Sonho de uma noite de verão

Sonho de uma noite de verão William Shakespeare

Resenhas - Sonho de Uma Noite de Verão

Sophia 03/02/2023

gostei bastante
por ser de Shakespeare achei que seria mto mais difícil a leitura, porém consegui, achei certos trechos mto confusos porém se eu me esforçasse conseguia entender, a história é mto bonitinha

Anne 29/07/2021

Divertido
Achei que, apesar de bem pequeno, seria um libreto cansativo pela linguagem. Mas a leitura fluiu e terminei antes do previsto.

Com uma linguagem bem humorada, a peça narra os desencontros e encontros do amor de dois jovens enamorados casais. Não sei se essa peça foi escrita antes de Romeu e Julieta, mas com certeza tem um tom emprestado dessa tragédia Sheakesperiana. É uma leitura que vale.

Evy 30/04/2021

Sonho de uma noite de verão é uma peça romântica com uma pitada de humor, além de contar com seres fantásticos como fadas e duendes, tornando tudo mágico e encantador. É uma peça com muitos personagens, e diferentes momentos e cenários, o que pode deixar um pouco confuso, mas também muito interessante.

Vai haver uma grande cerimônia de casamento e, enquanto os preparativos estão se desenrolando, o casal Hérmia e Lisandro decidem fugir, já que o pai de Hérmia quer que ela case com Demétrio que a ama profundamente e por quem Helena é apaixoanda. Enquanto isso na Floresta, O Rei e a Rainha dos Elfos chegam para o casamento, mas estão brigados e querendo dar uma lição na esposa, o Rei pede a Puck colocar a flor do cupido nos olhos da esposa enquanto ela dorme, para que quando acorde se apaixone pela primeira coisa que vir.

Puck se confunde a acaba colocando a flor em Lisandro que se apaixona por Helena e tentando resolver acaba fazendo Demétrio também se apaixonar pela dama. Hérnia fica enfurecida, achando que Helena é uma traidora e está instalada a confusão. Não muito longe dali um grupo ensaia uma peça de teatro, que lembra muito o romance de Lisandro e Hérnia, para apresentar no casamento.

É muito interessante ver como Shakespeare usa da metalinguagem ao trazer uma peça dentro da peça para fazer uma análise sobre a censura, o entendimento do público e as críticas, mas tudo é muito sutil e envolto em magia, já que as personagens encantadas, os cenários e as peripécias são um estímulo a imaginação fazendo com que os próprios personagens não saibam se tudo foi real ou passou de uma armação dos seres encantados e a nós leitores, se tudo não passou de um sonho.

Gostei bastante de conhecer essa peça, embora eu tenha ficado um tanto irritada com as atitudes de Helena implorando e correndo atrás de Demétrio, mas afora isso e apesar do drama que envolve os casais, é realmente tudo muito mágico e cômico.

Super recomendo a leitura!

Rafahcasti 05/02/2023

Quando um casamento se desdobra em mais celebrações
Icônica e delicada, com uma temática envolvente e um desenrolar leve. Fadas e elfos, atenienses, atores, duques e mais, todos personagens cativantes. Uma das mais diferenciadas do autor.

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1622334978326499331

Gab 22/05/2021

Shakespeare é um fanfiqueiro e eu posso provar
Duas estórias diferentes mas com a mesma essência: A vingança e o amor, e o autor conseguiu representar isso muito bem, mesmo sendo da forma maluca que foi.
Mas vamos ao título dessa resenha: Pq ele seria um fanfiqueiro? Bem, é só ler o livro que descobrirá, Shakespeare usa de jovens apaixonados que estão numa briga por seus amores verdadeiros e se enrolam para conseguirem entrar em acordo, enquanto há um divórcio que causa discórdia a todos, e se isso não parece clichê pra você, já não sei mais oque é.
Enfim, leiam ele, só não dei 5 estrelas por causa do final e de outros detalhes um pouco incômodos, mas vale a pena, recomendo.
m. 22/05/2021minha estante
amo!!! sempre histórias de amor "trágicas" hahaha

_Augusto 30/05/2021

Primeiro Shakespeare
Olha devo dizer que foi bem legal, diferente, não é um gênero que estou acostumado a ler mas foi muito bom, me senti dentro de um teatro assistindo uma peça e olha que nunca nem fui ao teatro, a confusão na floresta foi bem legal kkk, a troca entre os atores, as fadas e os nobres ficou bem interessante.
Agatha 30/05/2021minha estante
Nossa é bem assim mesmo, eu nunca vi uma peça no teatro, mas lendo parecia que eu tava lá? Quero MUITO ler mais do autor?

_Augusto 30/05/2021minha estante
Simmm, foi muito bom, vou ler mais alguns dele, preciso

Agatha 04/05/2021

Primeiro livro que li do autor e...
* Sinceramente nunca quis ler Shakespeare, nunca tive vontade, e achava que seria chato e cheio de palavras bizarras (essa parte das palavras tem mesmo KKKK). Eu adorei, apesar das palavras complexas foi uma ótima experiência. Eu queria matar todo mundo?? mas me diverti, acho que assistir a peça deve ser INCRÍVEL e eu imaginava as pessoas dos séculos passado assistindo. Eu indicaria, li em um dia...
@blogcoisasdepaloma 26/07/2021minha estante
Essa edição o texto é em prosa ou peça teatral?

Agatha 27/07/2021minha estante
a edição que eu li não tinha no aplicativo, mas creio que seja em formato de peça teatral, eu li dessa forma e posso afirmar que não faz diferença, quando tu vê parece que está lendo um livro normal ?

mirianbezerra 15/11/2023

"A trajetória de um amor verdadeiro nunca transcorreu em caminhos suaves."
Sonho de uma noite de verão foi uma peça escrita por Shakespeare em 1595. Embora tenha sido publicada há mais de 500 anos, esta história continua sendo divertida nos dias de hoje.
Como se trata de um clássico, achei que a narrativa seria entediante e a linguagem super difícil. Eu estava totalmente errada! É uma leitura leve e divertida. Uma comédia romântica que mistura fantasia e realidade de forma genial.
Com humor e linguagem poética, Shakespeare criou situações cômicas e surpreendentes que envolvem o leitor em um clima de magia e encantamento.
Todo o drama, romance, as reviravoltas e intrigas foram maravilhosas.
Se você nunca leu Shakespeare, esta é uma excelente escolha. Recomendo muito a leitura!
rafamassagardi 15/11/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso!!

mirianbezerra 16/11/2023minha estante
Nossa sim, eu amei muito a leitura!

Joana 29/06/2021

Sonho de uma noite de verão
Adaptação boa e fluida de ler, como eu já conhecia o história e como ela se desenvolvia, não tive tantas emoções, mas mesmo assim muito bom para passar o tempo.

angellam 26/11/2023

Shakespeare para todos.
Meu querido amigo leitor, deixe-me contar minha história nesta resenha. Este livro, clássico, escrito há anos luz do seu e do meu nascimento já tinha me cativado na adolescência, por muitos motivos eu entrei em um hiato literário e ele me resgatou, depois dele eu li com afinco 50 livros em um ano.

Isso quer dizer o quê? Quer dizer que Shakespeare, apesar da sua fama de difícil, complexo e rebuscado, não é nada disto. Sonho de uma noite de verão, é um livro leve, sátiro, leia-se cômico, que com preguiça leva-se duas noites para ler e te mostra que a leitura, independente da época é divertida, te prende, te chama. A forma de peça, que hoje quase não se encontra em livros modernos, é o charme, a cereja e se você for minimamente apaixonado por lendas mitológicas como eu, também vai se apaixonar pela história.

Luara139 13/02/2022

As vezes dormir pode ser um pouco perigoso
O livro bom! Leitura de uma tarde que faz você entrar em um mundo mágico e que ao mesmo tempo tem vários pontos da nossa realidade, personagens engraçados e cheios de vida. Indico a leitura.

Rafa Mendes 31/08/2022

Sabe aqueles sonhos bem loucos
Leitura despretensiosa para uma tarde tranquila, sabe aqueles sonhos bem loucos, que parecem muito reais, mas não tem nem pé e nem cabeça, foi assim que nossos personagens se sentiram após acordar de uma noite longa e intensa na floresta. Vale muito a pena ler, história muito gostosa e personagens cativantes.

cinnamonb0y 18/12/2022

Ele foge de tudo que a gente pensa sobre Shakepeare. Eu não tinha ideia que esse livro seria uma comédia romântica com feitiços, reino de fadas e duendes.
Foi uma leitura rápida e bem divertida na real!!

Julia Tomazin 24/04/2024

“O louco, o apaixonado e o poeta são todos feitos de imaginação”
Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare - Considerada como uma das primeiras obras-primas de Shakespeare. É nesta comédia romântica da literatura clássica, um pouco infantil e lúdica, que encontra-se a harmonização entre a imaginação e a realidade.

A obra se passa na floresta e é uma confusão entre três histórias que, de alguma maneira, se entrelaçam. A primeira história é a dos casais apaixonados Hérmia, Lisandro, Demétrio e Helena. De outro lado, mas na mesma floresta, tem-se os seres fantásticos, como os duendes e fadas Oberon, Titânia e Puck. E, por fim, história dos artesãos, que estão montando uma peça.

A história trata ainda sobre os preparativos do esperado casamento de Teseu e Hipólita, que é ponto em comum das três histórias e é onde os artesãos da região irão apresentar a peça ensaiada na floresta.

O interessante da obra, além da idéia de se estar sonhando que o autor passa, é também seu estilo narrativo, que é na forma de teatro, muito diferente do que se encontra atualmente. A fabula é divertida, possui uma variedade de temas e relações, um misto entre o real e o fantástico. Por isso, é uma boa opção para começar a ler Shakespeare.

“O louco, o apaixonado e o poeta são todos feitos de imaginação”

Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Nat 07/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Uma das histórias de Sandman (que é o senhor dos sonhos) é uma paródia à Sonho de Uma Noite de Verão, por isso me interessei em ler. Foi muito legal conhecer os personagens citados por Neil Gaiman em sua forma original. O livro é muito divertido, com várias reviravoltas e, no fim, tudo se revolve sem efeitos colaterais.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat