Noite de Reis

Noite de Reis William Shakespeare

Resenhas - Noite de Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

madu.zi 21/09/2024

"Alguns nascem grandes, alguns conseguem a grandeza, e outros têm a grandeza imposta a eles."
Foi uma leitura muito e boa e confortável, acho que isso é muito característicos das obras shakespearianas (as que não são tragédias), a história é muito envolvente e muito engraçada. Também devo fazer uma ênfase sobre as declarações de amor presentes no livro, ainda mais nas partes entre Viola (que se passa por Cesário) e Orsino, foram extremamente bonitas e apaixonadas. Uma obra shakespeariana incrível.

mi.ria__ 05/09/2024

Divertido
Noite de Reis foi o meu primeiro contato com a obra de Sheakespeare. Apesar de não ter o mesmo destaque que as outras obras do autor, como Romeu e Julieta. Esse teve um certo destaque, graças à releitura moderna, "Ela é o Cara (2006)" com a Amanda Bynes.

Aqui Viola, sob o disfarce de um homem, trabalha como o mensageiro de Duque Orsino para a sua então prometida e naquele momento, sua paixão.

Sheakespeare aqui ironiza com as questões de gênero do teatro do período (por várias vezes as personagens falam que a voz do jovem "rapaz" é fina), já que, mulheres não poderiam atuar em peças de teatro. Então, Viola é interpretada por um homem, que precisa se "vestir de mulher" que por sua vez, na peça está sob o disfarce de um homem.

Me lembrou muito, o caso dos castrati (prática realizada antes da puberdade dos meninos para impedir o amadurecimento das cordas vocais), na qual hoje, felizmente, o procedimento não é mais realizado.

Malu 17/08/2024

Sobre o livro
Surgiu o interesse em ler por conta de um outro livro que eu li "um dia". Noite de reis, achei a peça um pouco confusa e acabei deixando a leitura postergar.

mirianbezerra 19/07/2024

"- Um amor que se conquista é bom, mas um amor que nos é dado sem pedir é ainda melhor."
Noite de Reis é uma peça que foi escrita por Shakespeare em 1600. Foi uma leitura fluída, leve e divertida.
O jeito como Shakespeare escreve sobre o amor, e as situações cômicas que cria são incríveis. O humor das suas obras é maravilhoso! Gostei bastante desta peça, mas ele já escreveu melhores.
Esse é aquele tipo de livro que você começa e termina em uma sentada. Foi um bom passa tempo! Terminei em apenas um dia.

Lanny 27/06/2024

Shakespeare e suas peças.
Adorei, fazia tempo que não lia algo de Shakespeare e foi super divertido, sempre pregando peças e fazendo uma confusão entre os personagens. É um livro rápidinho de ler, recomendoo

Marcia 15/06/2024

Mais um conto de Shakespeare pra conta! Dessa vez com essa comédia incrível: "Noite de Reis "
Muito legal e divertida alem de ter uma escrita bem agradável. Se chama noite de reis porque a história acontece na festa de reis, 06 de janeiro, festa de muita diversão.
É bem rápida a leitura, vocês irão gostar.
"Noite de Reis é uma comédia sobre o amor. No reino de Illrya, o duque Orsino está apaixonado por Lady Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Viola, chega a Illrya levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gêmeo idêntico, Sebastian, o qual ela acredita ter morrido afogado no naufrágio.
Viola precisa se aproximar do duque e para isso inventa uma estratégia pois esta sozinha e sem a família o que dificulta muito. Essa estratégia dela vai gerar muitas confusões e nos divertira.
Leitura rápida e prazerosa.
Valeu!!!

Malu Alves ð¨ 07/04/2024

O bobo sendo o único sã dessa peça.
"e vamos tentar, cada vez mais, agradar a cada dia."

Essa peça é uma comédia, bem tontinha que tira risadas genuínas, com bastante confusões mas como sempre, acaba tudo bem...
Realmente nada faz muito sentido.
Mas analisando bem, todos os personagens tem um pouco de loucura, e o bobo que deveria ser o mais idiota, é o mais sábio.
Me diverti lendo, valeu a pena apesar das confusões (que dificultam a leitura e interpretação) que já são obrigatórias nas peças de Shakespeare.

Camill R 25/03/2024

Um bom passatempo
É uma peça leve se ler. Umas boas poucas risadas e entretenimento com a trapalhadas e confusões.
Mais um passatempo para relaxar com a leitura e achar graça de coisa boba.

daleriku 12/01/2024

"(...) eis aqui a minha mão: a partir de agora, você é a dona de seu mestre, senhora de seu senhor."

Meu duque, precioso duque. Preciosa Viola, tanto versão senhor quando senhora.

Eu me diverti muito com a leitura. Tudo que ia acontecendo era previsível, mas não deixou de ser maravilhoso. Fiquei recordando o tempo todo do filme da Amanda Bynes "Ela é o cara" e achei mais engraçado ainda, principalmente quando o Sebastião encontrou a Olivia.

Eliane406 12/01/2024

Shakespeare é genial no contexto em que crítica a sociedade
?Título original, Twelfth Night, refere-se à décima segunda noite depois do Natal; é a noite de 6 de janeiro, Dia de Reis. Na tradição britânica, o Dia de Reis encerra o ciclo de festejos natalinos , e o costume diz que patrões presenteiam empregados, você presenteia o carteiro, etc. E divertir-se era a ordem do dia em tempos elizabetanos. Aqui entra a genialidade shakespeariana, lidando de modo magistral com questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, e levando a trama cômica a um final feliz de acertamentos amorosos.
Os amores acontecem e desacontecem, o Sr amado a um tempo pode ser um e a outro tempo pode ser outro.Não deixa de ser visão cética sobre o amor, que em Noite de Reis revela-se altamente circunstancial - e na maioria das vezes romanticamente cômico, ou comicamente apaixonado. ?" Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar.Deem-me música em excesso;tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite." Duque, pág.11.
?"...quando o fígado*, a mente e o coração, esses tronos soberanos, estiverem todos supridos e preenchidos com as doces perfeições de um mesmo e único rei!".Duque, pág.12.
*O fígado era tido como o órgão da paixão, centro de onde emanavam os sentimentos apaixonados, enquanto o coração era tido como o órgão das emoções.

Corvina0606 10/12/2023

Ótima peça!!!
A peça é uma comédia encantadora que mergulha em intrigas amorosas e confusões de identidade. Ela cativa por ser repleta de situações cômicas e personagens envolventes. A trama, cheia de mal-entendidos e coincidências, gera um humor irresistível enquanto os personagens se envolvem em confusões amorosas, disfarces e situações hilárias. A peça é divertida pela sua astúcia narrativa, diálogos inteligentes e reviravoltas inesperadas que mantêm o público entretido e rindo do início ao fim.

beca 21/08/2023

Acho que de todas as minhas experiências com shakespeare essa foi uma das mais engraçadas e proveitosas. peguei essa peça porque ela foi base pro filme ?ela é o cara? e eu quis ler o material original.

a comédia é muito boa, os personagens são todos muito engraçados e sinceramente deu vontade de ver o filme de novo então acho que serviu seu dever.

Aline330 03/07/2023

Peça bem divertida e fluída (quando peguei pra ler foi em uma tacada só). Os personagens são doidos mas são interessantes!

Daniela707 24/05/2023

A leitura não me pegou muito. Não é uma história ruim, mas eu me perdi muito nos personagens, são muitos, e não parece ter um enredo certo nem nada que cative, a não ser momentos.
É a quarta peça de Shakespeare que leio e a primeira comédia, e foi a que menos gostei.
Talvez a leitura vale por conhecer, mas da pra conhecer com filmes também.

booksdreamz 29/03/2023

Achei a história bem mais ou menos mas deu pra ler, por ser Shakespeare achei um pouco confusa no entanto um ponto positivo foi a personagem viola/cesário

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6