O caso do Hotel Bertram

O caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Lívia 30/04/2021

Ágatha Christie nunca é ruim!
Apesar de não ser sua obra mais envolvente, ainda assim consegui me divertir com a leitura e me surpreender com o desfecho!! Não acho que representa tudo que a autora é, mas ainda assim recomendo!

Mariana 25/05/2022

Aiiii? estava achando tudo tão interessante, o ambiente, o hotel, os personagens, o mistério. E de uma hora pra outra é tudo explicado e fim, o livro termina. Sem dúvidas me decepcionei com esse ?

eusoucazenrique 11/04/2020

Um estímulo para nosso cérebro
Eu achei esse livro da Agatha Christie muito bom, porém ela tem melhores. Eu gosto muito da Miss Jane Marple e nesse livro não vi tanto dela como eu esperava, mas não deixou de ser uma leitura prazerosa.

Uma característica da Agatha é uma narrativa bem construída e que faça nós leitores entrar na história de modo que tentamos desvendar o mistério antes do final e nesse livro essa característica é muito marcante. Os livros dela estimulam nossa cabeça a pensar em infinitas possibilidades para desvendar o caso e por isso não tem como nenhum livro dela não me agradar. Gosto de livros que nos desafiam e "O caso do Hotel Bertram" é exatamente isso, um estímulo para nosso cérebro.

Nimori.S 07/07/2020

Mano do céu, que raiva!
As pessoas me falam tão bem da Agatha Christie, mas esse livro é um horror, sério! Eu entendo a parte que as pessoas falam dela ir introduzindo a cena e o clima de suspense aos poucos, mas não justifica a descrição demasiada de certos locais (como a descrição inicial mesmo do hotel Bertram, que basicamente toma três laudas dessa versão de bolso pra poder explicar a aparência do hotel só pra dizer que ele é distinto por ser atemporal), e dos diálogos sem sentido. Fora o desfecho horrível da trama... Vários detalhes ditos durante a narrativa foram literalmente jogados fora, porque não fizeram sentido algum por como o livro terminou.

Odiei, sério mesmo.
Senti que perdi tempo lendo.

patriciasortsac 16/03/2022

Gente pelo amord, decepcionante esse livro! Agatha Christie é sempre fantástica mas esse livro nãoooooooooo!!!! Narrativa extensa e vc fica esperando a coisa acontecer e de repente, fim.
Não gostei.

Giovana 26/06/2021

Legalzinho
Não é dos melhores livros da Agatha que eu já li, é muito bacaninha a história, mas foi até previsível
A única coisa que eu me surpreendi foi em relação ao que tinha acontecido com o cônego, o resto eu já previ ?????
3/5 pq o começo foi lento tbm, isso me irrita

Lia Trajano 17/11/2022

17 de novembro 2022
Achei bem melhor dos que os ultimos que li dela, foi muito bem escrita e interessante a atmosfera do hotel, o mistério em si poderia ser melhor, tinha potencial para ser bem mais interessante.
SPOILER

Me lembrou aquele hotel dos filmes de John Wick.

Ceci 12/05/2012

Primeiramente tenho que deixar claro que amo a escrita da Agatha Christie, assim como seus livros. É um dos poucos livros de assassinato que eu realmente quero e tento saber quem é o culpado. Então eu me assustei com O caso do hotel Bertram. Todos os livros que eu li antes da Agatha Christie eram sobre histórias do Poirot, porém o caso do hotel Bertram conta uma aventura de Miss Marple. Esse foi o maior fato que me fez comprar o livro, pois queria ter uma opinião sobre a Miss Marple. Foi decepcionante. Estou acostumada com as grandes aventuras de Poirot, onde é ele que desenrola totalmente o mistério. Nesse livro, Miss Marple tem uma participação meio que secundária. Ela ajuda, sim, porém quem desvenda a maior parte do mistério é o inspetor-chefe Davy. Penso que deveria ter uma participação maior da Miss Marple. Sei que nesse livro ela já está idosa e não poderia fazer muita coisa, mas mesmo não tendo condições, Poirot sempre foi o “cabeça” de seus livros. Outro fato negativo do livro foi o final, deveria ser mais bem bolado. Como fiquei na dúvida se a Miss Marple é, digamos, “fraca”, ou a culpa de seu afastamento na história é por causa de sua idade, pretendo comprar outro livro que conta uma aventura da mesma para tirar essa dúvida e conto o resultado para vocês. Recomendo totalmente os livros da Agatha Christie, mas não poderei dizer o mesmo para O caso do hotel Bertram.
Samuel 29/12/2012minha estante
Tenho a mesma opinião que vc desse livro, mas eu dou 4 estrelas. Axo que a Miss Marple deveria ter participado mais dessa história,ela ficou como coadjuvante né rs

Geovanna.Cookie 17/05/2023

Miss Marple as avesas
Por vezes Agatha Christie usou o personagem da Miss Marple como um Deus Ex Machina, uma solução fácil para quando o protagonista em questão não se mostrava capaz de resolver o mistério. Isso sempre me irritou, afinal Miss Marple é minha detetive preferida e ela merece mais, porém não impedia o livro de ser bom.

Esse foi exatamente o contrário. O livro começa com Miss Marple e some com ela quando o crime em questão acontece. Quem faz toda a investigação é o Detetive Davy ou Pai como chamam o livro todo, gostei do personagem mas achei o mistério meio méh. Uma bagunça com grandes roubos e esquemas de distribuição e o resto foi tudo muito óbvio.

No fim trouxeram a personagem denovo como testemunha?? Nem pra ela resolver o mistério sabe. ENFIM, o mais fraco da personagem.

fehskoob 18/03/2023

Não representa
Não respondeu às minhas expectativas e com certeza não é um dos melhores da Agatha. Me decepcionei um pouco por esperar demais, sei que tenho minha parcela de culpa, a coitada tem mais de 90 livros, alguns claro, são melhores que outros.
A reviravolta não faz sentido, não explicou sobre os "doppelganger" direito e porque eles faziam isso, achei confusa toda essa história de Sede de crimes, é tudo desconexo e tem um bocado de informações irrelevantes pra história. Lady Sedwick deveria ser mais aprofundada, não explicou nada sobre s vida da filha dela, achei a personagem rasa pra ter tanta importância assim. Muitos personagens que nao mudam nada na história e acabam só confundindo mais ainda, pelo tanto de nome que tem que decorar. O final é absurdo de esquisito. Gosto quando o culpado é Inimaginável, mas quando tem sentido, sabe? mostrar a culpa em alguém quando não se mostra evidências nenhuma sobre ao decorrer do livro, só deixa meio sem graça.
Mas a escrita é muito boa (características que não pode faltar) e as referências do Hotel são bem legais. Os cenários são bonitos também.

Hester1 01/01/2024

É bonzinho. Não é o melhor livro da Miss Marple. Já li estórias melhores. Mas é um bom entretenimento, embora o final seja muito previsível. A autora vai dando dicas e o leitor pode ir fazendo previsões, e acertando; Se possível fosse daria duas estrelas e meia, mas não me é possível.

Gizalyanne 07/12/2021

Hotel Bertran
Um livro instigante de ler como é natural num livro da Agatha . A estória nós surpreende e é um bom passatempo.

Ivy 02/11/2021

Achei ok.
Gostei da história, mas não é um dos meus favoritos, achei meio arrastado e custei terminar, não sei exatamente o porquê, só não achei tão interessante.

Jaque - Achei o Livro 20/05/2022

Miss Marple é presenteada pela sobrinha com duas semanas de férias onde quiser e ela escolhe relembrar sua infância se hospedando no Hotel Bertram, sabendo que o local ainda mantêm as tradições antigas. Ela costumava frequentá-lo com sua tia e tem muitas saudades dessa época.
Quando ela volta para o lugar, todas suas melhores lembranças vem à tona. Os móveis, os muffins, os funcionários.... tudo continua inacreditavelmente igual. O hotel é muito frequentado, principalmente por pessoas mais idosas, saudosas de outro tempo, mas também pessoas com muito dinheiro, já que se hospedar ali não é nada barato.
A trama começa muito lentamente, com algumas situações sutis acontecendo, aparentemente sem ligação ou que seja preocupante. Até que o cônego Pennyfather desaparece misteriosamente.
O cônego havia perdido seu vôo e havia voltado para o hotel, mas ninguém o viu, exceto a Miss Marple.
Quando o detetive Davy começa a investigar seu desaparecimento, outros detalhes começam a chamar a atenção dele, principalmente em relação ao próprio hotel.
Davy faz perguntas a alguns hóspedes mas ninguém tem nada de relevante para informar. No entanto sua conversa com Miss Marple o deixa em alerta. Ela fala pouco pois sabe bem pouco, mas o suficiente para lhe dar novas ideias.

O livro é muito bom! A nota que dei à ele não é comparativo com os livros que li em geral. A comparação é apenas entre os livros da Agatha e esse não é tão bom quanto os outros dela.
Suas tramas são sempre recheadas de assassinatos e precisamos descobrir quem matou, mas aqui a estória toma outro rumo.
Miss Marple quase não aparece, infelizmente. Sua participação fica mais pro final.
Embora não fique entre os favoritos, ainda assim eu recomendo. Agatha é Agatha, né? E até os livros mais fracos dela são melhores que muitos por aí!

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/05/o-caso-do-hotel-bertram-agatha-christie.html

aninhadelemos 21/11/2021

Achei que esse livro ficou sem um final muito concluido, na realidade o primeiro livro que leio da Agatha que o assassino na realidade consegue ?ficar ileso?.