O caso do Hotel Bertram

O caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

_Gabs_pp 06/02/2021

Mas quem sou eu para julgar
É o meu primeiro contato com a autora por isso admito que minhas expectativas estavam bem altas. Gostei bastante, um crime bem construído, dinâmico e intrigante. Meu único porem é que eu esperava ficar assim 😱 e fiquei assim 😮 ksksksksk mas quem sou eu para julgar, fui enganada diversas vezes pelo livro.🤡
Mari 13/03/2021minha estante
Recomendo que leia outros dela, já li vários e esse é um dos mais fraquinhos, tô penando pra terminar e teve outros que li num piscar de olhos e terminei maravilhada.

_Gabs_pp 13/03/2021minha estante
qual seu preferido?

_Gabs_pp 13/03/2021minha estante
pode deixar ksksk ganhei um box da moça com 3 obras

Mari 13/03/2021minha estante
A casa torta, e não sobrou nenhum (achei meio macabro), o natal de Poirot, aventuras em Bagdá... não consigo escolher um

_Gabs_pp 14/03/2021minha estante
vou add na minha lista

Heder 19/12/2011

Na minha humilde opnião
Um livro que na minha opnião não condiz com a referência Agatha Christie.. não que seja ruim, mas é diferente.. há muitos fatos irrelevantes, sem a prsença indispensável de um detetive, mas o crime sim, muito bem escrito! Recomendo a quem já leu muitos livros dela, mas não pra alguém que está no início, pois pode se equivocar e perder a oportunidade de ler livros perfeitos..
Marina 01/11/2012minha estante
eu acabei de ler ele agora - realmente ela tem livros bem mais empolgantes que esse. E também só recomendaria para quem já fosse ''intimo'' dela. Mas eu gostei pelo caso ser interessante.

Heder 10/01/2013minha estante
que bom :D

Humb 29/04/2013minha estante
Concordo com sua opinião.
O livro tem detalhes irrelevantes. A Miss Marple também não teve participação central na história.
Acho que o livro poderia ser bem mais desenvolvido, pois a trama era muito boa.

Lívia 30/04/2021minha estante
Concordo com as resenhas! Há personagens interessantes e bem construídos, é um livro gostoso de ler, o crime em si é bem elaborado, mas não é a obra mais envolvente da Agatha!! Ainda assim recomendaria

Jose 24/07/2022minha estante
Achei interessante, mas criei uma expectativa muito grande.

Shelly Migoto 07/06/2017

Bom mas podia ser melhor!
Gostei da historia, porque ela se passa no hotel Bertram que segundo a historia é um lugar que parou no tempo, então é possível aprender muito costumes, lugares e características das pessoas inglesas.
No entanto em relação ao assassinato, achei a historia muito vaga, (não envolve o leitor) apenas no final fica um pouco interessante.
Se for levar em conta Londres, acho que vale a pena pois é uma historia rápida mas em relação ao suspense minha nota é próxima a zero, não recomendaria.
Alcione13 08/06/2017minha estante
Um dos mais fracos da autora.Só perde pra A mansão Hollow.

Shelly Migoto 09/06/2017minha estante
É então gosto muito dela mas esse deixa a desejar, mesmo assim da para ler sem precisar abandonar.

Alcione13 10/06/2017minha estante
Os antigos são os melhores.Só não o abandonei pq tinha poucos na época,mas esse é fraquinho..

belligna 29/09/2023

Já percebi que em grande parte dos livros da Agatha o final acaba sendo muito corrido. Não gosto tanto disso mas não é sempre que me incomoda também afinal já estou acostumada com os livros da autora.. Só que nessa história a real é que nada me prendeu a atenção. A coitada da Miss Marple super apagada, os personagens secundários todos muito sem sal, nada foi aprofundado.. Se fosse o caso do livro ser "mais do mesmo" seria melhor porque no caso da Agatha funciona super bem! Mas nao foi assim, esse tentou fugir um pouco do costume e não funcionou. Não me pegou, infelizmente.

Falta pouco pra eu terminar meu desafio de ler todos os livros da autora. Espero que eu goste de pelo menos metade dos próximos kkkk
Michela Wakami 30/09/2023minha estante
Também estou com o mesmo objetivo que você, ler todos livros da autora. Mas sem dúvida nenhuma, muitos deixam a desejar, pelo menos para mim.

belligna 30/09/2023minha estante
Concordo! Eu penso assim: Pelo menos ela tem uns livros incríveis que acabam compensando esses mais ou menos kkk

Jaíne 11/01/2021

Decepcionada!
De todos os livros da Agatha Christie que tive a oportunidade de ler até hoje, O Caso do Hotel Bertram, foi, de longe, o mais fraco/chato de todos.
Foi meu primeiro contato, com a personagem Miss Marple e o que mais me decepcionou, foi a falta de protagonismo da mesma.
Estou acostumada, aos mistérios desvendados por Poirot, e esperava uma “detetive”, de igual nível ao do senhor dos bigodes peculiares.
Porém, ao longo dessa história, a famosa Miss Marple assumiu um ar de coadjuvante e não de protagonismo.
Não sei se este livro é uma exceção à regra, no que se trata dos romances de Miss Marple, mas me decepcionou bastante a ausência de protagonismo dela. Ela mal aparece ao longo do livro!

Além da falta de protagonismo, de quem eu achava que seria a chave principal em todo esse romance, achei o desenrolar da história bem sem graça, diversos personagens sendo lançados o tempo todo, não havia uma continuidade no enredo, era gente demais, não havia como se apegar, ou desgostar de um ou de outro. E o mistério do livro em si, acaba ficando tão confuso... Qual era para ser o foco? Os roubos? O Hotel em si? A jovenzinha herdeira? Os frequentadores do hotel?
No fim, todos os anteriores se conectam, mas mesmo assim, achei o final fraco. Meio implausível.
Infelizmente, pela primeira vez, me decepcionei com uma obra da Rainha do Crime.
Vocês, que já leram outras obras protagonizadas pela Miss Marple, por favor, me digam que são melhores do que foi essa?
Pois depois dessa leitura, tudo que quero, é correr de volta para os casos do Poirot outra vez e nunca mais me aproximar da Miss Marple novamente :(
Vanessa 13/01/2021minha estante
Eu tbm achei esse chatinho. Dos protagonizado pela miss Marple, dos que eu já li, os melhores são Convite para um homicídio e Testemunha ocular.

Karla.Gabriella 03/07/2020

Nossa, a cada livro que eu leio dessa autora eu me decepciono mais. Livro chato, perca de tempo.
Arthur Sousa 12/02/2021minha estante
Que pena Karla! Ela tem tantos livros bons. Acho que você não deu sorte na escolha. Se me permite uma recomendação... você já leu O Assassinato de Roger Ackroyd? Esse em minha opinião é um dos melhores. Mas realmente, O Caso do Hotel Bertram é super fraco e deixa a desejar.

Sandrinha 22/01/2022

O caso do Hotel Bertram é um livro de Ágatha Christie, publicado em 1965. Protagonizado pela detetive Jane Maple.
Adoro Jane Maple, a calma e tranquilidade que passa é admirável.
Agatha Christie definiu cada personagem de maneira suscinta e resumida, nos dando a oportunidade de fazermos nossas próprias investigações.

Miss Jane Maple ficou muito feliz em ganhar de sua sobrinha uma estada no luxuoso Hotel Bertram. Ela tinha se hospedado quando jovem no hotel. O único hotel que resistiu ao tempo em Londres (estilo Eduardo VII). Maple tinha intenção de descansar e desfrutar de suas férias. O hotel era visitado por clérigos, idosos e jovens aristocratas( nobres). A adorável Jane em sua visita a Londres não foi a teatro, galerias. Visitou lojas de departamentos e seções de cama, mesa. Comprou um guia dos ônibus e seus percursos e um mapa do transporte subterrânea e planejava com cuidado as excursões que faria pela cidade, para matar as saudades do tempo que era jovem. Mesmo com pouca mobilidade, seu cérebro estava funcionando perfeitamente. Na hora do chá observar as pessoas que estão no hotel e percebe que tem alguma coisa errada, não só no lugar, mas com as pessoas. Uma pessoa desaparece, crimes misteriosos, roubos acontecem. Jane ajudou a Scotland Yard na resolução dos crimes, inclusive a descobrir os integrantes de uma quadrilha de roubos a bancos e trens.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Ceci 12/05/2012

Primeiramente tenho que deixar claro que amo a escrita da Agatha Christie, assim como seus livros. É um dos poucos livros de assassinato que eu realmente quero e tento saber quem é o culpado. Então eu me assustei com O caso do hotel Bertram. Todos os livros que eu li antes da Agatha Christie eram sobre histórias do Poirot, porém o caso do hotel Bertram conta uma aventura de Miss Marple. Esse foi o maior fato que me fez comprar o livro, pois queria ter uma opinião sobre a Miss Marple. Foi decepcionante. Estou acostumada com as grandes aventuras de Poirot, onde é ele que desenrola totalmente o mistério. Nesse livro, Miss Marple tem uma participação meio que secundária. Ela ajuda, sim, porém quem desvenda a maior parte do mistério é o inspetor-chefe Davy. Penso que deveria ter uma participação maior da Miss Marple. Sei que nesse livro ela já está idosa e não poderia fazer muita coisa, mas mesmo não tendo condições, Poirot sempre foi o “cabeça” de seus livros. Outro fato negativo do livro foi o final, deveria ser mais bem bolado. Como fiquei na dúvida se a Miss Marple é, digamos, “fraca”, ou a culpa de seu afastamento na história é por causa de sua idade, pretendo comprar outro livro que conta uma aventura da mesma para tirar essa dúvida e conto o resultado para vocês. Recomendo totalmente os livros da Agatha Christie, mas não poderei dizer o mesmo para O caso do hotel Bertram.
Samuel 29/12/2012minha estante
Tenho a mesma opinião que vc desse livro, mas eu dou 4 estrelas. Axo que a Miss Marple deveria ter participado mais dessa história,ela ficou como coadjuvante né rs

Rafaella 29/01/2010

Chato. Não costumo usar este adjetivo para os livros de AC, mas 'O caso do hotel Bertram' é. Cansativo e monótono, talvez por saber que a Dama do Crime é capaz de obras infinitamente melhores.

Leal Cassio 28/12/2009

O primeiro livro da AC que eu li.

É um livrosque lembro com muito carinho, pois foi ele que me fez ler outros livros da AC, a velhinha Miss Marple e o desenrrolar da história tomada pelo suspense foi o que me fez se apaixonar por romance policial e procurar ler outros livros, claro que AC é a melhor do nesse gênero e por essa razão fui lendo mais livros dela e me encantando cada vez mais.

NATI 17/01/2010

Lançado em 1965, "O Caso do Hotel Bertram" faz parte do rol de mistérios desvendados pela maravilhosa Miss Marple. Como presente, a querida senhora ganha de seu sobrinho uma estada em um dos hotéis mais caros de Londres. Embora seja, aparentemente, um hotel de luxo que ainda conserva resquícios da belle époque inglesa, ao longo do livro Agatha confirma o ditado de que "nem tudo é o que parece". Auxiliando o inspetor-chefe Davy, da Scotland Yard, Miss Marple desvenda um brilhante esquema de assaltos a bancos e trens ingleses.

Entretanto, como é do feitio da "Rainha do crime", o livro tem muito mais a oferecer a seus leitores do que um mero enigma policial. Por meio de seus personagens, Agatha nos leva a refletir (mais uma vez) sobre o terrível papel do dinheiro, motivador de tantos crimes. Além disso, o livro é toda uma reflexão sobre a passagem do tempo e sobre as mudanças que tal passagem acarreta. Ambientado no pós-guerra, a obra tenta apresentar um pouco do lado da antiga geração, a qual tem de viver numa era moderna, estando apegada às memórias do passado.

Além dos roubos, há um assassinato na história, o que complica mais a vida de Miss Marple. Apesar disso, não é uma das melhores obras de Agatha Christie e, embora a identidade do assassino seja surpreendente, a identidade do cérebro por trás dos assaltos é facilmente desvendada.

Cristina117 27/03/2024

O caso do hotel Bertram
Esse livro é muito interessante, primeiro porque é com a Miss Marple e segundo que te leva a pensar uma coisa e é outra.
Simplesmente envolvente, pois já li livros da Agatha que não gostei, esse simplesmente fluiu a leitura.
Super recomendo.

Selma 17/04/2011

Um vir a ser
Neste livro, Agatha Christie prima, como sempre, por descrições detalhadas do cenário em que desenrola a ação.
Poderia ter feito o mesmo com os personagens e explorado mais a complexidade humana. O desfecho, portanto, deixa a desejar e deveria ter sido mais surpreendente.
Ainda prefiro Hercule Poirot a Miss Marple...

ricardo_22 19/05/2011

Resenha (OverShock) - O Caso do Hotel Bertram
O caso do hotel Bertram, Agatha Christie, 2ª edição, Rio de Janeiro: Edição Best Bolso, 2010, 198 páginas

Mais um livro de Agatha Christie, autora de talento indiscutível, e que mais uma vez surpreende e agrada aos leitores. O caso do hotel Bertram, lançado originalmente em 1965 é um dos 12 livros onde nos deparamos com a simpática e amadora detetive Jane Marple, que depois de muito tempo, ganha de seu sobrinho uma estadia e volta ao luxoso hotel Bertram para passar 15 dias, sem esperar do que estava por vir.

Bertram é um hotel famoso, inaugurado no século XIX, e que é frequentado por muitas pessoas que querem conforto, já que os serviços são esplêndidos "Assim era o Bertram, frequentado, anos a fio, pelos mais altos escalões do clero, por aristocratas idosas vindas do campo e moças a caminho de casa, onde passariam as férias de suas dipendiosas escolas particulares só para mulheres" (pág. 7). Nesse estadia de Miss Marple, ela começa a observar coisas estranhas, e que a ajuda mais tarde na hora de desvendar o crime.

O diferencial deste livro, é que o crime não acontece no começo da narrativa - narrativa essa que é fácil e empolgante - e o primeiro fato interessante, é o desaparecimento de um clérigo muito distraído. Quando isso acontece, entra em cena o inspetor chefe Davy, que acaba tendo maior participação do que a própria Miss Marple. Mais tarde, em uma noite de forte nevoeiro, a jovem Elvira, herdeira de uma grande fortuna e filha de Bess Sedgwick, uma mulher famosa por seus 'problemas', sofre uma tentativa de morte, e o porteiro do hotel Bertram tenta salva-la e é morta no lugar da jovem. O que gostei, é que pelo fato do crime acontecer na parte final, o desfecho é rápido.

Por ser a primeira obra de Miss Marple, e uma das últimas obras da escritora que leio, ainda sou fã do ínicio da carreira de Christie e claro, de Hercule Poirot, principalmente por que se o leitor estiver atento às descrisões dada no ínicio do livro, já podemos descobrir quem é o assassino. "-Quem ficará com o dinheiro se eu morrer? / -O seu parente mais próximo" (pág. 74), mas não posso dizer que é livro ruim, mesmo que no final, uma morte possa deixar muitos leitores irritados.

Leia também em http://overshock.blogspot.com/2011/04/resenhas-20-o-caso-o-hotel-bertram.html

Ildo 28/05/2011

o melhor de Miss Marple
um dos melhores romances de Agatha Christie de que tenho lembrança. "O caso dos 10 negrinhos" e "O assassinato no expresso do Oriente" são mais famosos pelo que tem de surpreendente e inusitado. No entanto este " Caso do Hotel Bertram" é, em minha opinião, o livro em que ela melhor criou personagens e no conseguiu me levar até o final sem saber a identidade do assassino. RECOMENDO!