Pré-história do Nordeste do Brasil

Pré-história do Nordeste do Brasil Gabriela Martin

Resenhas - Pré-história do Nordeste do Brasil

Dan 17/05/2017

Destaco alguns pontos fundamentais do livro de Gabriela Martin:
- A influência de interpretações eurocentristas/místicas nos primeiros anos de "Arqueologia" no Nordeste. O início científico tardio, apenas na década de 1960, com o desenvolvimento do PRONAPA, tendo em Calderón um dos expoentes;
- Ocupação humana, segundo a autora, de 50.000 anos. Habitação em ilhas de umidade, como as regiões de brejo e/ou ligada aos grandes rios;
- Restos humanos mais antigos de 12.000 anos. Várias levas de migração tanto mongoloides como pré-mongoloides. Algumas datações radiocarbônicas para o Nordeste.
- Áreas arqueológicas de São Raimundo Nonato (PI), Seridó (RN), Central (BA), Itaparica (PE e BA), Serra Geral (BA), Arcoverde (PE), Bom Jardim (PE). Além de sambaquis e sítios dunares no MA e no RN;
- A importância da periodização na Arqueologia, tecnologia lítica e cerâmica e a agricultura nas principais áreas arqueológicas;
- O simbolismo do registro rupestre, as tradições e sub-tradições no NE;
- Breve introdução ao ritual funerário na pré-história, seus elementos de estudo. Os conhecimentos sobre as práticas funerárias pré-históricas no Nordeste se baseiam em quatro sítios-cemitérios: Gruta do Padre (PE), Furna do Estrago (PE), Pedra do Alexandre (RN) e Justino (SE). Além de Toca do Paraguaio (PI), Toca do Gongo (PI), PE-91-Mxa (PE), Cemitério de Caboclo (PE), Alcobaça (PE), Zorobabel (BA), etc. Características mais comuns para inumação primária e para rituais secundários;
- Problemática do uso de determinados conceitos, como de pré-colonial/pré-história. A arqueologia enquanto ciência independente, ao mesmo tempo multidisciplinar no estudo da cultura material (ex.: no caso de DNA mitocondrial).
Jose.Araujo 24/02/2018minha estante
? Obra valorosa, que muito enobrece à Nação Nordeste e a gente nordestina.