O caso do Hotel Bertram

Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Bruna 29/11/2022

Demora a ficar bom
Demora a engatar, mas as últimas páginas fazem a leitura valer a pena. Como quase sempre, miss Marple não aparece muito, apesar de ser fundamental para o desvendar do mistério.

Guilherme 22/11/2022

Mary Mead para passar uma temporada em Londres, não hesita em se hospedar no tradicional Hotel Bertram. Mas, para além de tudo o que procurava para aproveitar as merecidas férias ? requinte, serviço impecável e agradáveis memórias de infância ?, acaba se deparando com uma inconfundível atmosfera de perigo.

Kathlen 18/11/2022

Agatha empurrou a Miss Marple de qrr jeito na história, nem sei se daria para chamá-la de protagonista, mas a história em si é ótima

Lia Trajano 17/11/2022

17 de novembro 2022
Achei bem melhor dos que os ultimos que li dela, foi muito bem escrita e interessante a atmosfera do hotel, o mistério em si poderia ser melhor, tinha potencial para ser bem mais interessante.
SPOILER

Me lembrou aquele hotel dos filmes de John Wick.

Thiago 04/10/2022

História quase sem sentido.
Este é um livro de Agatha Christie que deixa bastante a desejar. A história, centrada em torno do Hotel Bertram, um marco de tradição e conforto, acena com algo interessante em alguns momentos, mas, diferente da maioria das obras da autora, é mal conduzida e truncada, não empolgando o leitor.
A presença de Miss Marple é quase desnecessária, ela praticamente não contribui com a trama e, muito menos com o seu desenrolar. Além das surpresas serem previsíveis, bizarras ou muito forçadas, caso do próprio crime e de sua explicação.
Após a metade do livro, temos um lampejo de alegria com a presença do inspetor-chefe Davy, um ótimo personagem que empolga um pouco, mas que não consegue sustentar a história sozinho.
Em resumo, uma obra que deve ser lida pelos fãs ardorosos da autora e somente por eles (mesmo assim, com ressalvas).

Tha 24/09/2022

Me surpreendeu o desfecho, não imagina o motivo da trama. Foi um pouco longo o desenrolar mas valeu a pena pelo fim inédito.

Naldo.Vieira 04/09/2022

Foi bom
Caso de miss Marple, em sua viagem ao hotel de sua infância ela percebe que nem tudo é o que parece. As pessoas não são quem aparentam, o que será que está por trás dessas máscaras?

Marina.Moya 29/08/2022

Como fã de carteirinha de Agatha Christie, posso dizer que esse livro entra na minha lista de "aqueles que não tenho vontade de reler"! A trama é até interessante, apesar de não ser daquelas que te prendem desde a primeira página, mas não gostei da pouca atuação de Miss Marple e do final meio estranho....a impressão que tive é que a autora tinha pressa de terminá-lo e não fez uso de sua habitual genialidade para dar o desfecho de tirar o fôlego, como costuma acontecer! Particularmente, prefiro os livros "tradicionais" da Agatha, com as mortes que tornam membros da família suspeitos, grandes segredos revelados e coisas assim...esses mais modernos, com crime organizado, eu acho que fogem um pouco ao estilo que a consagrou!!

Bruna 06/08/2022

#readchristie2022 de julho!
Não sei muito o que dizer sobre essa leitura! De modo geral não gostei muito! Mas eu preciso confessar que não fui muito dedicada em termos de atenção. Achei que Miss Marple não teve muita função, e que o desfecho ficou a desejar. Mas como sempre mistério perfeito eu nunca consigo adivinhar quem é o assassino!

Nuza 05/08/2022

Um livro bom
Diferente dos outros livros da Agatha Cristie, esse por causa da descrição dos costumes e arquitetura da época, sem contar descrição de muitos personagens e acontecimentos logo no início, faz com que você demore para se apegar aos personagens ou captar o fio da história. É uma boa história que vale a pena ser lida, mas, é preciso levar em consideração que pode começar um pouco maçante.

Coruja 26/07/2022

Quando Miss Marple decide tirar umas férias em Londres, ela tem oportunidade de se hospedar no hotel Bertram, que visitara em sua juventude e lhe deixara uma forte impressão. Contudo, após um misterioso desaparecimento e um assassinato, ela descobrirá que a reputação do local não é tão imaculada quanto se poderia pensar.

Publicado originalmente em 1965, O Caso do Hotel Bertram, tem várias subtramas acontecendo, que se ligam através das relações de uma mãe e filha que há muito não se veem. Há um mistério referente ao sumiço do cônego Pennyfather, outro que liga uma série de ousados roubos a personagens que transitam pelo hotel e que estariam acima de qualquer suspeita, e ainda, a tentativa de assassinato da jovem Elvira Blake, que termina com a morte de um dos funcionários do Bertram. Presidindo a investigação pelo lado da Scotland Yard, há o Inspetor-chefe Fred Davy, um detetive sagaz e meticuloso, que, partindo de um caso aparentemente simples, está de olho num peixe muito maior, um Sindicato do Crime com tentáculos que avançam para além de Londres.

Miss Marple aparece aqui quase como um adendo. É certo que observações feitas pela velhinha detetive ajudam Davy a desenrolar o nó que o mistério do Bertram apresenta - um providencial despertar no meio da noite para observar uma figura familiar no corredor; uma série de convenientes encontros e conversas entreouvidas em salões de chá -, mas a verdade é que ela é meio superficial à investigação, muito diferente de outras aparições brilhantes (como no excelente Um Mistério no Caribe).

O Caso do Hotel Bertram tem suas curiosidades, como um "Napoleão do Crime" quase ao estilo Moriarty de ser, algumas femme fatales mais ou menos óbvias e o contraste de tradição e modernidade representado pelas engrenagens que fazem o hotel funcionar. Mas parece uma mistura de dois quebra-cabeças diferentes, onde a solução que liga as duas imagens quase não encaixa: por mais que se fale de instinto materno, aquela solução, a partir do que tínhamos visto do caráter dos personagens até o momento, não parece realmente crível.

Não é o melhor livro da tia Agatha, embora ele tivesse um ponto de partida muito interessante. Talvez pelo plot mais aberto, cosmopolita, com criminosos internacionais, esquemas financeiros complexos, no lugar dos mistérios confortáveis em comunidades (elenco de suspeitos) fechadas (às vezes até um tanto claustrofóbicas, como um grupo de viajantes num trem ou barco ou ilha…), que caracterizam várias de seus melhores romances; ou, quem sabe, pelo final não tão satisfatório em sua resolução. Mas ainda é um mistério daqueles que te prendem até a última página, tentando descobrir o final.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/07/projeto-agatha-christie-o-caso-do-hotel.html

Renata.Mieko 24/07/2022

Achei que a participação de Miss Marple foi meio jogada na história, sem que ela tenha de fato participado. Fora isso, o livro é bom.

Vini 05/06/2022

O caso do Hotel Bertram
Adoro as histórias de Agatha que trazem Miss Marple no enredo. Sempre com uma presença marcante, ela consegue desvendar os mistérios apenas agindo naturalmente, bisbilhotando a vida das personagens. Porém, nesse livro, tenho dúvidas sobre sua participação, acho difícil até mesmo considera-la como protagonista devido ao seu envolvimento. De qualquer forma, essa não é uma história tradicional de Agatha, vejo o enredo do livro voltado às características de suas tramas de espionagem. Não está entre os livros mais marcantes, mas vale a leitura.