Do Pensamento no Deserto

Do Pensamento no Deserto Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Do Pensamento no Deserto

Marcone 23/12/2012

"Do Pensamento no Deserto", Luiz Felipe Pondé

Este livro reúne dez ensaios sobre filosofia, teologia e literatura. Quem já conhece o Pondé de outros livros, vai reconhecer neste também o feroz crítico do humanismo, do pensamento ocidental, da universidade etc. Aqui, porém, há uma diferença fundamental: a linguagem utilizada pelo autor não se preocupa em atender aos anseios imediatos dos leitores.

Se em livros como "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" as análises filosóficas são apresentadas com um verniz facilitador para os leigos, aqui são levadas às últimas consequências. Na prática, significa que diversas páginas precisarão ser relidas mais de duas vezes, e um bom dicionário precisará ser consultado em todos os capítulos.

Das obras que conheço do autor, esta é a mais erudita. Um profundo e denso mergulho na temática clássica pascaliana e agostiniana, de Nietzsche e Dostoiévski (estes, talvez os mais presentes) além de Kafka, Maquiavel, Kant, Strauss, e mais uma infinidade de nomes e referências.

Se "a linguagem é um ruído com ares de sentido", eu diria que este livro não é pra qualquer um. Mas, enfim, "argumentos de efeito cético usualmente revelam-se poderosos em termos empíricos".