá-las de acordo com a realidade da sua turma e, principalmente, com a sua didática.

⚠️Sabemos que cada turma é uma e cada aluno tem a sua individualidade e devemos trabalhar para que todos alcancem o conhecimento proposto formando o aluno de maneira integral.

Espero que gostem da dica e me contem nos comentários se utilizam alguma técnica específica em suas turmas.

site: https://www.instagram.com/p/CKWfPeTh5hX/

Everton.Paulo 07/04/2023

Não ficção com cara de filme
Utilizado para minhas pesquisas do artigo, em algumas vezes lia os capítulos imaginando o quanto aquelas situações pareciam os filmes de professores que ensinam alunos difíceis em escolas de periferia. Por outro lado também mostra o difícil trabalho dos professores nessas situações, sem recursos, sem apoio e sem o interesse de seus discípulo a princípio. E como cada educador pode agir para mudar essa realidade.

Estersinha 15/06/2023

Somos o que lemos e como lemos
Esse é um livro didático que considero uma leitura obrigatória para todos os profissionais da área da educação.
Inclusive recomendo que seja feita duas leituras. Uma durante a faculdade sem qualquer experiência em sala de aula e uma após o início da docência.
Minha leitura foi somente depois da prática então não posso falar muito sobre como deve ser o entendimento de antes, mas eu acredito que seja impossível você ler esse livro sem olhar criticamente para os seu próprio trabalho.
O livro levanta pontos importantíssimos e imprescindíveis para o ?ser professor? e destaca ideias que é importante ter em mente sempre.

Porém quero levantar uma questão que pode ser um pouco delicada.

Estou indo para o meu terceiro ano de prática docente e eu já residi em três escolas perifericas da minha cidade (interior de são paulo)
Se eu escolher algumas dessas técnicas para aplicar no meu dia a dia eu com certeza não terei um bom resultado.

É OBVIO que cada caso é um caso é cada sala é de um jeito mas eu quero dar uma dica para os profissionais da rede pública educacional, especialmente para aqueles que, assim como eu, se arriscam em lugares até mesmo perigosos (veja bem, em uma das escolas que eu disse eu não vou nem de carro): não tentem seguir tudo ao pé da letra pois -não vai funcionar-
Isso não é desmerecer o seu trabalho ou a capacidade dos alunos, isso é ter consciência do local onde você está inserido.

Por exemplo: duas técnicas tratam a respeito do vocabulário, uma que te incentiva a usar um vocabulário mais refinado e o outra que desencoraja o uso de gírias na sala de aula.

Eu tenho uma turma de 5° série que se eu sequer pensar em restringir o uso de gírias eu vou estar sendo desrespeitosa para com eles. O dialeto faz parte do ser humano que eles são e é meu papel como professora fazer o possível para que eu consiga inserir a educação dentro da linguagem deles e não transformá-los.

Feita essa observação, reintero a validação da leitura.

Tião S3 20/06/2023

"A teoria e a prática"
Temos nesse livro 49 técnicas que o professor "deve" utilizar em sala de aula pra melhorar seu desempenho e maximizar seus resultados, acho que tais técnicas fazem bastante sentido e podem de fato ajudar o professor em sala, mas só se o professor em questão tenha a capacidade de adaptalas para a realidade em que se encontra.

Andre_Sch 20/06/2012

O autor nos direciona para caminhos muito válidos de como aplicar técnicas dentro de uma sala de aula, por mais que sejam básicas ou uma grande maioria destinada a educações iniciais, elas são preciosas e vale a pena a leitura e reflexão dos meios que usamos para ter uma aula nota 10.

Sally.Rosalin 18/02/2015

Técnicas educacionais para sala de aula
Ofertado aos professores da escola onde ministrava aulas de História, no início do ano letivo de 2012 na primeira coordenação escolar. O autor parte da premissa que sua obra é endereçada a professores que tenham domínio completo do conteúdo a ser ensinado. Talvez, apenas isso seja o divisor de águas entre os professores do sistema escolar brasileiro e das escolas que ele utilizou como "campo de pesquisas", as escolar charter. Públicas de gestão privada, existem nos Estados Unidos desde o início dos anos 90, principalmente para imigrantes. Ainda assim, houve a participação de três profissionais brasileiros na adaptação de trechos inteiros da obra. Como disse Paulo Freire, ninguém ensina ninguém, a aprendizagem é um processo, mas Lemov enfatiza que somos nós, professores que temos e controlamos a técnica. Professores eficientes não procura apenas saber quem errou, mas por quê. Sabemos que toda burocracia que há no sistema educacional, pode forçar pessoas a obedecer regras, mas não força-las a fazer melhor. Então o autor, após a introdução, começa a detalhar as 49 técnicas. Algumas são muito parecidas, mas ele sempre aponta para isso e explica a sutil diferença entre elas. Ele não aborda apenas técnicas de aprendizado, mas como lidar com disciplina, sanções e alunos que podem ser considerados problemáticos pela não compreensão do conteúdo. Sabemos que uma lacuna considerável nas faculdades brasileiras em Licenciaturas é a ausência de lidar com as chamadas situações com alunos problemáticos ou com transtornos de aprendizados. A maioria dos formandos vão lidar com isso na prática e infelizmente, pode ser traumático, para aluno e professor. O autor em uma das suas técnicas, trata sobre emoções, o que eu achei muito interessante a abordagem. O livro, dividido em duas partes, um das técnicas, finaliza com a parte dois, sobre como ajudar o aluno a tirar o máximo da leitura. Infelizmente, muitos professores esperam acreditam que isso seja apenas função do professor de Português. Engano colossal. Até mesmo eu, professora de História posso auxiliar o aluno na leitura e na compreensão do texto com o assunto de Lemov. Agora, vou presentear para uma amiga paulistana que está cursando Pedagogia o meu livro. Todo rabiscado, sublinhado e anotado, mas na coordenação de professores, acho que vale a pena. indico.