X-Men Gigante nº 2

X-Men Gigante nº 2 Larry Hama

Resenhas - X-Men Gigante nº 2

Davi.Paiva 19/02/2023

Poderia ser melhor.
Como leitor de HQs do final dos anos 90 e começo de 2000, sei alguns momentos marcantes mesmo sem ter lido algumas obras. E saber que o Wolverine teve o adamantium extraído de seus ossos por Magneto é um deles.

No entanto, nunca tive chance de ter a HQ em que tal momento foi publicado até ir a uma feira de troca na Biblioteca Mario de Andrade e ter o volume em mãos.

E o que achei?

Uma obra mediana.

Na primeira parte colocaram tanto o argumento de "extermínio de mutantes ser parecido com o holocausto judeu" que eu até parei de ler na minha primeira tentativa e só fui retomar um tempo depois. E ainda falando no roteiro, toda a jornada que envolve o momento grandioso com Logan não pareceu ir se escalonando, visto que Magneto e Wolverine já haviam se encontrado antes da extração e a mesma poderia ter ocorrido antes. Foi um "agora chega!" do antagonista que o causou. E por sua vez, Xavier revida com um ataque mental tão forte que colocou Magneto em coma (brutal!). A volta para Terra, o final de Logan e todo o final de Colossus e o Excalibur soaram como um grande desfecho.

Sobre a arte: uma coisa que só parei para perceber após ouvir o podcast número 856 do Nerdcast sobre o segundo filme do Pantera Negra é que alguns personagens de HQs dos EUA não precisam ter corpos sarados em roupas tão justas que parecem terem uniformes pintados. E depois que ouvi isso (bem como a crítica do Jovem Nerd ao fato de alguns desenhistas darem pernas musculosas ao Xavier em momentos em que ele se levanta), ficou difícil ver como tornar o Magneto um Dwayne Johnson da vida uma coisa muito desnecessária e que não se adequa com a proposta do personagem. Afinal, seu poder não tem nada a ver com força física. E alguns desenhistas da obra (ela teve 5 roteiristas, 12 desenhistas e 17 responsáveis pela arte-final), a meu ver, tinham artes que destoavam muito uns dos outros.

Agora não posso deixar de comentar sobre o grande momento da extração do adamantium: ele é explosivo, tem uma arte agressiva e mais para frente vai gerar a grande revelação que as garras de Logan são naturais (por muito tempo se acreditou que elas eram implantadas). No entanto, senti falta de mais explicações sobre como a extração ocorreu. Magneto "derrete" o adamantium dos ossos de Wolverine e o faz sair do corpo de Logan como se fosse um suor jorrando por poros... E depois? Ele se solidificou e caiu da pele? Os fragmentos ficaram lá e ninguém recolheu para amostra? Ou o mais impossível, dada a fama do metal ser indestrutível: o metal se desfez em pó? Se não tivessem usado tantas páginas para descrever o dramático retorno para a Terra, creio que poderiam ter explicado melhor como tudo aconteceu.

Em suma, valeu a pena ter lido esta HQ. No entanto, creio que ela poderia ser melhor.

Sem mais.

Gabriel 20/02/2021

Quase perfeita!
A história se desenvolve bem e tem vários momentos de clímax, somente o início ficou um pouco desconexo com o que ocorre da metade em diante. Ainda assim, é uma ótima saga!