Umas e outras

Umas e outras Rônei Rocha

Resenhas - Umas e outras

benhurb 27/02/2011

Umas e outras, por José Alberto Leal
Este livro traz vinte e sete textos que o Dr. Rônei publicou no jornal Tribuna, em Uruguaiana, rs, e, de lambuja, outros três inéditos. Não espere o leitor deparar-se com tratados de psiquiatria, especialidade e ganha-pão desse discípulo de Hipócrates que, para nossa sorte, em boa hora, resolveu tirar do armário o escritor que tinha dentro de si.
Tampouco vão encontrar alongadas dissertações sobre patologias, inchadas de uma miríade de termos científicos, construindo hipóteses vazadas em incógnitas e que terminam justificadas em longas e detalhadas explicações que pouco explicam.
Desistam aqueles que esperam que, por provir de um psiquiatra, os textos transformem-se em divã que lhes traga todas as respostas e, ainda, por módico preço, sejam panaceia a aplacar as angústias e inquietudes trazidas pela vida ou inventadas por eles mesmos. Estes terão que procurar o médico em seu consultório.
O livro é povoado por temas do cotidiano, aqueles mesmos que se discute em família — coisa cada vez mais rara — ou no bate-papo da roda de amigos no Café da Praça, aliás, muito frequentado pelo autor. Trata de coisas comuns, com as quais estamos sempre nos deparando e questionando.
Ainda que, na maioria das vezes, o viés profissional esteja subjacente, como quando frequenta o universo doméstico para falar das relações familiares ou quando mergulha no inferno dos drogados, alcoólatras e suicidas em potencial, em outras crônicas se encontra o cidadão, preocupado com o país e com os políticos e também o homem comum que adora misturar-se à multidão para conhecer gente.
Nele, convivem bem Mercúrio e Esculápio, que não disputam, se completam. E dessa simbiose resulta um texto fluido, claro e simples, como devem ser as coisas belas. Ainda mais, salpicados de bom humor e leveza, que tornam sua leitura um prazer, renovado a cada crônica. E cada crônica, como devem ser os bons escritos, nos faz pensar.
Desfrutem Umas e outras.

José Alberto Leal