O caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Fernanda631 31/07/2023

O caso do Hotel Bertram
O caso do Hotel Bertram foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 15 de novembro de 1965.
Conta com a participação de Miss Marple.
Miss Marple decide tirar umas férias. E ela escolheu um lugar bem inusitado para isso: o Hotel Bertram em Londres. Esse hotel é diferente de todos os outros, ele simula o passado, um ambiente muito familiar da infância de Miss Marple. Tudo lá é extremamente tradicional, inclusive os funcionários e os hóspedes.
Pensado nos mínimos detalhes para agradar e satisfazer a nostalgia dos admiradores dos tradicionais hábitos ingleses, o Bertram, um hotel bastante prestigiado pela velha aristocracia britânica, remonta o início do século XX e tudo nele: mobília, alimentação, funcionários e até mesmo os hospedes remetem à Era Eduardiana.
Passar um tempo neste hotel leva qualquer um ao século XIX. Era essa experiência que Miss Marple procurava, mas afinal não foi bem assim.
Para recordar sua infância, Miss Marple, a simpática e observadora personagem bastante conhecida das histórias de Agatha Christie, decide passar ali suas férias e tudo o que ela espera é por alguns dias de descanso e boas recordações, mas é claro que nós, leitores esperamos mais do que isso. Evidente que, em se tratando de um livro da Rainha do Crime, vem confusão por aí.
Miss Marple encontra todo o tipo de pessoas de diferentes idades, personalidades e índoles: desde a adolescente que de santinha só tem a cara, ou um clérigo totalmente distraído e desmemoriado, até um competente mordomo à moda antiga de nome Henry
Durante sua hospedagem, Miss Marple começa a perceber coisas estranhas. Apesar de tudo ser feito de forma extremamente correta, algo no hotel causava estranheza, soava artificial. Ela não sabia o que, mas alguma coisa estava errado. E, claro, suas suspeitas começam a tomar forma quando um dos hóspedes desaparece.
Em “O Caso do Hotel Bertram”, Miss Marple hospedou-se no referido hotel para tirar uns dias de férias. Tudo o que ela quer é apreciar a atmosfera do local, que permanece a mesma desde os tempos em que ela era menina, e descansar. Mas como sempre, coisas acontecem quando ela está por perto e desaparecimentos, roubos e mortes cercam o charmoso hotel.
Enquanto isso, a polícia de Londres está em busca de uma quadrilha criminosa que tem feito diversos roubos pela região. Um crime organizado que tem dado muito trabalho encontrar os responsáveis. Mas quando eles começam a investigar o desaparecimento no Hotel Bertram, talvez uma coisa possa estar ligada a outra.
A simpática velhinha de Saint Mary Mead que parece ter um dom especial para atrair problemas – e por problemas leia crimes e assassinatos - para suas proximidades. Miss Marple não é detetive, embora muitas vezes ajude a polícia, sendo até fundamental, na resolução dos crimes. Ela é simplesmente uma pessoa atenta, que repara nos menores detalhes e é, acima de tudo, uma grande conhecedora da natureza humana – como na maioria das vezes é descrita.
Agatha não tem pressa em apresentar os personagens que viverão essa aventura. Introduz cada um aos poucos na trama, dando tempo para que o leitor os conheça com calma. E quantas personalidades distintas podem ser encontradas no Bertram. O velho e desmemoriado vigário que desaparece sem deixar rastro, a jovem e rica herdeira que insiste em querer saber quem ficará com sua fortuna caso ela venha a morrer antes de se apropriar do dinheiro – algo que só acontecerá quando fizer 21 anos - e a mulher ousada, famosa por suas aventuras e indiscrições são apenas algumas das figuras que Agatha Christie coloca nesse cenário fazendo o que sabe fazer de melhor: deixar o leitor ter noção o suficiente do que está acontecendo – a ponto de se sentir inteligente – ao mesmo tempo que tem consciência de que não sabe exatamente o que está acontecendo, de forma que quando a autora revela o mistério, o leitor se surpreende. Mestre!
Pode se dizer que “O Caso do Hotel Bertram” apresenta duas histórias paralelas: os curiosos roubos, com o mistério das placas semelhantes, e o assassinato – que em se tratando de um livro da dama do crime não poderia faltar. Com tantos elementos em mãos, Agatha lança várias interrogações ao leitor e é hábil o suficiente para que chegado o momento das explicações consiga dar duas respostas plausíveis, mesmo que erradas, antes de dar a resposta correta. Tudo isso nas últimas 15 páginas.
Quando você acha que sabe o que está acontecendo, a autora mostra que está tudo errado e quando você se convenceu a abandonar a primeira teoria porque, obviamente, a segunda é a correta ela vem e diz: errado de novo! Repito: Mestre!

Epli 11/07/2023

Muito bom é ler os livros de Agatha não canso. O mistério começa praticamente na metade do livro, mas não faz com que perca o brilho dos fatos. E finalmente acertei o responsável dos crimes. Eitaaaaa?

Flavia Bonini 18/06/2023

Fraco
Bom, não gostei. Li tudo porque estou com a meta de ler todos os livros da Agatha, em fim.
Leitura fraca, no começo pula de uma historia para outra e achei o final sem emoção.
A leitura não me prendeu nenhum pouco.

Ana1292 12/06/2023

Crime no hotel bertram
Este é o meu segundo licro da miss marple e achei muito fraco. A participacao dela é quase invisivek

Geovanna.Cookie 17/05/2023

Miss Marple as avesas
Por vezes Agatha Christie usou o personagem da Miss Marple como um Deus Ex Machina, uma solução fácil para quando o protagonista em questão não se mostrava capaz de resolver o mistério. Isso sempre me irritou, afinal Miss Marple é minha detetive preferida e ela merece mais, porém não impedia o livro de ser bom.

Esse foi exatamente o contrário. O livro começa com Miss Marple e some com ela quando o crime em questão acontece. Quem faz toda a investigação é o Detetive Davy ou Pai como chamam o livro todo, gostei do personagem mas achei o mistério meio méh. Uma bagunça com grandes roubos e esquemas de distribuição e o resto foi tudo muito óbvio.

No fim trouxeram a personagem denovo como testemunha?? Nem pra ela resolver o mistério sabe. ENFIM, o mais fraco da personagem.

Carol 14/04/2023

Um hotel nada comum!
Esse é o segundo livro da Agatha Christie que eu leio. E é incrível como ela consegue prender o leitor a cada página, eu não sou muito boa em pegar as dicas que ela foi jogando aqui e ali mas lá no finalzinho eu estava com a sensação de saber quem era a pessoa por trás do assassinato e estava certa!

Aqui acompanhamos a Miss Marple nas suas férias no Hotel Bertram um lugar clássico frequentado por pessoas de classe média e que aparentemente está tudo normal. Mas nada escapa pelo olhar aguçado de Marple (adorei as táticas dela de ?espionar?).

Foi um livro muito gostoso de ler e com certeza vou ler alguns dos livros dela mais famoso. Achei sensacional como no final foi tudo se encaixando.

Kamilla 26/03/2023

Me deixou com sono
De todos os casos da Miss Maple, confesso que esse foi o que mais me deixou entediada, sinto que a Agatha Christie atirou para todos os lados e não acertou em nenhum com esse livro.

Miss Maple está apagada, os personagens secundários não são nem um pouco memoráveis, os suspeitos são todos canastrões…faltou a atmosfera dos demais casos de Miss Maple para fazer esse livro funcionar.

A resolução do mistério foi rasa e se baseou em uma série muito inverossímil de coincidências. A velhinha detetive merecia mais.

fehskoob 18/03/2023

Não representa
Não respondeu às minhas expectativas e com certeza não é um dos melhores da Agatha. Me decepcionei um pouco por esperar demais, sei que tenho minha parcela de culpa, a coitada tem mais de 90 livros, alguns claro, são melhores que outros.
A reviravolta não faz sentido, não explicou sobre os "doppelganger" direito e porque eles faziam isso, achei confusa toda essa história de Sede de crimes, é tudo desconexo e tem um bocado de informações irrelevantes pra história. Lady Sedwick deveria ser mais aprofundada, não explicou nada sobre s vida da filha dela, achei a personagem rasa pra ter tanta importância assim. Muitos personagens que nao mudam nada na história e acabam só confundindo mais ainda, pelo tanto de nome que tem que decorar. O final é absurdo de esquisito. Gosto quando o culpado é Inimaginável, mas quando tem sentido, sabe? mostrar a culpa em alguém quando não se mostra evidências nenhuma sobre ao decorrer do livro, só deixa meio sem graça.
Mas a escrita é muito boa (características que não pode faltar) e as referências do Hotel são bem legais. Os cenários são bonitos também.

cizibooks 17/02/2023

Surpreendente
Achei a leitura de O caso do hotel Bertram bem diferente dos outros livros da Agatha que li.
O livro não gira em torno de um assassinato e tem um desenrolar mais lento no início.
Com uma rede de personagens bem grande e um hotel fascinante de plano de fundo, a história vai se entrelaçando aos poucos.
Gostei bastante da leitura, o fato de o hotel conectar tudo foi muito interessante para mim.

MariaaPotter 12/01/2023

O caso do Hotel Bertram
O livro em si é bom, confesso que nunca tinha lido um livro da autora então não tenho um grau de comparação, é um livro bom? é, esperava mais? sim

Anne.Valente 04/01/2023

"Afinal de contas, o tempo não para..."
Que livro exelente!!! Tudo parece tão comum, mas nada é o que parece! Um acontecimento chama o outro e a história simplesmente acontece. Muito bom, recomendo!!!

Onesko 03/01/2023

O caso do Hotel Bertram
Adoro a miss Marple e ela quase não aparece nesse livro, não gostei muito.
Personagens/núcleos d+ não lembrava quem era quem (e nem me importava com nenhum deles).

miguel.santoss 31/12/2022

muito bom, tinha tudo pra ser perfeito mas no desenrolar da história perdeu o ritmo um pouco mas ainda continua bom

Luísa 21/12/2022

Achei a história é o caso em si bem interessantes! O começo é um pouco lento, mas próximo da metade do livro, a leitura avança bem rápido.
Não curti muito o final, para mim faltou uma conclusão mais concreta do livro, senti que foi deixado muito em aberto.

3,5/5