O caso do Hotel Bertram

O caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Gui 17/07/2021

Um grande mistério, muito bem pensado e me deixou impressionada. Tipo de escrita mais puxado para mim e por mais que tenha uma grande base (a história em si) em tese esperava mais. O começo do livro eu achei bem confuso

_Gabs_pp 06/02/2021

Mas quem sou eu para julgar
É o meu primeiro contato com a autora por isso admito que minhas expectativas estavam bem altas. Gostei bastante, um crime bem construído, dinâmico e intrigante. Meu único porem é que eu esperava ficar assim 😱 e fiquei assim 😮 ksksksksk mas quem sou eu para julgar, fui enganada diversas vezes pelo livro.🤡
Mari 13/03/2021minha estante
Recomendo que leia outros dela, já li vários e esse é um dos mais fraquinhos, tô penando pra terminar e teve outros que li num piscar de olhos e terminei maravilhada.

_Gabs_pp 13/03/2021minha estante
qual seu preferido?

_Gabs_pp 13/03/2021minha estante
pode deixar ksksk ganhei um box da moça com 3 obras

Mari 13/03/2021minha estante
A casa torta, e não sobrou nenhum (achei meio macabro), o natal de Poirot, aventuras em Bagdá... não consigo escolher um

_Gabs_pp 14/03/2021minha estante
vou add na minha lista

Jack 12/06/2021

Fraco
Amo Agatha Christie e os livros com a Jane Marple são os melhores para mim, mas não consegui gostar desse livro. Começa muito bem, mas no fim não corresponde as expectativas.

Sandrinha 22/01/2022

O caso do Hotel Bertram é um livro de Ágatha Christie, publicado em 1965. Protagonizado pela detetive Jane Maple.
Adoro Jane Maple, a calma e tranquilidade que passa é admirável.
Agatha Christie definiu cada personagem de maneira suscinta e resumida, nos dando a oportunidade de fazermos nossas próprias investigações.

Miss Jane Maple ficou muito feliz em ganhar de sua sobrinha uma estada no luxuoso Hotel Bertram. Ela tinha se hospedado quando jovem no hotel. O único hotel que resistiu ao tempo em Londres (estilo Eduardo VII). Maple tinha intenção de descansar e desfrutar de suas férias. O hotel era visitado por clérigos, idosos e jovens aristocratas( nobres). A adorável Jane em sua visita a Londres não foi a teatro, galerias. Visitou lojas de departamentos e seções de cama, mesa. Comprou um guia dos ônibus e seus percursos e um mapa do transporte subterrânea e planejava com cuidado as excursões que faria pela cidade, para matar as saudades do tempo que era jovem. Mesmo com pouca mobilidade, seu cérebro estava funcionando perfeitamente. Na hora do chá observar as pessoas que estão no hotel e percebe que tem alguma coisa errada, não só no lugar, mas com as pessoas. Uma pessoa desaparece, crimes misteriosos, roubos acontecem. Jane ajudou a Scotland Yard na resolução dos crimes, inclusive a descobrir os integrantes de uma quadrilha de roubos a bancos e trens.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Anne.Valente 04/01/2023

"Afinal de contas, o tempo não para..."
Que livro exelente!!! Tudo parece tão comum, mas nada é o que parece! Um acontecimento chama o outro e a história simplesmente acontece. Muito bom, recomendo!!!

Kaio Cesar 21/02/2022

Plot Twist é o nome do meio de Agatha Christie.
Miss Marple é um personagem realmente incrível, e ver ela em vários livros de Ágatha sempre da vontade de ler por ela.E em Hotel Bertram não é tão diferente e parece que crimes sempre estão à espreita dessa incrível senhorinha, observadora nata.
O livro não é tão bom quanto outros de Christie que já li, aparentemente não tem um mistério logo de início e ele demora um pouco pra engatar, e quando engata parece que não tem nada conectado o que claramente não é verdade, porque tudo está conectado, os plot twist no final são incríveis e muito bem pensados, algumas coisas já desconfiava mas não do jeito que ocorre, enfim, é um livro satisfatório mas não um dos melhores de Agatha.

Dk 26/05/2020

Que história incrível! A cada livro Agatha me surpreende mais, o desenrolar dos mistérios é muito gostoso de acompanhar. Particularmente esse livro tem uma resolução e uma justificativa toda teatral, Miss Marple segue sendo minha personagem favorita. A velhinha enxerida que amo.

Leticia 20/08/2017

Esse foi o único livro que não gostei de Agatha. E olha que li quase todos dela. A conclusão foi bem capenga e até hoje me incomoda o fato de ninguém ter visto o atirador em frente ao hotel.

Vini 05/06/2022

O caso do Hotel Bertram
Adoro as histórias de Agatha que trazem Miss Marple no enredo. Sempre com uma presença marcante, ela consegue desvendar os mistérios apenas agindo naturalmente, bisbilhotando a vida das personagens. Porém, nesse livro, tenho dúvidas sobre sua participação, acho difícil até mesmo considera-la como protagonista devido ao seu envolvimento. De qualquer forma, essa não é uma história tradicional de Agatha, vejo o enredo do livro voltado às características de suas tramas de espionagem. Não está entre os livros mais marcantes, mas vale a leitura.

Vera Duarte 02/07/2021

Razoável
Bom, mas uma leitura concluída. Este foi o primeiro livro da Agatha Christi que li que não tinha o detetive Hércule Poirot, no começo achei estranho, mas gosto do modo da escrita da autora e no final com seu jeito ela fez uma boa obra. Mas confesso que gosto das histórias que o detetive participa.

E ainda no final do livro tem um conto chamado "Enquanto houver luz", um brinde para os leitores.

Lívia 30/04/2021

Ágatha Christie nunca é ruim!
Apesar de não ser sua obra mais envolvente, ainda assim consegui me divertir com a leitura e me surpreender com o desfecho!! Não acho que representa tudo que a autora é, mas ainda assim recomendo!

NATI 17/01/2010

Lançado em 1965, "O Caso do Hotel Bertram" faz parte do rol de mistérios desvendados pela maravilhosa Miss Marple. Como presente, a querida senhora ganha de seu sobrinho uma estada em um dos hotéis mais caros de Londres. Embora seja, aparentemente, um hotel de luxo que ainda conserva resquícios da belle époque inglesa, ao longo do livro Agatha confirma o ditado de que "nem tudo é o que parece". Auxiliando o inspetor-chefe Davy, da Scotland Yard, Miss Marple desvenda um brilhante esquema de assaltos a bancos e trens ingleses.

Entretanto, como é do feitio da "Rainha do crime", o livro tem muito mais a oferecer a seus leitores do que um mero enigma policial. Por meio de seus personagens, Agatha nos leva a refletir (mais uma vez) sobre o terrível papel do dinheiro, motivador de tantos crimes. Além disso, o livro é toda uma reflexão sobre a passagem do tempo e sobre as mudanças que tal passagem acarreta. Ambientado no pós-guerra, a obra tenta apresentar um pouco do lado da antiga geração, a qual tem de viver numa era moderna, estando apegada às memórias do passado.

Além dos roubos, há um assassinato na história, o que complica mais a vida de Miss Marple. Apesar disso, não é uma das melhores obras de Agatha Christie e, embora a identidade do assassino seja surpreendente, a identidade do cérebro por trás dos assaltos é facilmente desvendada.

Jaíne 11/01/2021

Decepcionada!
De todos os livros da Agatha Christie que tive a oportunidade de ler até hoje, O Caso do Hotel Bertram, foi, de longe, o mais fraco/chato de todos.
Foi meu primeiro contato, com a personagem Miss Marple e o que mais me decepcionou, foi a falta de protagonismo da mesma.
Estou acostumada, aos mistérios desvendados por Poirot, e esperava uma “detetive”, de igual nível ao do senhor dos bigodes peculiares.
Porém, ao longo dessa história, a famosa Miss Marple assumiu um ar de coadjuvante e não de protagonismo.
Não sei se este livro é uma exceção à regra, no que se trata dos romances de Miss Marple, mas me decepcionou bastante a ausência de protagonismo dela. Ela mal aparece ao longo do livro!

Além da falta de protagonismo, de quem eu achava que seria a chave principal em todo esse romance, achei o desenrolar da história bem sem graça, diversos personagens sendo lançados o tempo todo, não havia uma continuidade no enredo, era gente demais, não havia como se apegar, ou desgostar de um ou de outro. E o mistério do livro em si, acaba ficando tão confuso... Qual era para ser o foco? Os roubos? O Hotel em si? A jovenzinha herdeira? Os frequentadores do hotel?
No fim, todos os anteriores se conectam, mas mesmo assim, achei o final fraco. Meio implausível.
Infelizmente, pela primeira vez, me decepcionei com uma obra da Rainha do Crime.
Vocês, que já leram outras obras protagonizadas pela Miss Marple, por favor, me digam que são melhores do que foi essa?
Pois depois dessa leitura, tudo que quero, é correr de volta para os casos do Poirot outra vez e nunca mais me aproximar da Miss Marple novamente :(
Vanessa 13/01/2021minha estante
Eu tbm achei esse chatinho. Dos protagonizado pela miss Marple, dos que eu já li, os melhores são Convite para um homicídio e Testemunha ocular.

Madson 08/12/2023

É sempre admirável o poder e a facilidade com a qual a Agatha Christie tem de fazer os leitores de trouxa ??

Gabbs 29/12/2021

Observação da leitura.
O livro inicialmente é um pouco arrastado, mesclando alguns capítulos relevantes com detalhes que poderiam ser facilmente deixados de lado, entretanto, mais ou menos da metade para o final do livro, finalmente a história começa a se desenrolar de uma maneira mais interessante. Infelizmente somente o final fica levemente em aberto e deixa a desejar para que houvesse uma finalização mais bem trabalhada.